PhotoLANDSCAPE 2016 - Editando os objetos em 3D
Autor: Marcelo Almeida - Data: 18/01/2016
O PhotoLANDSCAPE 2016 é um software que permite um elevado índice de personalização dos projetos. Além da opção de inserir mobiliários em 3D, é possível ainda alterar sua cor e a textura do material com que é produzido, tudo isso a partir de processos simples, que proporcionam mais realismo à fotomontagem.
Existe a opção de transformar seu objeto 3D em um mapa comum, como o das plantas. Para isso, após inserir o objeto na área de fotomontagem, selecionando o ícone "mobiliários" na coluna da direita, clique no ícone verde na borda da janela de inserção do objeto, conforme indicado na imagem abaixo.
Localizando os ícones no PhotoLANDSCAPE 2016
O resultado obtido é o da imagem abaixo, o objeto 3D convertido em uma imagem bidimensional.
Transformando objetos 3D em mapas no PhotoLANDSCAPE 2016
Clicando novamente no ícone verde, seu objeto volta a ser 3D, e permite a opção de ter suas características estéticas modificadas. Os mobiliários vêm com a textura de seu materia padrão, mas o projetista pode alterar tais texturas ou mesmo duplicar versões do mesmo item com textura ou cores diferentes. Para isso, selecione a aba "modelos", no canto superior da tela, e depois "editar", na barra de ferramentas.
Editando objetos 3D no PhotoLANDSCAPE 2016
Você será conduzido à outra janela, a do programa 3DEdit, que permite as edições necessárias. Neste programa, cujo layout se assemelha ao do PhotoLANDSCAPE 2016, há as abas superiores, de Cor e Textura, e a barra de ferramentas com as opções de regulagem. Com o botão direito do mouse pressionado, é possível griar o objeto 3D por todas as direções, posicionando-o no ângulo que achar satisfatório. Selecionando a aba "Cores", você encontra 135 opções de cores, que você pode aplicar na região desejada com apenas um clique sobre ela.
Alterando a cor de objetos 3D no PhotoLANDSCAPE 2016
Na aba "Texturizado" você ajusta a textura e sua escala de aplicação (Tile). A maior escala possível é obtida com o Tile em nível 1; à medida em que se diminui o número, reduz-se a escala da textura. De maneira semelhante à aplicação de cores, selecione a textura desejada e, com um clique sobre a região, aplique-a no mobiliário.
Alterando a textura de objetos 3D no PhotoLANDSCAPE 2016
Edições concluídas, basta fechar a janela e o programa apresentará a opção de salvar a imagem. Clicando em "sim", seu mobiliário personalizado automaticamente será incluído na janela de fotomontagem do PhotoLANDSCAPE 2016. Através de passos simples, é possível adicionar um toque pessoal nos mobiliários, adaptando-os às inúmeras realidades surgidas da mente criativa do projetista.
Veja também:
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 3 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - Parte 2 de 3
* PhotoLANDSCAPE 2016: Fotomontagem passo-a-passo na versão 2016 - parte 1 de 3
Anterior Próximo