Finalistas do Concurso de VisualPLAN comentam sobre projetos vencedores
Autor: Josué Magrani - Data: 03/11/2022
Neste mês de dezembro finalmente tivemos o resultado final do IV Concurso de VisualPLAN, e para divulgarmos os vencedores, chamamos as três finalistas para comentar um pouco mais sobre suas carreiras como paisagistas, além do processo criativo que conduziu cada projeto.
A ideia dos Concursos da AuE é justamente promover um espaço para expor os trabalhos feitos em cada região do Brasil e do mundo, premiando aqueles que conseguirem as melhores notas de acordo com nosso critério de avaliação. Nesta edição tivemos três principais agentes avaliativos que foram responsáveis por determinar os projetos vencedores. O primeiro foi o júri popular que, através de uma votação aberta, escolheu seu projeto favorito, garantindo 10 pontos de vantagem. Os outros dois júris foram o Arquiteto, paisagista e fundador da AuE Software Guilherme Motta, e o Arquiteto e Instrutor da AuE Heitor Guimarães.
Conheça as finalistas
Rosângela Criolézio
Natural de São Paulo e formada em Administração, Rosângela sempre sonhou em ser paisagista, o que a levou a fazer o curso de paisagismo em 1998. Posteriormente se mudou para Minas Gerais, onde começou a trabalhar na área, mas teve de ser interrompida por um tempo, vindo a retornar para a sua verdadeira paixão há 6 anos. Atualmente, Rosângela vive e trabalha em Mairinque, São Paulo, e continua se atualizando com novos cursos.
Solange Brito Fleurs
Paisagista, Designer e Engenheira Civil, a mineira, residente de Conselheiro Lafaiete, se aventurou no paisagismo através de uma amiga que a convidou para este ramo, por sempre ter apreciado a natureza, ela decidiu fazer o curso de paisagismo que, somado a sua pós graduação em neuro arquitetura e Lighting Design, formou sua base teórico-prática. Em suas palavras:
”Eu amo a natureza, acho que a natureza acalma as pessoas, traz tranquilidade e harmonia. Então, eu sou muito feliz no que faço.”
Viviane Freitas
Engenheira Agrônoma formada pela UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), Viviane esperava sair do Rio de Janeiro para trabalhar com agronomia em outras regiões do Brasil, mas acabou conhecendo o paisagismo através de sua Residência Agronômica em Manutenção de áreas verdes, despertando uma verdadeira paixão pela área. Hoje, ela permanece na mesma empresa em que fez sua residência, além de trabalhar com manutenção e implantação de jardins com foco na elaboração de projetos.
Conheça os Projetos
O projeto de Viviane se mostrou um desafio por ser sua primeira vez trabalhando em algo dessa proporção no VisualPLAN, desafio este que foi encarado com bons olhos, pois dessa forma ela poderia se aprofundar no uso da ferramenta, procurando diversos usos para produzir a melhor representação possível de cada elemento a fim de criar uma melhor apresentação para seus clientes.
”Eu já tinha vontade de participar muitas vezes dos concursos e tinha aquele receio(...) Esse projeto me trouxe tantos desafios que eu queria colocar à prova(...) o grande retorno é esse reconhecimento e essa premiação, pra mim é o reconhecimento primordial, sabe, porque quer dizer que eu fiz um bom uso da ferramenta.”
Para este projeto, Rosângela recebeu o desafio de trabalhar em um terreno de 2.000m² em que a casa já havia sido previamente construída. Sem a planta original, ela precisou tirar as medidas do local e posicioná-lo no projeto. Este fator, juntamente aos critérios escolhidos pelo cliente foram os maiores desafios encontrados no projeto. O terreno em questão ainda faz parte de um condomínio de onde Rosângela consegue vários trabalhos, devido ao valor que os moradores dão ao paisagismo e a integração com a natureza.
”A ferramenta me ajudou muito, a AuE sempre ajuda(...) Eu fiquei satisfeita do meu projeto estar aí entre os três finalistas, eu não esperava, e pretendo continuar aí, cada vez aperfeiçoar mais com a ferramenta que eu acho muito boa e prática.”
O trabalho de Solange foi feito para um bar localizado em Conselheiro Lafaiete, que possui como temática o mar e os morros, algo que foi incorporado no projeto através das formas fluidas e assimétricas da área verde e de concreto, os pisos parecendo ondas do mar e o paisagismo em alto relevo destacam o projeto que teve na neuroarquitetura as bases do seu planejamento.
O Resultado
Gostaríamos de parabenizar as nossas finalistas, além de agradecer pelo tempo que disponibilizaram para termos esta conversa. É com imensa satisfação que anunciamos nosso pódio.
Em 3º lugar: Projeto 3 de Rosângela Criolézio
Em 2º lugar: Projeto 5 de Solange Fleurs
Em 1º lugar: Projeto 1 de Viviane Freitas
As premiações estão disponíveis na matéria Resultado final do concurso de VisualPLAN
Para finalizarmos, gostaríamos de deixá-los com a nossa conversa com as finalistas na íntegra, além das redes sociais de cada uma delas.
Rosângela Criolézio
Solange Fleurs
Viviane Freitas
Veja também!
Anterior Próximo