Luso Jardim: Como tudo começou
Autor: Harleoney Nogueira - Data: 08/01/2018
Paisagista Maycon Mazia Kozempa & Gardenia Bitencourt Kozempa para AuE Paisagismo:
AuE Software: Conte-nos um pouco sobre você e/ou sua empresa, como começou a sua carreira.
- Tudo começou quando resolvi me aventurar em Portugal em meados de 2003. Trabalhei em alguns setores diferente do paisagismo, até que me ingressei nesse ramo e me encontrei nessa profissão. Trabalhei por aproximadamente 10 anos na Europa e me surpreendi pelo gosto a essa arte. Arte que traz vida a lugares sombrios, e verdes a lugares tão sem cor. Isso é inspirador, ser designer da natureza.
Em 2012, decidi voltar para o Brasil para ter a minha própria empresa de paisagismo, que tem como nome LUSO JARDIM PAISAGISMO, uma aventura incrível que me tornou o que sou hoje. Um paisagista com opiniões de detalhes diferenciados.
Hoje, com 5 anos de empresa aberta, me sinto realizado com os projetos já executados.
Somos uma empresa que o nosso diferencial é sermos diferentes. Execuções paisagísticas com perfeição, verdes e cores misturados de uma forma original.
Amo essa área, pois traz vida e cor ao ambiente, a originalidade está sobre a nossa responsabilidade. A minha empresa é assim, original
AuE Software: Como foi a sua escolha pela profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
- Minha escolha foi descoberta através da experiência em Portugal, simplesmente combinamos, o gosto pelo natural sempre foi minha parceria, natureza, pesca, largos passeios a lugares naturais, enfim, isso ajudou para essa escolha.
As maiores dificuldades, talvez seja você consegui mostrar ao cliente que existe qualidade e preço. Hoje há muitas pessoas criando o paisagismo com originalidade e outras apenas tentando fazer.
Quanto a alegrias, um projeto executado do zero. O resultado incrível, a satisfação do cliente. Isso é imensurável
AuE Software: Como você trabalhava antes de utilizar os nossos softwares? Qual a maior dificuldade que sentia?
- Fazia os projetos a olho nu, projetava-os na cabeça, era uma loucura, e a dificuldade de convencimento era maior.
Conheci o PhotoLANDSCAPE pela pesquisa no Google, facilitou muito, não tive dificuldades para a utilização, pois a ferramenta é de fácil manuseio e o suporte técnico é muito acessível.
Foi a melhor aquisição da empresa, ajuda imenso.
AuE Software: Quais os ganhos que o PhotoLANDSCAPE lhe proporcionou em termos de tempo e qualidade?
- Primeiramente, a proximidade que o cliente tem com a realidade do projeto a ser executado. Ajudando a trocar ideias e a obter algo mais natural possível.
A qualidade de trabalho obtida pelo PhotoLANDSCAPE induz a novos projetos reais em curto espaço de tempo.
AuE Software: Por que teve a ideia de utilizar o PhotoLANDSCAPE? Como foi o processo de adaptação?
- A ideia era para facilitar e trazer algo inovador para essa nova aventura dentro do paisagismo.
Graças a Deus foi muito fácil o processo de adaptação, pois uma das muitas vantagens do PhotoLANDSCAPE é a sua facilidade de trabalhar com ele, trazendo conforto e segurança para um projeto mais elaborado.
AuE Software: Dentre os projetos que você realizou, quais deles vocês destacaria? Conte-nos um pouco sobre esses projetos.
AuE Software: Qual o seu ponto de partida na criação de um jardim?
- Fazer o reconhecimento da área a ser transformada e uma conversa apropriada, para descobrir o propósito e os gostos do cliente em relação ao seu jardim.
AuE Software: Como você tem lidado com o atual momento econômico vivido, faz algo para obter uma maior visibilidade?
- Além do paisagismo em si também me aventurei a um viveiro com uma vasta qualidade de plantas ornamentais e frutíferas. Dando ao cliente a possibilidade de conhecer as plantas que estão no projeto.
AuE Software: Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela profissão de Paisagista?
- Amor pela arte de fazer acontecer o paisagismo. Pois o paisagismo não é somente plantar algo em determinado lugar, é preciso ter discernimento pra contribuir com a arte das plantas.
AuE Software: Qual o diferencial de sua empresa?
- Qualidade, sinceridade e respeito para com os clientes.
Entender o que o cliente realmente quer e dá um toque do meu conhecimento também é importante.
AuE Software: "Sob sua visão profissional, Como você pensa que o paisagismo pode influenciar na restauração ou compensação de áreas onde há grandes construções".
- O paisagismo pode evoluir muito ainda, se as pessoas tiverem em conta que uma bela paisagem pode melhorar e muito o seu estabelecimento comercial, residencial, grandes áreas podem ser reflorestadas, dando um porte evidente de estrutura verde.
As cores das flores, as sombras das árvores, o verde transbordando em imagem pode ser o efeito de uma grande evolução nessa área, permitindo que seja umas das melhores profissões em natureza em destaque daqui algum tempo.
O paisagismo deixará de ser opção e sim uma certeza de acontecimento em obra.
Veja também
Como projetar jardins sem margem de erros: O segredo da Floricultura Espaço Jardim
O sucesso da Raizes da Terra com a tecnologia de fotomontagem
Lilian Lagos comenta os desafios e objetivos no mercado de Paisagismo do Chile
Laguismo: O que um lago ornamental oferece de benefício para um jardim?
Criar com o coração
Entrevista NaturAYO para a AuE Paisagismo
Anterior Próximo