6 iniciativas para uma cidade sustentável
Autor: Paula Alvarado e Daniel Karp - Data: 08/01/2018
Há um movimento bem-vindo para o cuidado da natureza e o desejo de aproximá-lo cada vez mais na cidade. Apresentamos alguns dos projetos que o levam para que você possa conhecer, se inspirar e se juntar.
ALÉM DOS LIMITES
Os terraços verdes têm crescido em quantidade e qualidade. Em Buenos Aires, uma das mais impressionantes e célebres - como é uma instituição educacional - corresponde à Universidad Torcuato Di Tella, inaugurada este ano como parte da expansão do Campus Alcorta, em Belgrano.
Vista aérea do impressionante telhado verde. Foto: Living/Rodriguez Mansilla
A estrutura metálica com caixas de cerâmica projetadas pela RDR Arquitectos, no estudo do suíço Jacques Richter e do argentino Ignacio Dahl Rocha, tem um sistema de irrigação que utiliza água de equipamentos de ar condicionado. Seus 1970m² incluem anfiteatro, setores para atividades estudantis e vistas espetaculares.
Grama, várias espécies de plantas e até árvores foram incluídas neste terraço. Foto: Living / Rodriguez Mansilla
LINDAMENTE POSITIVO
Em um local comercial localizado no Libertador, um mural inteiro de plantas. Foto: Living / Daniel Karp
Eles economizam água, absorvem poeira e gases nocivos, oxigenam, isolam... e são lindos. Pioneiro local, o gerente de Arredo Agustín Sasson foi inspirado pelos escritos do arquiteto austríaco Friedensreich Hundertwasser (que desenvolveu seu trabalho contra os espaços "desumanos" que nos afastam do meio ambiente) para fazer fachadas verdes em todas as suas lojas.
Opções ideais para ter plantas aromáticas, hortícolas e ornamentais em casa. Foto: Living / Arredo
Agora, a marca amplia seu compromisso vendendo três modelos de jardins verticais para exterior e interior. Escolhemos mostrar-lhe hoje o "Corner Garden" e o "Vertical Garden". O primeiro é um módulo triplo que permite criar conexões de 90°, enquanto o segundo é um sistema modular autoportante e auto drenante que pode ser usado para interiores ou exteriores (dependendo das plantas escolhidas).
ARTE PARA A BIODIVERSIDADE
A nova sede está localizada na antiga confeitaria El Águila, dentro do antigo zoológico de Buenos Aires. Foto: Living / Daniel Karp
O Museu da Universidade Nacional de Tres de Febrero (MUNTREF) adicionou desde setembro o Centro de Arte Contemporânea para a Biodiversidade.
Como uma atividade inaugural, as exposições da Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul (Bienalsur) explorarão paisagens de Buenos Aires, Patagônia, Andes e Amazônia e formas de interação entre homem e natureza.
O PARQUE NO ESCRITÓRIO
Criada por uma parceria entre a firma inglesa Foster + Partners, BBRCH-Minond e a empresa de construção CRIBA, a sede do governo da cidade de Buenos Aires mostra um projeto em sintonia com o meio ambiente e estratégias avançadas de eficiência energética que foram combinadas para criar novas possibilidades de trabalho em contato com o exterior.
Com 38 mil metros quadrados, o prédio tem 400 garagens, sala de jantar para todos os funcionários, ginásio e SUM. Foto:Living / Daniel Karp
Levando em conta que a premissa era realizar um projeto sustentável e eficiente em termos energéticos, o primeiro desafio era definir como aliviar o Sol Solitário de Buenos Aires, perdendo a menor luz natural possível. A resposta tornou-se o principal gesto do design: um telhado que é projetado como um beiral, convidando o parque para o interior (ou para os trabalhadores no exterior).
Paralelamente, foi projetado um inovador sistema de ventilação que combina deslocamento de ar e vigas frias. Por um lado, os ventiladores de extração em pontos estratégicos (pátios internos, por exemplo) enviam ar exterior, mais frio do que o interior, a um equipamento no porão que mistura, filtra-o e retorna para circulá-lo através de grelhas circulares localizadas no piso. Quando o ar toma a temperatura e aumenta, ele entra em contato com as vigas frias: tubos através dos quais a água fria circula por trás dos tetos, que novamente o refrescam para descer. Levando mais tempo do que outros materiais para tomar calor, o concreto também ajuda a controlar a temperatura, e tudo permite que o prédio não precise de ar condicionado entre seis e oito meses por ano, o que faz consumir 30 a 40% menos energia do que um tradicional
NA VANGUARDA
Esta sede é uma das primeiras obras que começaram no Distrito Tecnológico. Foto:Living/Daniel Karp
O edifício tem as seguintes características notáveis:
O rascunho dos painéis de madeira das caixas de elevação, as pequenas perfurações nos painéis de alumínio dos porta-lâmpadas e os sulcos no telhado de concreto exposto são intervenções que melhoram a acústica reduzindo o eco.
Tanto a água da chuva como a água cinzenta dos lavatórios são coletados em tanques. No primeiro caso, eles são usados para irrigação; no segundo, eles são usados para as descargas de banheiros e como uma reserva contra incêndios.
A iluminação foi trabalhada em colaboração com Eli Sirlin. As grandes luminárias circulares foram desenhadas pela equipe da Foster + Partners em conjunto com ela e materializadas pela Philips. Para uma questão de custo no momento da sua implementação, trabalhe com fluorescentes compactos.
A cor das elevações das mesas (que mudam em cada andar) é o único toque vibrante de design de interiores. "A paleta do edifício é muito equilibrada, neutra, porque queríamos destacar a cor do parque e não a arquitetura, mas o mobiliário levanta isso para que não seja monótono, para dar vida", explica Juan Frigerio, arquiteto associado da Foster + Partners.
PAISAGEM MÓVEL
Uma maneira de dar vida e ar mais rico aos ambientes. Foto: Living / Greentec
Em tempos de espaços de trabalho flexíveis, a tela de vegetais "Live Divider" chega como uma alternativa relaxante, amigável e fresca para substituir divisores sem graça. Esta estrutura autoportante de 1,80x1,2x0,3m está armada com o sistema de módulo de jardim vertical da empresa holandesa Mobilane. Cada um é um mini-jardim vertical para nove plantas, com um ajuste perfeito e um plástico expandido que é tão leve que facilita a instalação ou renovação das espécies.
Menção especial para seu sistema de irrigação fechado: você só precisa preencher seu reservatório uma vez por mês, sem a necessidade de fornecimento de energia elétrica ou entrada de água em seus pés. Com garantia internacional, é alcançado em aço e branco.
ENERGIA RENOVADA
A medida que la tecnología se vuelve accesible y el costo de los servicios aumenta, la energía renovable se convierte en una alternativa a considerar. Diego Musolino, cofundador de Fundación Energizar, nos comenta en las líneas que siguen los recursos que ofrecen para ayudar a dueños de casa y profesionales a dar los primeros pasos.
Painéis solares, uma opção para gerar energia limpa. Foto: Living/Daniel Karp
Onde você começa?
Primeiro, devemos analisar a redução do consumo. Você pode aproveitar a luz natural, mudar a iluminação para o led, substituir o ar condicionado por uma classificação de energia "A" ou trabalhar com isolamento térmico?
Então, devemos considerar a disponibilidade de recursos: horas de sol que atingem o telhado e as árvores ou edifícios que o bloqueiam, os ventos da área. Tecnologias como o painel solar, uma turbina eólica ou a turbina hidrelétrica não são escolhidas aleatoriamente. Finalmente, um profissional calcula o dimensionamento do equipamento necessário. À medida que a tecnologia é escalável, os projetos podem começar cobrindo parte do consumo e ampliando o escopo.
Quais tópicos são abordados em seus cursos?
Nós ensinamos a saber quais projetos são viáveis e quais não são, e nós fornecemos uma ferramenta para calcular o equipamento necessário. Temos cursos de geração com painéis fotovoltaicos, de água quente com tanques de água quente solar, eletricidade de turbinas eólicas e estratégias de arquitetura sustentável para uso eficiente de energia.
Que outras atividades eles fazem?
Juntamente com as empresas, trazemos energia solar para escolas rurais. Isso permite que eles pareçam dependendo do gerador de nafta e alocem seus recursos para outras prioridades.
Também temos um programa de voluntariado para se juntar e contribuir com a energia renovável em massa no país.
Fonte: http://www.espacioliving.com/2073378-6-iniciativas-para-una-ciudad-sustentable
Veja também
Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar
Antiga rodovia se torna em parque público com 24 mil plantas em Seul
Conheça 8 parques lineares que transformaram cidades
7 maneiras pelas quais os telhados urbanos estão sendo transformados
CityTree, uma instalação móvel que filtra poluição como 275 árvores
Anterior Próximo