Paisagista Dimas Kubo: paisagismo oriental
Autor: Regina Motta - Data: 08/07/2014
Promovido pela AuE Soluções, em 2007, o 1° Concurso de Fotomontagem contou com várias participações de usuários do software PhotoLANDSCAPE. Conversamos com alguns deles para sabermos o que acharam do concurso e como o programa os auxilia no dia-a-dia profissional, Entre eles estava o Paisagista Dimas Kubo que nos falou sobre a sua vocação, herdada da família.
Concurso de Fotomontagem
Hoje temos o prazer de conversar novamente com ele, não só sobre a sua atividade na Dimas Kubo Paisagismo, mas também sobre suas atividades paralelas no ramo da Cultura.
Aue Soluções: Como é trabalhar em uma profissão que envolve toda a família? Conte-nos um pouco sobre esta experiência.
Contar com o conhecimento dos nossos antepassados sempre é muito gratificante, em todas as áreas do conhecimento, pois as trocas de experiências faz com que crescemos e nos desenvolvemos , aprendendo com os erros e acertos de nossos familiares.
Aue Soluções: Quais os projetos com os quais você está trabalhando hoje?
Hoje é cada vez maior o número de famílias que moram em apartamentos. Com isso o espaço para paisagismo residencial diminuiu consideravelmente, fazendo com que os jardins verticais sejam uma tendência que conquistou edificações em vários países, ajudando a manter a relação entre pessoas e a natureza, mesmo com a falta de espaços.
Aproveitando essa tendência, atualmente estou executando vários projetos dessa natureza.
Aue Soluções: Nestes últimos anos, você tem percebido mudanças nas exigências para um projeto de paisagismo?O que mudou?
Nos dias de hoje, com o desenvolvimento tecnológico, os clientes querem uma qualidade de vida melhor para suas famílias, através de projetos cada vez mais sofisticados, com espaços paisagísticos completos, incluindo iluminação, automação para irrigação, etc., muito diferente do paisagismo de antigamente, onde não havia uma preocupação com a sustentabilidade e a reciclagem de materiais e a preservação dos recursos naturais.
Aue Soluções: Você tem alguma especialidade ou preferência por trabalhar com alguma área específica do projeto paisagístico?
Sempre gostei, (deve ser pela influência familiar), de projetos ligados ao paisagismo oriental. Sempre que posso deixo a "minha marca" nessa área em meus projetos.
Aue Soluções: Qual é o papel do paisagismo dentro da lógica do mercado imobiliário?
A tendência nos dias de hoje é as famílias viveram dentro de "condomínio clubes", onde as construtoras desenvolvem projetos com vista para a segurança e o bem estar das pessoas, sem precisarem sair para a área externa, utilizando da estrutura interna, pois esses condomínios são verdadeiros clubes, com diversas atividades de lazer, onde os espaços destinados ao paisagismo são cada vez mais privilegiados.
Aue Soluções: Como a tecnologia auxilia na criação de projetos paisagísticos? Quais recursos tecnológicos, softwares, você utiliza na construção de seus projetos?
Com o auxílio da tecnologia, hoje podemos apresentar para nossos clientes, uma idéia quase que real de como ficará o projeto paisagístico solicitado. Executo uma amostra do projeto no PhotoLANDSCAPE e AutoLANDSCAPE, depois demonstro a idéia para os clientes, que ficam muito satisfeitos, pois torna a visão muito mais realista do que como fazíamos anteriormente com a planta baixa, como disse na entrevista anterior para a AUE, " a maioria dos clientes não consegue visualizar o projeto do jardim na planta baixa".
Aue Soluções: O Concurso de Fotomontagens de 2007, em que você foi um dos ganhadores, representou alguma diferença em sua carreira?
Sempre que você ganha um concurso e é exposto na mídia, a tendência é acelerar suas atividades, pois você fica em evidência, o que o torna mais conhecido no mercado. Isso faz a diferença em todas as áreas.
Aue Soluções: Em sua página, vimos que você tem um programa, Jeito de Viver ,direcionado para o paisagismo. Gostaríamos de saber mais sobre ele e suas atividades na área cultural.
O programa "Jeito de Viver" era exibido no litoral paulista (Guarujá, Santos, São Vicente, Praia Grande), em um canal de TV paga, e ficou no ar por 8 meses, saindo da grade de programação após a aquisição do canal por uma grande construtora da baixada santista, que direcionou a programação para outra área. Foi uma experiência muito gratificante, o que contribuiu muito para meu desenvolvimento profissional.
Paralelamente ao paisagismo, trabalho na área cultural por quase 30 anos, o que me permitiu um desenvolvimento maior em relação à estética e sensibilidade.
Aue Soluções: Qual a sua mensagem para os jovens que estão iniciando ou pensando escolher a carreira de Paisagismo?
Um conselho para os iniciantes é manter-se sempre bem informado e atento, pois há um futuro muito promissor na área do paisagismo, onde as pessoas procuram uma qualidade de vida sempre maior e melhor. Não há soluções milagrosas, o campo é promissor, mas exige conhecimento e bons profissionais, que se formam ao longo do tempo e não da noite para o dia. Por isso aconselho a utilização dos recursos da tecnologia, para auxiliá-los no desenvolvimento de seus trabalhos, como os programas desenvolvidos pela AUE, que são ferramentas que possibilitam a execução de projetos com grande qualidade, e isso é que faz a diferença.
Dimas Kubo Paisagismo
Anterior Próximo