Entrevista com a Arquiteta Paisagista Daniela Vieira

Autor: Renato Costa - Data: 30/09/2006

Daniela Vieira é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), com pós-graduação em Planejamento Ambiental para o Ecoturismo (Universidade Federal de Lavras). Atualmente, trabalha no Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (IDEPPLAN), no Paraná, um instituto da Prefeitura Municipal de Apucarana. Nessa entrevista, ela nos conta um pouco sobre o trabalho do paisagista nos espaços públicos, sua origem e de que maneira esse trabalho interfere na vida da população.

Aue: Como é trabalhar com paisagismo em espaços públicos?
Daniela:
Mais que gratificante, é um desafio projetar pequenos e grandes espaços para um público tão diversificado, buscando através de uma visão ecossistêmica o planejamento desde pequenos jardins, praças, arborização de ruas aos parques, transformando esses espaços em ambientes equilibrados e atraentes.

Aue: Quais intervenções podem ser feitas para melhorar o ambiente?
Daniela:
Cada ambiente deve ser concebido de forma particular. As condicionantes físicas, bióticas e sócio-econômicas, como a topografia, cobertura vegetal existente, micro-clima, permeabilidade do solo, são fatores essenciais no desenvolvimento do projeto, assim como a utilização e atividades existentes no local e no seu entorno, a apropriação do espaço e intervenções feitas pela própria população, a localização e o papel social do espaço dentro do tecido urbano, os anseios tanto da população e como do poder público, são aspectos que delineiam e orientam a concepção projetual. O projeto deve enfim, ser resultante do processo criativo que considera e valoriza as características e os fatores inter-relacionados ao ambiente em questão, concebendo espaços urbanos que contribuam para uma melhor qualidade de vida e equilíbrio ambiental.

Aue: A intervenção do paisagismo em espaços públicos já é histórica ou vem acontecendo recentemente?
Daniela:
Segundo Sílvio Soares Macedo, o Passeio Público do Rio de Janeiro, concebido pelo Mestre Valentim e inaugurado em 1783, foi o primeiro espaço público brasileiro, voltado ao lazer da população. No séc. XIX tornou-se consolidado o ato de projetar o espaço público, e mesmo apresentando forte influência européia, o uso da vegetação tropical faz surgir um paisagismo com características próprias. Com a expansão da urbanização brasileira e o conseqüente aumento da demanda para o uso e construção de espaços públicos, o paisagismo brasileiro assume identidade própria no séc. XX. O planejamento da paisagem representa hoje, dentre outras funções, uma ferramenta para a transformação de paisagens degradadas, compensando impactos negativos gerados e revestindo os espaços de novos significados e novos usos.

Aue: Quais as dificuldades e facilidades que se têm em projetar e executar um projeto público?
Daniela:
Além das restrições financeiras, nos deparamos com algumas limitações. O espaço deve ser planejado de tal forma que seja acessível a todas as pessoas, e que elas se sintam seguras. O mobiliário deve ser projetado considerando o vandalismo a que os espaços públicos estão sujeitos. A vegetação deve exigir a menor manutenção possível. No entanto, a maior liberdade de criação e desenvolvimento do projeto pode ser citada com uma vantagem de se trabalhar no meio público, principalmente quando se trata de uma administração que valoriza o profissional. Outra facilidade é o trabalho em equipe multidisciplinar, com técnicos tanto da Prefeitura como do Instituto onde trabalho.

Aue: Como a tecnologia pode auxiliar no trabalho do paisagista?
Daniela:
Diante da quantidade e complexidade de trabalhos a serem desenvolvidos em curtos prazos é fundamental o uso de ferramentas que dêem agilidade ao processo de representação gráfica. Desta forma os softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE, suprem esta necessidade, tornando tanto a concepção como a apresentação dos projetos mais eficazes.

Aue: Entre os trabalhos em que participou, qual ou quais você dá destaque?
Daniela:
A atual gestão municipal de Apucarana - PR tem incentivado o turismo religioso, através do programa Caminho das Águas, Circuito da Fé; onde a valorização da natureza e de ícones religiosos torna-se referência e foco do planejamento do ambiente urbano e do turismo. O programa, em desenvolvimento, consiste em um sistema de áreas verdes temáticas interligadas por corredores ecológicos, no caso dos fundos de vale, e por arborização urbana e equipamentos urbanos com características próprias. O desenvolvimento e implantação do Plano de Arborização Urbana e projetos pontuais, como os parques da Bíblia, da Redenção, São Francisco de Assis, consolidam o programa turístico citado.

Aue: Como trabalhar com a população para que o trabalho em espaços públicos seja preservado? Como isso afeta a qualidade de vida da população?
Daniela:
A consideração dos anseios da população no planejamento do espaço, como o uso adequado de materiais e equipamentos, contribuem para a manutenção dos espaços públicos, mas principalmente, a conscientização da população. A participação efetiva no processo de planejamento, acompanhamento dos projetos e o envolvimento da população na manutenção dos espaços públicos, através do programa de Adoção de Áreas Verdes, por exemplo, aumentam a responsabilidade de cada um envolvido direta ou indiretamente no cuidado com o ambiente urbano.


Compartilhar:


Anterior Próximo

Ideias, técnicas e inspiração — tudo grátis, tudo pra você.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
4 + 2 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Entrevista com a Arquiteta Paisagista Daniela Vieira
Entrevista com a Arquiteta Paisagista Daniela Vieira

Daniela Vieira explica como o paisagismo em espaços públicos transforma cidades, melhora a qualidade de vida e utiliza tecnologia em projetos.

Botânica
Jardinagem Orgânica
Jardinagem Orgânica

A jardinagem orgânica mantém o solo saudável usando matéria orgânica, resíduos de cozinha e evitando fertilizantes ou químicos sintéticos.

Dicas Técnicas
O uso de Grupos no AutoLANDSCAPE
O uso de Grupos no AutoLANDSCAPE

Descubra a nova função Grupos do AutoLANDSCAPE 2006. Aprenda a combinar itens do projeto em um bloco único para otimizar seus desenhos.

Notícias
AuE Soluções busca a excelência de seus produtos
AuE Soluções busca a excelência de seus produtos

A AuE Soluções lança uma nova atualização para o PhotoLANDSCAPE. A melhoria é automática ao iniciar o software com internet.

Aue Soluções participa da 9ª Fiaflora
Aue Soluções participa da 9ª Fiaflora

A AuE Soluções estará com um stand na Fiaflora, em São Paulo. Conheça o AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE!

AuE Soluções se prepara para o 10º CBAU
AuE Soluções se prepara para o 10º CBAU

A AuE Soluções participa do 10º CBAU em Maringá. A empresa apresentará seus softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE!

Sistema de Assinatura facilita a vida do cliente
Sistema de Assinatura facilita a vida do cliente

Conheça o novo Sistema de Assinatura da AuE Soluções. Garanta acesso a atualizações, suporte contínuo e versões beta dos softwares de paisagismo.

AuE Soluções embarca para o Mercaflor
AuE Soluções embarca para o Mercaflor

A AuE Soluções estará no Mercaflor em Joinville. Visite nosso stand e conheça as novidades das versões 2006 dos softwares Auto e PhotoLANDSCAPE.

Carta dos leitores
Comentários sobre as matérias
Comentários sobre as matérias

O leitor Pedro Gomes comenta a entrevista com Plínio de Toledo Piza e ressalta a importância da regulamentação para a profissão de paisagista.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 3 No 28 / Setembro de 2006

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo
Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo

Projetos de paisagismo desenvolvidos por Carlos Renzo, com foco em soluções criativas, valorização dos espaços e apresentação profissional para encantar clientes e impulsionar vendas.

O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chácara de São Paulo
Paisagismo em Chácara de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
6 + 4 = ? *