Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!

Autor: Regina Motta - Data: 13/03/2019

Nosso entrevistado de hoje tem uma bela história de sucesso! Um exemplo de determinação e esforço! Conversamos com o Paisagista Sérgio Santos, da Sérgio Plantas Arquitetura e Paisagismo, de Caraguatatuba, SP, nosso cliente, que nos conta sobre a sua empresa.



Aue Paisagismo: Como começou o seu interesse pela área de paisagismo? O que o levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do Planeta em que vivemos?

Comecei a trabalhar com jardinagem em 1986, em uma empresa, com apenas 15 anos de idade. No início era só um emprego,o conceito de PAISAGISMO não era tão difundido como hoje, era comum e usual tratar de jardinagem.Nesta empresa nós prestávamos serviços tais como: reforma, implantação e manutenção jardins .Trabalhei nesta empresa de 1986 a 1992. Neste período, por ser dedicado ao trabalho, tive oportunidade de conhecer vários viveiros de produção de mudas na região de Campinas, Limeira, Cordeirópolis ,Rio de Janeiro etc, onde fui me interessando por plantas.

Achava interessantes os nome cientificos das plantas. Como a empresa estava implantando um viveiro, eu acompanhava meu patrão em busca de parceiros, e novas espécies de plantas. Isto. na época, só era possível indo até os viveiros, hoje, com a internet, acho que não acontece mais.

Em 1992 eu sai da empresa, pedi demissão. E aí, fazer o que da vida agora?

Estava terminando meu curso de técnico em contabilidade, mas não me identificava com a área e ficar trancado em um escritório nunca foi minha praia.

Então, resolvi trabalhar com manutenção de Jardim.

Aue Paisagismo: Houve dificuldades no início? Como as venceu?

Todo inicio é muito complicado: Colocava meus equipamentos em uma bicicleta (maquina,extensão elétrica, vassoura de grama, tesoura etc.) era um monte de ferramentas e saia a procura de trabalho.

Confesso que tinha um pouco de vergonha, andar com tudo aquilo na bicicleta. Mas, quando eu conseguia um trabalho, a vergonha passava na hora! Ainda tinha uma outra barreira, era difícil para as pessoas (clientes ) me darem credibilidade por ter pouca idade. Mas eu já tinha uma certa bagagem, já conhecia algumas plantas! Então, falava os nomes das plantas, acabava impressionando os clientes que me indicavam para seus colegas e, também, pela qualidade do serviços que executava.

Sempre priorizei a qualidade dos serviços e a satisfação do cliente! O dinheiro era conseqüência.Comecei também a fazer sugestão de melhoria do jardim destes clientes,como transplante de mudas para onde elas dariam maior destaque e valorização do espaço.

Já um pouco mais estruturado, com clientes fidelizados, senti a necessidade de aprender mais. Então fiz alguns cursos de paisagismo em Holambra.

Depois, fiz outros como podas de árvores, minhoculturas etc... Mas ainda sentia a necessidade de poder dizer que eu era Paisagista e poder assinar por isso. Todos os cursos que fiz, na época, me davam o titulo de Paisagista! Então resolvi fazer faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Aue Paisagismo: Você tem uma empresa, a Sergio Plantas Arquitetura e Paisagismo, fale-nos sobre ela, o seu trabalho e funcionamento.

Como a demanda de trabalho aumentou e ainda trabalhando na informalidade fui meio que obrigado a abrir uma empresa para atender esta demanda, onde ja era necessário apresentar notas e toda a formalidade necessária de empresa. Nossa empresa presta serviços com qualidade, tanto em manutenção de jardim, bem como projeto e execução.



Aue Paisagismo: Quais as tendências do paisagismo em Caraguatatuba, onde está localizada a sua empresa, e sua região? Quais as plantas mais usadas?

Caraguatatuba esta sofrendo uma expansão urbana,a cidade esta tendo muito mais moradores, a tendência agora é que, com o aquecimento da economia, todos esperamos que haja maior demanda deste segmento.

Até há alguns anos atrás, a cidade tinha uma característica de Balneário turístico e sazonal, onde o proprietário de residência deixava sua casa abandonada quase o ano inteiro,vindo somente de novembro a janeiro, onde a demanda de trabalho aumentava consideravelmente.



A Sergio Plantas tem sede na região sul de Caraguatatuba, umas das quatro cidades do litoral norte do do Estado de São Paulo, tendo como vizinhas Ubatuba,São Sebastião,e Ilhabela que fazem parte da Região metropolitana do Vale do Paraíba.

Na nossa região, por ser litoral, o uso de palmeiras é bem comum,e plantas que resistem bem à maresia: Agaves, bromélias, pandanus, beocarneas, ravenalas, cycase plantas nativas da mata atlântica. Nosso clima é quente e úmido, nem tudo floresce por aqui: exemplos azaléia, hortência, cinerária, hemerocalis chegam a florir mas nunca terão a exuberância que teriam se estivessem em Campos do Jordão, por exemplo.



Aue Paisagismo: Você usa os nossos softwares. Como você trabalhava antes de utilizá-los? Qual a maior dificuldade que sentia? Sente que é um diferencial entre os profissionais da sua cidade?

Quando eu tive meu primeiro contato com o Software AutoLANDSCAPE, pra mim, foi o divisor de águas! Antes, meus projetos de paisagismo eram feitos a mão, isto antes da faculdade, era um enorme trabalho, perdia-se dias para fazer um projeto!

Depois da faculdade, comecei a usar o cad, mas nada se compara ao AutoLANDSCAPE! Tem uma biblioteca muito boa e o grande diferencial é o tempo que se economiza para fazer um projeto!
Tudo pronto: planilha de espécie, porte, orçamento, é muito top.Tudo o que você, como profissional, consegue fazer e menos tempo, com uma qualidade excelente em relação a seu concorrente é um diferencial. sim!!

Aue Paisagismo: Imaginamos que todos os projetos são caros ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?

Estou nesta área há bastante tempo, gosto muito do que faço, é difícil de dizer qual deu maior sentimento! Prefiro dizer o que me decepciona: São aqueles projetos feitos para espaços públicos onde você se dedica para fazer o melhor e, quando você entrega o trabalho ele fica a Deus dará, sem manutenção adequada ou nenhuma! É triste de passar e ver seu trabalho abandonado.

Um breve historico do projeto:

Quando fui indicado para fazer o projeto para esta residencia,ao visitar o local com uma vista maravilhosa e tendo em seu entorno a mata Atlantica, eu pensei o que fazer de paisagismo neste local?

Foi um grande desafio, pois o local, em si, já é bonito por natureza! Mas consegui fazer um trabalho que gostei muito e, mais importante, o cliente ficou muito satisfeito com o resultado.
Onde o jardim encontrava com a vegetação nativa, degradada com a execução da obra (residência), claro que devidamente licenciada, eu trabalhei com especie nativas para não impactar com a mata e sim compor.



Aue Paisagismo: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?

Faça seu trabalho com dedicação, não tenha pressa para escolher as espécies, pesquise sobre ela, veja se é realmente adequada ao espaço que está propondo, nunca se esqueça que um dos elemento do Paisagismo são seres vivos,se colocar em local inadequado, vai ter que sacrificá-lo no futuro.



Leia também:
* Paisagista Maycon Mazia Kozempa & Gardenia Bitencourt Kozempa
* Entrevista com a Arq. Paisagista Louise Riedtmann da Harmonia Verde Paisagismo e Arq. de Exteriores
* Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva
* Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento


Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: manoel vasconcelos leite - Data: 27/06/2019 12:08:07

tenho enteresse pela profissão de jardinagem e paísagismo,mas preciso de algumas orientações para eu iniciar um curso,será que é válido.


AuE Responde: Prezado Manoel, é uma bela escolha que você faz em atuar em paisagismo! Procure um curso perto de você! Sucesso!



2 - Autor: Maria Boeno - Data: 20/03/2019 12:29:07

Parabéns Sergio ????
muito sucesso pra vc


AuE Responde: Olá Maria, agradecemos o seu comentário! Nós também desejamos muito sucesso ao Sérgio!




Entrevista
Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem
Entrevista Paisagista Carolina Silveira e a Companhia da Paisagem

Sua pós graduação em Paisagismo, na Universidade Federal de Lavras, o tema foi a comparação entre o AUTOCAD e o AUTOLANDSCAPE. Como foi?

Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!
Entrevista: Paisagista Sergio Santos, um belo exemplo de determinação!

Nosso entrevistado de hoje tem uma bela história de sucesso. Um exemplo de determinação e esforço! Merece nosso aplauso!

Promoções
Webinários de treinamento

Agende-se para assistir as palestras online com conteúdo avançado nos programas da AuE Software

Ensino de paisagismo
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 2
MEMÓRIA DO PAISAGISMO NO BRASIL: Vivenciado pelo Eng. Agr. Rodolfo Geiser atuando em paisagismo 2

O macropaisagismo e o"entendimento de fruição da paisagem" tudo que se refere ao ser humano, conduz também à evolução da alma e ao aprimoramento

Ficou fácil aprender! Cursos, palestras, webinários...
Ficou fácil aprender! Cursos, palestras, webinários...

A Aue Software vem se desdobrando para facilitar o uso dos softwares para seus clientes!São várias oportunidades de aprender e tirar dúvidas.

Dicas Técnicas
DataManager 2018: Alterar medidas de itens cadastrados
DataManager 2018: Alterar medidas de itens cadastrados

Veja como alterar as medidas de itens cadastrados no DataManager.

PhotoLANDSCAPE 2018: Demarcar foto com efeito dessaturado
PhotoLANDSCAPE 2018: Demarcar foto com efeito dessaturado

Veja como demarcar foto com efeito dessaturado.

PhotoLANDSCAPE 2018: Novos filtros de busca
PhotoLANDSCAPE 2018: Novos filtros de busca

Veja as novidades do último update do PhotoLANDSCAPE e aprenda como manter seu software atualizado.

CalcLANDSCAPE2018:Recalcular, incluir e excluir insumos.
CalcLANDSCAPE2018:Recalcular, incluir e excluir insumos.

Veja como Recalcular, incluir e excluir insumos no CalcLANDSCAPE2018.

Notícias
Agenda de Eventos 2019
Agenda de Eventos 2019

Confira os eventos que a AuE Software estará presente este ano.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 15 No 177 / Fevereiro de 2019

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Firenze

Angela Cristina Herberts Haag

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*