Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área

Autor: Josué Magrani - Data: 27/12/2022

A AuE Paisagismo está com um projeto para este ano de 2023 que tem por finalidade auxiliar as pessoas que desejam ingressar na área de Paisagismo ou mesmo àquelas que já começaram suas jornadas mas estão perdidas sobre como dar prosseguimento ao seu negócio, fazer sua empresa crescer, conseguir novos projetos, otimizar o seu tempo de produção e até mesmo se aprofundar em conhecimentos específicos da área.

Como se tornar paisagista


Por isso, começaremos já neste mês de janeiro com a primeira parte de uma série de artigos que tem por objetivo compartilhar algumas dicas sobre Como ingressar na carreira de Paisagismo, tratando desde as formações necessárias para se ter um conhecimento básico da área, cursos de aperfeiçoamento e softwares que auxiliam na criação de projetos paisagísticos.

Formação necessária

O primeiro passo para se tornar um paisagista é escolher uma base da qual começar, e nesse aspecto esta é uma área com muitos pontos iniciais de partida, sendo esses de nível técnico, do qual o indivíduo não passa por uma formação acadêmica, e a pós graduação, que será cursada a fim de complementar uma formação anterior. Confira abaixo um pouco mais sobre estas duas opções de forma mais detalhada:

  • Cursos de Paisagismo: A forma mais rápida de se tornar um paisagista certificado é através de cursos que oferecem uma formação de nível técnico, é também a forma que muitas pessoas optam por começar a estudar sobre o assunto. Sua carga horária mínima é de 800 horas, o que dá cerca de 3 semestres letivos, ou 18 meses. Entre as matérias o aluno aprenderá sobre projetos, botânica, meio ambiente, desenho arquitetônico, criação e manutenção de jardins, entre outros. É uma formação bem completa que servirá muito bem para dar o pontapé inicial na carreira de paisagista, porém vale lembrar que por estar dispensando um curso de ensino superior, o profissional estará limitado a trabalhar com projetos de paisagismo, não podendo atuar de forma legal na engenharia ou arquitetura do projeto. Os mesmos podem ser encontrados de forma presencial ou ensino a distância.

  • Cursos livres: Uma ótima forma de se ter um primeiro contato na área, com muitos destes sendo feitos online e gratuitamente ou com baixo custo além de um período reduzido, é uma boa alternativa aos curiosos que querem saber mais, porém ainda não tem certeza se querem seguir esta carreira. Cursos livres também podem ser recomendados para aqueles que desejam se atualizar em relação às ferramentas, softwares e técnicas que surgem no mercado, pois além dos cursos amplos de “paisagismo e jardinagem” também é possível encontrar alguns específicos focados em jardins verticais, que estão em alta, paisagismo para áreas internas ou para espaços específicos como resorts, parques, prédios, etc.

  • Demonstrações e Webinários: Para aqueles que já atuam na área, uma recomendação são estes “minicursos” online que possuem a intenção de apresentar rapidamente algumas novidades do mercado, atualizações de softwares e dicas de como executar projetos paisagísticos. Deixamos aqui uma recomendação gratuita para nossos leitores. Clique no link a seguir para saber mais sobre as demonstrações e Webinários da AuE Software.

  • Pós-graduação: Por muitos anos, o paisagismo foi visto único e exclusivamente como um braço da arquitetura, tanto que a discussão sobre o reconhecimento do mesmo como sendo uma área independente é bastante recente, por isso, não há hoje uma graduação a nível universitário de Paisagismo no Brasil, restando aos interessados na área escolher entre cursar Arquitetura, Engenharia ou Agronomia para aí sim complementar sua formação com uma pós graduação em Paisagismo, podendo ainda se especializar em áreas como arquitetura da paisagem, Paisagismo de Interiores, sistemas de irrigação em paisagismo, iluminação em paisagismo, entre outras opções. Com estas formações, o profissional poderá atuar tanto no paisagismo quanto na parte estrutural do projeto, como a arquitetura do local. Conheça alguns arquitetos e engenheiros paisagistas que nos deram o prazer de conversar sobre suas carreiras e projetos.


  • Luis Monti, sua participação no WorldSkills e o paisagismo no seu trabalho

    Viviane Freitas e a sua atuação na área de Paisagismo

    O trabalho de Cláudia Ortiz com macro paisagismo


    A entrada no mercado de trabalho

    O paisagismo tem se tornado mais relevante e necessário nos últimos anos, vários de nossos convidados comentaram sobre o aumento da demanda de seus trabalhos nos últimos dois anos durante as entrevistas (disponíveis na revista AuE Paisagismo), veja abaixo alguns dos motivos que podem explicar esta alta estão:

    - A quarentena, pois por não poderem sair de casa em um primeiro momento e mesmo após o afrouxamento da mesma as pessoas ainda estavam limitadas a seus municípios, aumentando a necessidade de uma revitalização dos espaços acessíveis;
    - A questão climática, pois a preocupação com o aumento da temperatura global aumentou a urgência de projetos verdes que pudessem reflorestar e incorporar elementos naturais em áreas urbanas, a fim de diminuir as ilhas de calor e a sensação térmica nas cidades;
    - Também é importante ressaltar a capacidade do paisagismo de atuar no bem estar psicológico social, com vidas corridas, prazos apertados e arquiteturas sufocantes o nível do stress populacional só aumenta, e cabe ao paisagismo intervir neste cenário, deixando os espaços mais leves e confortáveis para a população;
    - Por último ainda vale citar o aumento da oferta de profissionais capacitados e a maior quantidade de ferramentas que auxiliam o trabalho na área que acabam por democratizar e baratear o custo de se fazer um projeto de paisagismo.

    Todos estes motivos, além de outros, são fatores que explicam o crescimento do mercado de paisagismo, mas com uma área tão abrangente, por onde começar e como conseguir trabalho? Bom, o paisagista pode trabalhar com CLT para uma empresa ou mesmo de forma independente prestando serviços para pessoas, outras empresas ou mesmo para o estado. Entre as empresas disponíveis estão aquelas de paisagismo propriamente, bem como escritórios de engenharia e arquitetura, construtoras, empresas de jardinagem e manutenção. Já para o estado é possível que o profissional trabalhe para um órgão público, ou tendo sua própria empresa ele poderá firmar contrato com a prefeitura para trabalhar em algum projeto de obra pública, por exemplo. Cabe ao paisagista procurar as opções disponíveis em sua região e pesar na balança qual delas lhe dará maior proveito no momento.

    Mais informações

    A AuE Software vem trabalhando há mais de 20 anos para ajudar paisagistas em suas carreiras através de nossos softwares, revistas e do site Paisagismo Digital que, entre suas diversas funções, possui o objetivo de integrar os profissionais a uma rede de apoio com fornecedores e outros paisagistas não apenas no Brasil, mas mundo afora.
    Software de Paisagismo


    Vale ressaltar que esta foi a primeira parte de uma série de artigos que terão por objetivo auxiliar os paisagistas em suas carreiras e que estamos abertos a sugestões, críticas e perguntas que poderão ser respondidas nas próximas edições. A AuE recomenda também aos leitores que acessem nosso canal no Youtube para terem acesso a mais informações sobre Paisagismo, além de acessarem nosso site Paisagismo Digital que poderá ajudá-los nesta jornada, inclusive através de cursos de jardinagem e paisagismo.

    Veja também!

    Finalistas do Concurso de VisualPLAN comentam sobre projetos vencedores
    Johnson Nobre fala sobre a evolução da sua carreira desde a Jardinagem até sua entrada no paisagismo
    Luis Monti, sua participação no WorldSkills e o paisagismo no seu trabalho


    Compartilhar:


    Anterior Próximo

    AuE LandMANAGER

    Comente esta matéria:
    Nome:
    E-mail:
    1 + 9 = ?
    Digite o seu comentário sobre a matéria:
    Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



    ---
    Entrevista
    Agustin Ishigaki e o mercado competitivo de Paisagismo no Paraguai
    Agustin Ishigaki e o mercado competitivo de Paisagismo no Paraguai

    Paisagista e Agrônomo Agustin Ishigaki fala sobre o mercado de Paisagismo no Paraguai, visão expectativas para o futuro da profissão e muito mais!

    Lançamentos
    Venha ver o Ebook do concurso de VisualPLAN 2022
    Venha ver o Ebook do concurso de VisualPLAN 2022

    IV Concurso com VisualPLAN tem seu ebook com os participante e vencedores divulgado neste mês de Janeiro. Confira!

    Botânica
    Flores de Verão
    Flores de Verão

    O Verão chegou! E com ele, várias flores encontram o clima perfeito para desabrocharem, veja agora uma lista com 7 que irão colorir esta Estação.

    Ensino de paisagismo
    Webinários AuE Software: Aprenda a fazer lagos!
    Webinários AuE Software: Aprenda a fazer lagos!

    Aulas totalmente gratuitas! Aprenda a fazer os lagos que precisa para encantar o seu cliente! Tudo no VisualPLAN sem necessidade de usar o CAD.

    Demonstrações de Janeiro
    Demonstrações de Janeiro

    Todos os meses a AuE Software promove encontros online para que você possa conhecer o software e tirar suas dúvidas. Se inscreva e conheça!

    AuE Network
    Coleção de Mobiliários - 2023 - Pedras Naturais
    Coleção de Mobiliários - 2023 - Pedras Naturais

    Veja neste artigo as informações sobre a coleção de pedras naturais para você usar no AUE Software.

    Coleção de plantas - Flores diversas - 2023
    Coleção de plantas - Flores diversas - 2023

    Veja a coleção de plantas com 16 flores que selecionamos e disponibilizamos para download no mês de janeiro - 2023

    Dicas Técnicas
    PhotoLANDSCAPE: Como ajustar 3D dos mobiliários
    PhotoLANDSCAPE: Como ajustar 3D dos mobiliários

    Aprenda como ajustar 3D dos mobiliários no PhotoLANDSCAPE

    VisualPLAN: Como alterar o modelo de representação no 3d e planta baixa humanizada
    VisualPLAN: Como alterar o modelo de representação no 3d e planta baixa humanizada

    Personalize a representação dos itens do seu projeto, alterando seu modelo

    CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento
    CalcLANDSCAPE: Formatando Relatório de Orçamento

    Personalize seus relatórios antes de entregar ao cliente

    Novidades
    VisualPLAN agora permite criar lagos muito mais realistas
    VisualPLAN agora permite criar lagos muito mais realistas

    Com a nova coleção de Pedras Naturais, o VisualPLAN permite ao usuário criar lagos muito mais bonitos e realistas para seus projetos. Veja mais

    Estamos atendendo pelo Telegram!
    Estamos atendendo pelo Telegram!

    Novidade AuE! Agora o suporte será dado pela plataforma do Telegram!

    Notícias
    Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área
    Como se tornar paisagista e começar a trabalhar na área

    O paisagismo tem se tornado mais relevante e necessário a cada ano e nós estamos com um projeto para auxiliar aqueles que desejam ingressar na área

    Retrospectiva AuE Software 2022 - Um ano de lançamentos e novidades
    Retrospectiva AuE Software 2022 - Um ano de lançamentos e novidades

    2022 foi um ano cheio de acontecimentos e novidades importantes para o mundo do paisagismo e para a AuE Software, confira agora nossa retrospectiva!

    Concurso do EcoParque Itaipu tem inscrições abertas em janeiro de 2023
    Concurso do EcoParque Itaipu tem inscrições abertas em janeiro de 2023

    Abrem, na segunda semana de janeiro, as inscrições para o Concurso de Arquitetura e Urbanismo para o EcoParque Itaipu. Conheça mais sobre o projeto.

    Arquivo
    Edição Anterior

    Revista AuE Paisagismo Ano 19 No 223 / Dezembro de 2022

    Conteúdo completo

    Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10

    Matérias mais comentadas da revista

    Projetos
    Lista de Projetos

    Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

    Top 10 de Projetos

    Lista com 10 projetos mais comentados

    Agenda
    Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1045

    X

    AuE Paisagismo


    Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




    Revista no seu E-mail

    *
    *
    *