Novos bens culturais do Brasil

Autor: Regina Motta - Data: 20/06/2015

A prática artesanal de fazer cuias, realizada por mulheres de comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, no Pará; a maestria do paisagismo de seis Jardins de Burle Marx, no Recife (PE); e a história, arte e beleza do parque Campo de Santana, no Rio de Janeiro (RJ), passaram a integrar a lista de bens protegidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). As propostas para registro e tombamento foram aprovadas por unanimidade nesta quinta-feira, dia 11 de junho, durante a 79ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, realizada em Brasília.

O pedido de Registro, apresentado pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) em novembro de 2010, ressalta as técnicas e o conhecimento utilizados na região para confeccionar este objeto que agregou novos elementos e significados ao longo do tempo. Os saberes relacionados à produção e utilização de cuias fazem parte das complexas dinâmicas de colonização e ocupação do espaço amazônico, e estão diretamente relacionados ao aproveitamento de recursos naturais disponíveis no Baixo Amazonas. Para a população local, as cuias fazem parte do universo cotidiano da comunidade e são produzidas em sua maioria por mulheres ribeirinhas do Baixo Amazonas.

As qualidades estéticas e paisagísticas dos jardins desenhados por um dos principais expoentes do movimento modernista no Brasil e no exterior são as principais características a serem consideradas para tombamento. Criados na década de 30, os jardins estão localizados nas Praças Euclides da Cunha, Casa Forte, do Derby, da República e Jardim Campo das Princesas, Salgado Filho e Faria Neves. Trazem em comum a característica inovadora do artista que utilizou o tripé higiene, educação e arte, no qual a vegetação é o elemento principal.

O local que reúne atributos históricos, uma vez que foi palco de celebrações oficiais e cívicas ligadas à condição do Rio de Janeiro enquanto sede do Império e capital do país; artística, pelo projeto do paisagista francês Glaziou que o levou ao seu primeiro tombamento; e também paisagística, reconhecendo o valor da paisagem de jardim romântico que o bem oferece, foi construído no século XVIII.

Fonte: Minc


Compartilhar:


Anterior Próximo


Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
6 + 7 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Paisagista Cris Munhoz: Paisagismo e o mercado imobiliário
Paisagista Cris Munhoz: Paisagismo e o mercado imobiliário

Cris Munhoz Paisagismo, uma empresa com 4 anos no mercado de Curitiba que desenvolve projetos para grandes empresas

Lançamentos
Concurso - Minha fotomontagem é TOP!
Concurso - Minha fotomontagem é TOP!

Concurso - Minha fotomontagem é TOP!

Confira a nova versão do Sistema AuE Paisagismo: 2016
Confira a nova versão do Sistema AuE Paisagismo: 2016

Conheça as novidades da AuE Software - Novas possibilidades.

Dicas Técnicas
HydroLANDSCAPE 2016: Encontrando Aspersores Desconectados
HydroLANDSCAPE 2016: Encontrando Aspersores Desconectados

Veja como identificar aspersores desconectados e como corrigir a setorização no projeto de irrigação feito com o HydroLANDSCAPE de forma simples.

LandMANAGER 2016: Modos de Visualizações
LandMANAGER 2016: Modos de Visualizações

Veja como gerenciar seu projeto através dos modos de visualização do LandMANAGER 2016.

PhotoLANDSCAPE 2016 - Mais realismo com menos cliques
PhotoLANDSCAPE 2016 - Mais realismo com menos cliques

Veja como deixar sua fotomontagem mais realista com as novas ferramentas do PhotoLANDSCAPE 2016

AutoLANDSCAPE 2016: Criar relatórios personalizados
AutoLANDSCAPE 2016: Criar relatórios personalizados

Aprenda a criar relatórios personalizados utilizando o programa de paisagismo AutoLANDSCAPE

Novidades
LandMANAGER 2016: Seja um usuário Beta
LandMANAGER 2016: Seja um usuário Beta

Seja um usuário Beta e um dos primeiros a experimentar o programa de Gerenciamento de Áreas Verdes da AuE Software

Curiosidades
Arquiteto mexicano recebe em Moscou maior prêmio mundial para paisagistas
Arquiteto mexicano recebe em Moscou maior prêmio mundial para paisagistas

O mexicano Mario Schjetnan recebeu em Moscou o prêmio Internacional "Sir Geoffrey Jellicoe Award 2015", o maior prêmio para arquitetos de paisagismo

Novos bens culturais do Brasil
Novos bens culturais do Brasil

Novos bens culturais do Brasil: Jardins de Burle Marx Recife, Campo de Santana Rio de Janeiro, arte das cuias no Amazonas

Eventos
Primeiro Encontro ANP de Paisagismo
Primeiro Encontro ANP de Paisagismo

EXPOLAZER PAISAGISMO - 14 a 17 de Julho - Expo Center Norte sediará o Primeiro Encontro ANP de Paisagismo

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 11 No 132 / Maio de 2015

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto paisagístico do SESI de Ribeirão Preto
Projeto paisagístico do SESI de Ribeirão Preto

Projeto de paisagismo revitaliza área degradada no SESI em Ribeirão Preto e transforma jardim em referência local.

Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo
Projetos de paisagismo do paisagista Carlos Renzo

Projetos de paisagismo desenvolvidos por Carlos Renzo, com foco em soluções criativas, valorização dos espaços e apresentação profissional para encantar clientes e impulsionar vendas.

O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chácara de São Paulo
Paisagismo em Chácara de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
1 + 0 = ? *