5 Tendências do Paisagismo que misturam Sustentabilidade e Eficácia
Autor: Victor Campanate - Data: 01/08/2024
O paisagismo é uma das áreas que mais pode trabalhar lado a lado com a sustentabilidade e a promessa de um mundo mais ecológico. Isto se deve ao fato de uma das forças motrizes do paisagista ser, justamente, projetar um espaço que respeite tanto as necessidades do homem quanto as particularides do ambiente no qual o paisagista vai trabalhar - em outras palavras, uma boa e harmoniosa relação com a natureza.
Portanto, se manter antenado às novidades do paisagismo e da sustentabilidade é uma boa maneira de se destacar no mercado!
Venha conferir algumas tendência que estão em alta tanto no mercado quanto nas pautas de discussão no meio da sustentabilidade!
1- Vasos Vietnamitas
Os vasos vietnamitas são utensílios de jardinagem com acabamentos em verniz que costumam ser produzidos em cerâmica, o que fornece um ar mais natural à peça. Além de muito bonitos, eles vêm em vários tamanhos e podem ser usados para comportar uma grande variedade de plantas. O ponto no qual queremos focar, no entanto, é que ele é uma peça artesanal relizada com recursos da própria natureza. Em outras palavras, a produção de vasos vietnamitas não tem uma única desvantagem para o meio-amiente.
2- Decoração Tropical
A decoração tropical é um estilo de decoração que destaca e exalta os elementos do clima tropical que predomina nosso país. É uma maneira de valorizar nossa própria cultura e preservá-la ao mesmo tempo. Esse tipo de segmento na decoração paisagista é marcado pela simplicidade, exuberância e o conforto do povo brasileiro. As plantas tropicais são algumas das mais conhecidas (samambaias, orquídeas, etc.) e estão sempre em alta. A sustentabilidade acompanha a decoração tropical por se tratar de uma escolha prática e de fácil cuidado, assim como a matéria-prima bem mais acessível.
3- Deck de madeira ecológica
Feito com matéria reciclada e biologicamente correta, o deck ecológico é a opção certa para quem busca algo sofisticado e sustentável. Se for bem cuidado, sua vida útil será o último de seus problemas. Os materiais usados são os mais variados e devems ser escolhidos de acordo com seu projeto. Alguns exemplos são: bambu, pedra, madeira de reflorestamento, plástico reciclado e compósitos de madeira e plástico.
4- Árvores preservadas
O paisagismo com árvores preservadas é uma abordagem sustentável que valoriza as espécies existentes no terreno, trazendo charme e significado ao projeto. É uma forma de respeitar o espaço que veio antes do projeto paisagista de uma maneira que ambos possam coexistir de maneira harmoniosa. Quando um paisagismo com árvores preservadas é realizado, o profissional responsável por ele está dizendo a todos que se importa com a natureza!
5- Preferir recusos renováveis
Por mais óbvio que possa parecer, um paisagismo sustentável precisa ser essencialmente sustentável. Pensar em um sistema ecológico que não tenha componentes renováveis é redundante. Para que a natureza não seja lesionada no processo, recursos renováveis como luz solar e biocombustíveis são indicados e incentivados. Quanto menor for nossa pegada de CO2, mais sustentável e vantajoso será nosso paisagismo.
Veja também:
Jardinagem Vertical: Cultive a Natureza em Paredes e Espaços Pequenos.
Jardim Botânico de Bauru Recebe Certificação Internacional pelo Trabalho de Preservação de Plantas.
10 Dicas para Paisagistas Iniciantes: Como Começar com Sucesso na Profissão
Anterior Próximo