Paisagismo Profissional e Consciente
Autor: Simone Ribeiro - Data: 07/08/2019
Paisagismo Profissional e Consciente
Paisagismo Profissional e Consciente
Estamos vivendo um momento, sim, para o universo é apenas um momento, em que todos querem ser ou ao menos "parecer" sustentável, mas será que realmente estamos fazendo o que podemos para que isso aconteça?
Quando se trata de Paisagismo isso ainda está longe de ser alcançado, ainda temos intervenções na paisagem de forma incorreta, inconsequente e sem nenhuma preocupação com o Meio Ambiente.
A palavra SUSTENTÁVEl significa: " Que se consegue sustentar (manter)", trazendo para o nosso contexto que são os jardins, deveríamos entender que nossos jardins deveriam se manter (permanecer) por décadas e sem prejuízos para o Meio Ambiente.
Então podemos entender que deveríamos ter jardins pensados/projetados de uma forma que a manutenção fosse fácil, sem altos custos e que utilizasse o que tem de abundante em cada região.
Gosto do termo Paisagismo Consciente e Profissional, pois acredito que se cada profissional ao projetar um jardim seguisse alguns critérios como:
-zoneamento ocupacional: delimitar o espaço do jardim e definir o uso de cada lugar. Importante lembrar que seu espaço faz parte de um contexto muito maior, sua rua, seu bairro, sua cidade... Ou seja você não está sozinho nesse lugar e precisa respeitar e prover uma boa ocupação deste, sem grandes interferências no todo.
-zoneamento da vegetação: colocar na mesma área somente plantas que tenham a mesma necessidade hídrica e nutricional.
-uso de plantas nativas e também adaptadas ( temos tantas porque não usar?)
-Não retirar as plantas nativas EXISTENTES, se estão aí é porque deram certo, aproveite-as!
-Usar o máximo de água de reuso;
Se formos conscientes no uso do nosso espaço já estaremos sendo sustentáveis, se conseguirmos transpor esse conceito aos nosso clientes, aí já estamos fazendo o que está ao nosso alcance hoje...
Foto, texto e Projeto Paisagístico:
Simone Ribeiro
Eng. Agrônoma, Técnica em Paisagismo
Professora e coordenadora da EPB (Escola de Paisagismo de Brasília)
Leia também:
Paisagista Simone Ribeiro Silva e a Escola de Paisagismo de BrasíliaPaisagismo: Palestra na Escola de Paisagismo de Brasília EPBAulas de paisagismo usando o site paisagismodigitalPAISAGISMO SUSTENTÁVEL... um novo conceito é possível?
Anterior Próximo