Paisagista Cris Munhoz: Paisagismo e o mercado imobiliário
Autor: Auepaisagismo - Data: 18/06/2015
Conversamos com a Paisagista Cris Munhoz, da Cris Munhoz Paisagismo, uma empresa com 4 anos no mercado, de Curitiba, que desenvolve projetos para grandes empresas, como stands de vendas, jardins de condomínios e comerciais, residenciais e montagem de vasos com plantas naturais e artificiais, além de móveis externos.
Aue Paisagismo: Conte-nos sobre você, a sua escolha pela profissão de paisagista. Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?
Cris Munhoz: formada em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná e fiz pós-graduação em Arquitetura da Paisagem pela PUC-PR. Sou do interior de Santa Catarina, da cidade de Canoinhas, sou filha de agricultores e a paixão pelas plantas começou cedo. Sempre que podia, ajudava meus pais com as plantações. Depois de formada, ainda estava focada em trabalhar com grandes culturas, mas sofri muito preconceito por ser mulher e querer atuar nessa área. Incentivada pelo meu noivo, hoje meu marido, comecei a me interessar pelo paisagismo. Fiz um curso à distância de Paisagismo Básico pelo Ibrap-SP e saí a procura de trabalho nessa área. Trabalhei por 02 anos em uma empresa de paisagismo, desenvolvendo projetos e fazendo as implantações e desde o começo fiquei apaixonada pelo trabalho.
Cris Munhoz: Em 2011, foi criada a Cris Munhoz Paisagismo, e estamos até hoje no mercado, inclusive, estamos nesse momento expandindo nossas atividades para Santa Catarina.
A maior dificuldade ao longo do caminho foi conseguir a mão de obra adequada para as implantações dos jardins. A maior alegria é ver o jardim concluído, com todas as plantas bem e a satisfação do seu cliente.
Aue Paisagismo: Você faz a implantação e manutenção de seus projetos? Existe alguma área em que tenha se especializado?
Cris Munhoz: Sim, nosso foco é a implantação. Fazemos manutenções também, mas nos especializamos nas implantações, com mão de obra eficiente, e nosso acompanhamento diário para que tudo fique perfeito. Vimos que havia uma deficiência no mercado e nos dedicamos a entregar produtos e serviços de alta qualidade.
Aue Paisagismo: A Cris Munhoz Paisagismo tem uma ampla atividade, com várias vertentes. Qual delas lhe dá mais prazer em executar?
Cris Munhoz: A implantação do paisagismo como um todo. Você ver a transformação do local com a colocação das plantas, especialmente quando trabalhamos com espécies de grande porte. Com um carinho especial para todas as espécies de Palmeiras, com as quais eu adoro trabalhar nos projetos.
Aue Paisagismo: Você é usuária do AutoLANDSCAPE, pode nos dizer como esta ferramenta ajuda em seu trabalho?
Cris Munhoz: O AutoLANDSCAPE é fundamental no desenvolvimento dos projetos. Ele facilita e agiliza todo o processo de desenvolvimento.
| Antes de ter a minha própria empresa já utilizava essa ferramenta, e quando a Cris Munhoz surgiu, um dos primeiros investimentos foi comprar o programa. | | |
Aue Paisagismo: Nestes últimos anos, você tem percebido mudanças nas exigências para um projeto de paisagismo? O que mudou?
Cris Munhoz: Acho que nos últimos anos as pessoas têm percebido mais a importância de ter um projeto e ele ser bem executado. Os jardins hoje em dia estão muito mais imponentes do que há alguns anos. Outra coisa é que querem mais plantas perenes, que não necessitem de muita manutenção. Antes era muito mais comum um ¨jardinismo¨ sem muita preocupação com a composição em geral.
Aue Paisagismo: Qual é o papel do paisagismo dentro da lógica do mercado imobiliário?
Cris Munhoz: Fundamental. O paisagismo complementa e valoriza o empreendimento. Acho o paisagismo tão importante em uma obra quanto a tinta da parede.
Aue Paisagismo: Existe alguma dificuldade com fornecimento das espécies escolhidas para o projeto?
Cris Munhoz: Quanto às espécies, a única dificuldade em algumas plantas mais específicas, é conseguir elas com um bom padrão de qualidade. Uma boa ferramenta de pesquisa é o Paisagismo digital, já pesquisei muito lá!
Aue Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.
Cris Munhoz: Acho que posso destacar dois. O primeiro é o Stand de vendas do empreendimento Le Chateau, da Cyrela. Foi o primeiro grande projeto da Cris Munhoz Paisagismo e marcou o início da parceria com essa construtora que hoje é a nossa principal cliente. Inicialmente era para fazermos apenas a execução de um projeto já existente, mas depois pediram para que fizessemos um novo projeto, que foi aprovado e executado. A imponência das Palmeira Imperiais demarcando a entrada já dava ideia da elegância desse empreendimento.
Stand de vendas Le Chateau da Cyrela
O segundo que gostaria de destacar é a mostra Casa Cor que fizemos em 2013, onde todo o projeto e a execução foram feitos por nós. Tivemos um bom resultado e acho esse projeto muito aconchegante. Conseguimos trabalhar com tudo que compõe um belo jardim: plantas, vasos, móveis, pedras, deck de madeira e um projeto de iluminação.
Casa Cor 2013
Aue Paisagismo: Qual a sua mensagem para os jovens que estão iniciando ou pensando escolher a carreira de Paisagismo?
Cris Munhoz: Sigam em frente! É uma profissão muito gratificante e prazerosa de desenvolver. Trabalhar com plantas, imaginar, acompanhar a transformação que o verde traz para os locais é muito valioso. O mercado está aí e tem espaço para todo mundo.
Crisleidy Munhoz Cidade
Eng. Agrônoma/Paisagista
(41) 3319-0777
(41) 9924-5425
Pedro Cidade
Comercial / Administrativo
(41) 3319-0777
(41) 9924-5425
crismunhozpaisagismo.com.br