O apícultor Luiz Fernando Baldoni fala sobre os benefícios das abelhas nativas

Autor: Anita Cid - Data: 03/08/2007

Luiz Fernando Baldoni é apicultor e empresário do setor apícola desde 1983. Seu trabalho com meliponíneos começou há cerca de 10 anos, motivado pela curiosidade e pelo constante pedido por parte de amigos.





AuE:Qual o papel das abelhas na natureza?

Luiz Fernando: As abelhas são insetos importantíssimos para a manutenção da natureza e apareceram há mais de 100 milhões de anos na terra. Sua maior contribuição é a atuação como polinizadoras, favorecendo o transporte do pólen entre as flores, produzindo frutos e sementes. Além de haver espécies de abelhas que podem ser criadas pelo homem, as abelhas sociais têm ainda outra grande vantagem sobre os outros insetos polinizadores: ao contrário desses insetos, cada abelha da mesma colméia procura as flores da mesma espécie vegetal, enquanto esta se mostrar atraente, favorecendo, dessa forma, a dispersão direcionada do pólen e aumentando a eficiência da polinização.

AuE:O Brasil possui abelhas nativas? Quais?

Luiz Fernando: Estima-se que existem cerca de 30.000 espécies de abelhas no mundo, sendo que no Brasil devemos ter cerca de 5.000 espécies e dentre estas, cerca de 300 espécies de abelhas nativas sem ferrão, conhecidas como Meliponíneos. Encontramos as colônias de abelhas nativas em ocos de árvores, cupinzeiro, fendas em pedras e até mesmo embaixo da terra, como as Abelhas-formigas. Hoje também conseguimos criar algumas destas abelhas em caixas racionais, que facilitam o acompanhamento do enxame, facilitando os serviços de multiplicação, alimentação e colheita de mel.

AuE:Quais as espécies típicas de cada região do Brasil?

Luiz Fernando: No Brasil, devido a sua enorme extensão territorial, encontramos diversas tipos de abelhas que vivem em diferentes regiões, no nordeste temos as Uruçús e Jandaíras, no sul, sudeste e centro-oeste temos a conhecida Jataí, a Mandaçaia, Marmelada, Iraí e as Mirins. Estas abelhas são todas sem ferrão, portanto permitem uma convivência próxima de crianças e animais, além do que são ótimas para a manutenção ecológica. Preservando um enxame desses, estaremos contribuindo com a flora local e abrindo uma possibilidade de discussão sobre preservação ecológica, nosso grande desafio para o futuro.

AuE: Quais as vantagens do uso dessas colmeias em projetos paisagísticos?

Luiz Fernando: Estas colmeias são uma excelente opção para valorizar o jardim daqueles que não procuram somente a beleza do verde e o colorido das flores, mas que também têm preocupações ecológicas. A inclusão de enxames sem ferrão nos jardins também abre espaço para a criatividade de cada paisagista, procurando aliar conceito e equilíbrio na forma de exposição de uma colmeia e seu suporte e até mesmo a personalização de colmeias.

AuE: Quais as peculiaridades das abelhas brasileiras?

Luiz Fernando: Estas pequenas abelhas têm como característica importante serem especialistas em determinadas flores e plantas de nossas floresta e matas naturais, sendo fundamentais para a sobrevivência de muitas espécies de plantas, garantindo a produção de frutos e sementes que são essenciais para a base da cadeia alimentar de muitos animais.

AuE: O que as autoridades estão fazendo para incentivar a perpetuação dessas espécies?

Luiz Fernando: As abelhas nativas, assim como os animais nativos, sofrem fiscalização do IBAMA, cujas normas estão fixadas na resolução 346 do CONAMA de 06/08/04, que disciplina a utilização das abelhas assim como a manutenção de meliponários. Estes são autorizados para a comercialização desde que seja da multiplicação de enxames, por isso, é muito importante conhecer a a origem dos enxames que serão comprados, evitando o estímulo predador da coleta de enxames na natureza.

Para saber mais sobre este assunto acesse os sites www.casadoapicultor.com.br





Compartilhar:


Anterior Próximo

Biblioteca gratuita sobre paisagismo.

Comentar
Nome:
E-mail:
Comentário:
Avalie está matéria:



1 - Autor: jose Luiz de Oliveira - Data: 23/05/2011 15:07:37

muito importante porque eu nao sabia quantas tipo de abelha tinha no mundo olha estou mechende agora estou com 12 caixote vou precisar de algumas informções como por exemplo com fazer uma rainha e como colher a geleira ral para remedio ok um forte abraço amigo



2 - Autor: nilton(beiero) - Data: 06/10/2008

Não vou dizer muita coisa, está ótima. Nilton




Conversar no Whatsapp +55 (32) 9 9138-8279

X

Revista gratuita AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*