Plantas despoluidoras
Autor: Anita Cid - Data: 10/01/2009
As plantas ao realizarem a fotossíntese retiram gás carbônico (CO2) do ar e liberam oxigênio (O2). Mas, mais do que isto, algumas plantas também podem livrar o solo e a água de resíduos e, portanto, são usadas no combate à poluição causada por substâncias químicas prejudiciais à flora, fauna e a saúde humana.
O girassol, por exemplo, absorve o chumbo de solos ocupados por indústrias pesadas; a mostarda pode ser usada para retirar óleo diesel, a  flor-de-tabaco é responsável pela limpeza de locais contaminados por cádmio e a grama purifica ambientes contaminados com zinco.  Podemos citar também o  crisântemo, que purifica lugares com solventes provenientes de materiais como cola, tintas e feltros e o clorofito, que retém o monóxido de carbono e o gás  formaldeído, utilizado na fabricação de corantes, vidros e espelhos.
É importante salientar que nos casos de plantas despoluidoras do solo é necessário, depois de um tempo, retirar as espécies do local de cultivo e incinera-las, uma vez que estão impregnadas de substâncias tóxicas. 
Fonte: Revista Paisagismo
Anterior Próximo