Dúvidas e sugestões

Autor: Diversos - Data: 11/11/2005

Gostaria de saber mais sobre as plantas pingo de ouro.
Enviado por Felipe em 18 de outubro de 2005

Aue Responde: O Pingo-de-ouro (Duranta repens) é um arbusto da família Verbenaceae, originário da América Central. Durante a primavera e o verão, produz belas flores roxas, que se transformam em pequenos frutos esféricos de cor laranja, apreciados por várias espécies de pássaros. A variedade Aurea, de folhas amareladas, disseminou-se em milhões de jardins e praças por todo o território brasileiro, pela cor das folhas, rusticidade e por se prestar a trabalhos topiários.




Gostaria de saber qual é a altura certa para podar roseiras e hortências.
Enviado por Enovy Neves em 02 de novembro de 2005

Aue Responde: Para podar as roseiras, espere a floração acabar e, em seguida, conte três folhas abaixo da flor, no mesmo galho, e procure uma gema (broto) que esteja em bom estado. Pode a 1cm acima deste broto e a 45º, como mostra a figura.





O ângulo é importante para evitar que se acumule água sobre o corte, facilitando a proliferação de fungos. As roseiras são bastante propensas a ataques fúngicos, principalmente em períodos de chuva. A escolha do broto também é um fator importante para a forma da roseira, pois a roseira crescerá na direção deste broto. Assim, um broto apontado para fora fará a roseira ficar mais larga e com a copa menos densa e, um broto apontado para dentro, fará a roseira ficar mais compacta.

A poda das hortências pode ser feita de forma semelhante, mas sem a necessidade de se contar as três folhas. Se houver dois brotos, um de frente para o outro, pode num ângulo perpendicular ao caule.

Em qualquer caso, evite podar em períodos de chuva, e, de preferência, escolha um dia nublado para realizar o serviço. Se preferir, aplique tinta látex ou produtos apropriados (à venda em casas agrícolas) sobre os cortes.


Compartilhar:


Anterior Próximo


Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: edemar ferreira - Data: 18/01/2009

gostaria de saber se o hibisco e a acácia-negra prejudicam o solo brasileiro?
__________________________
AuE Responde:O hibisco é um arbusto originário da Ásia Tropical e possui grande número de variedades e
formas cultivadas no Brasil. Não é encontrado estudos que indiquem que esta espécie prejudica o solo, apresentando boa adaptação às condições brasileiras, uma vez que é encontrada em jardins residenciais nas várias regiões do país.Estudos com a acácia-negra destaca esta espécie como ideal na recuperação ambiental, tendo uma ação recuperadora de solos de baixa fertilidade, pois é uma espécie pioneira de
vida curta, que cobre rapidamente o solo, não é invasora, não inibe a sucessão local e
enriquece o solo pela elevada deposição de folhedo rico em nitrogênio. As plantações de acácia-negra tem características multifuncionais, permitindo consórcio com cultivos
agrícolas e criação de animais e de suas árvores além da madeira é possível o uso da
casca para fins industriais.

Fonte:
sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br
www.infobibos.com



2 - Autor: Angélica - Data: 09/12/2008

Achei muito clara e simples de entender.




Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*