Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ

Autor: Milayne Ferraz - Data: 29/09/2020

Paisagista Guilherme Mattos

A Revista Auepaisagismo sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo, plantas e meio ambiente, te presenteia esse mês com a entrevista do Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo que atua no Rio de Janeiro (RJ).

Auepaisagismo - O que é e como atua sua empresa?

Paisagista Guilherme Mattos: A Terrá.rio é uma marca de paisagismo criada há cerca de 3 anos, em 2017, com atuação voltada para o paisagismo de interiores, mas que já está se expandindo para implantar jardins em exteriores também.

Elaboramos projetos e consultorias presenciais e online, atendendo aos profissionais de arquitetura, design e decoração, mas temos também nossos clientes finais. Participamos de mostras de decoração, feiras de artesanato e oferecemos oficinas de terrários.

Com nosso trabalho, procuramos proporcionar boas energias e embelezar o lar ou o local de trabalho dos nossos clientes.

Auepaisagismo - Como começou o seu interesse pela área de paisagismo? O que o levou à decisão de escolher este caminho tão necessário à qualidade de vida das pessoas e ao bem do planeta em que vivemos?

Paisagista Guilherme Mattos: Tudo começou como um hobby com a confecção de terrários abertos e fechados de cactos, suculentas e mudas de plantas tropicais, motivado pela grande paixão pela natureza, suas cores, seus aromas, formas, texturas e pelo bem-estar que ela nos proporciona!

A partir dessa paixão, fomos aprendendo, nos capacitando, evoluindo e desenvolvendo nosso trabalho, aumentando a qualidade, a variedade e o cuidado com tudo o que produzimos. Na verdade, nosso aprendizado é contínuo!

Foi com este entusiasmo que passamos a querer fazer parte do dia a dia das pessoas, levando até elas, um pedacinho da natureza, através de um vaso que compõe aquele canto da sala, de um terrário fechado e autossuficiente decorando aquele belo móvel e agora, montando aquele belo jardim em áreas externas!

Auepaisagismo - Houve dificuldades no início? Como as venceu?

Paisagista Guilherme Mattos: Eu diria que as maiores dificuldades que enfrentamos no início da nossa atuação foi o entendimento de como esse mercado funciona. Foi entender como ocorre a interação do meio do paisagismo com os demais profissionais, buscando sempre a melhor maneira de atendê-los.

Auepaisagismo - Conte-nos um pouco sobre seu trabalho no Rio de Janeiro. Quais as características marcantes do paisagismo nesta região?

Paisagista Guilherme Mattos: O Rio de Janeiro por si só, já é um jardim a céu aberto, projetado pela Mãe Natureza! Cercado por parques naturais, encontramos milhares de exemplares da nossa Mata Atlântica que servem de inspiração para nossos projetos de paisagismo.

Nós cariocas, podemos contar com quiosques de plantas e floriculturas com muita facilidade pelas ruas de bairros como Copacabana e Ipanema, dentre outros. Temos também uma grande quantidade de hortos e garden centers de muita qualidade, variedade e organização. Existe também uma região que é pólo de produção e cultivo de exemplares botânicos diversos, que foi casa do nosso mestre Burle Marx.

Desde 1949, quando adquiriu um sítio para organizar sua coleção em botânica, Burle Marx passou a influenciar naturalmente com seu trabalho, os produtores rurais da região, que começaram a migrar suas atividades para o cultivo da vegetação ornamental, aproveitando as características naturais desta região, que por si só, facilitam esta produção.

Hoje, este sítio, conhecido como Sítio Roberto Burle Marx, é aberto à visitação do público que pode apreciar toda sua lindíssima e vasta coleção botânica.

Auepaisagismo - Você é usuário de nossos softwares LandOffice Standard - (Photo+Visual+Calc). O que mudou em seu trabalho com o uso dos softwares? Qual a sua avaliação sobre ele?

Paisagista Guilherme Mattos: Antes da utilização dos softwares da Aue, fazíamos uso de imagens e referências para passar aos clientes e profissionais uma ideia do que estávamos propondo. Alguns desenhos à mão livre também foram feitos em algumas situações, mas percebemos que precisávamos evoluir e oferecer uma consultoria ainda mais profissional.

É claro que ainda utilizamos essas imagens e referências para nos auxiliar no dia a dia; mas principalmente para jardins externos, a utilização dos programas da Aue nos proporcionaram uma ferramenta poderosa para desenhos em planta baixa humanizada, vistas 3D e um vasto catálogo de vegetação e elementos para compor todo o projeto.

Hoje, apresentamos nosso paisagismo aos clientes finais e profissionais com ainda mais qualidade e facilidade de entendimento de como tudo vai ficar após a implantação. Assim, reduzimos bastante a lacuna que poderia existir entre a expectativa e a realidade.

Auepaisagismo - Imaginamos que todos os projetos são especiais ao seu criador, mas há algum que lhe deu maior sentimento de realização?

Paisagista Guilherme Mattos: Realmente foram muitos projetos desenvolvidos até aqui.

Participamos de algumas das maiores mostras de decoração do país, como o CasaCor® e o MorarMais®; mostras especiais de Natal e decoração em grandes shoppings no Rio e realizamos projetos para profissionais e clientes diretos, todos de enorme importância e sempre desafiadores para nós.

Mas eu diria que o paisagismo que executamos para um estúdio especializado em design de interiores foi bastante importante! Implantamos um conjunto com cerca de 60 vasos de barro bem-dispostos por um apartamento loft em uma mostra de decoração. O carro chefe do paisagismo deste espaço foi o urban jungle sobre um mezanino onde trouxemos exemplares de palmeiras Licualas, Ráfis, Costelas de Adão, Ravenalas, dentre outras.

Auepaisagismo - Qual a sua avaliação de nossos Cursos online? Conte-nos sobre os Cursos que você fez.

Paisagista Guilherme Mattos: Os cursos online da Aue são fundamentais para que possamos conhecer os programas adquiridos e aprender a utilizá-los da maneira mais eficiente.

Já participei das aulas de todos os programas que adquiri, o PHOTO, VISUAL e CALC. Os instrutores são muito bem capacitados e nos explicam e orientam com bastante clareza e paciência. Um ponto forte dessas oficinas! Há espaço também, para tirarmos dúvidas pontuais de situações que estamos enfrentando em nossos próprios projetos, além de contarmos com a equipe de suporte no dia a dia.

Auepaisagismo - Qual seria a sua recomendação para os iniciantes que se decidem pela bela profissão de embelezar o planeta e, em consequência, valorizar o ambiente das cidades.

Paisagista Guilherme Mattos: Sem dúvida, eu diria para nunca desistirem dos seus sonhos. Surgirão dificuldades, o que é muito natural, mas procurem se dedicar, aprender a todo momento, pedir ajuda e orientações a quem já passou pela situação que vocês estarão enfrentando.

Um trabalho fim a fim com paisagismo exige muito planejamento, para que cada fase seja executada de maneira plena e com tranquilidade. Nós temos que entender, é claro, de botânica, cuidados, clima, etc, mas também de logística e cronogramas para implantações, dentre outros, além de marketing e redes sociais, para divulgação do nosso trabalho, enfim, são muitas as disciplinas.

Mas sigam em frente! A natureza agradece!

Conheça este encantador projeto de Jardim de inverno integrado a residência, do Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo.

Planta baixa humanizada do Jardim de inverno


Planta baixa humanizada do Jardim de inverno

Onde foi? Em que cidade? Qual o tamanho do terreno?

Paisagista Guilherme Mattos: O projeto foi realizado e executado para um imóvel cuja área externa possuía aproximadamente 75m2 aqui no Rio de Janeiro (RJ).

Qual o maior desafio deste trabalho?

Paisagista Guilherme Mattos: Posso dizer que foram alguns desafios, dentre eles, o de aproveitar ao máximo a vegetação existente do cliente e o de propor uma vegetação nova ao ambiente de sombra, tudo dentro o orçamento disponível.

Detalhamento em vista do Jardim de inverno


Detalhamento em vista do Jardim de inverno

Quais eram as exigências do cliente?

Paisagista Guilherme Mattos: Aproveitar ao máximo a vegetação existente. A maioria era de Sol pleno, estavam debilitadas e não haviam se desenvolvido de maneira saudável. Apenas alguns exemplares de sombra/meia sombra puderam ser incorporados ao projeto.

Detalhamento em vista do Jardim de inverno


Detalhamento em vista do Jardim de inverno

Qual foi a sua ideia principal ao criar o projeto?

Paisagista Guilherme Mattos: Como a principal característica do ambiente era de luminosidade à sombra/meia sombra, optamos por uma nova vegetação que remetesse às densas florestas tropicais, de médio porte, para que o cliente pudesse acompanhar seu desenvolvimento.

Perspectiva do Jardim de inverno


Perspectiva do Jardim de inverno

Quais espécies você acha que foram as mais importantes neste projeto?

Paisagista Guilherme Mattos: Utilizamos os Guaimbês e Bromélias como destaque para coberturas mais baixas nas jardineiras e a Pleomele e a Dracena roxa para as maiores alturas, cobrindo um muro existente. Para o jardim vertical, o principal destaque foi a Samambaia Americana, que voltou com tudo no paisagismo, e que recebeu a companhia de algumas mudas da Alocasia amazonica, Avenca, dentre outras.

Perspectiva do Jardim de inverno


Perspectiva do Jardim de inverno

Na sua opinião como o jardim influenciou (ou vai influenciar) o lugar?

Paisagista Guilherme Mattos: Sem dúvida! O jardim de inverno do cliente é um espaço para relaxamento e socialização, por isso, a importância de que a vegetação estivesse em sintonia com estes objetivos e pudesse acolher os moradores e visitantes.

Perspectiva do Jardim de inverno


Perspectiva do Jardim de inverno

Contato:
Terrá.rio Paisagismo
Telefone: (21) 9 9204-4086
Instagram: @terra.riopaisagismo
Site: http://bit.ly/terrarioweb

Veja também:
Conheça Felipe Abreu Muzel, Campeão do concurso de Fotomontagem
Designer de Interiores Elaine Mattos Motta e o paisagismo em Cuiabá MT
Bate papo com Guilherme Motta e Regina Motta 17 Anos da AuE Paisagismo
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ

Tudo começou como um hobby com a confecção de terrários abertos e fechados de cactos, suculentas e mudas de plantas tropicais, motivado pela natureza.

Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP.
Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP.

Dia 04 de outubro foi dia do paisagista, e para marcar essa data entrevistamos Eliana Azevedo, Presidente da ANP, que nos conta sua trajetória.

Ensino de paisagismo
Acompanhe como foi o 2º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância
Acompanhe como foi o 2º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância

A AuE realizou seu 2° Curso de conceitos básicos de irrigação em parceria com o Marcelo Zlochevsky. Veja como foi!

Veja como foi o 2º Curso de Marketing Digital para Paisagistas
Veja como foi o 2º Curso de Marketing Digital para Paisagistas

A AuE realizou seu 2° Curso de Marketing para Paisagismo em parceria com a profissional Radmick Sousa. Veja como foi!

Acompanhe como foi o 1° curso de LandMANAGER com o CEO Guilherme Motta
Acompanhe como foi o 1° curso de LandMANAGER com o CEO Guilherme Motta

A AuE realizou seu 1° Curso de LandManager com o Guilherme Motta. Veja como foi!

AuE Network
Vasos FiberGlass - Atualizados em 2020 - 1 de 2
Vasos FiberGlass - Atualizados em 2020 - 1 de 2

Atualizamos a coleção de vasos fiberglass, revisando desenhos de CAD, modelos 3D e materiais. Atualize seu sistema.

Vasos FiberGlass - Materiais para as coleções 2020
Vasos FiberGlass - Materiais para as coleções 2020

Os modelos 3D ficam bem melhores quando aplicamos materiais. Esta coleção foi feita a partir das cores do catálogo FiberGlass.

Dicas Técnicas
AuE LandOFFICE: Personalizando relatórios do sistema AuE LandOFFICE
AuE LandOFFICE: Personalizando relatórios do sistema AuE LandOFFICE

Veja como personalizar os relatórios da Aue, mudando fonte de letra, logomarca, cores, margens e até mesmo o conteúdo do relatório.

AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Como criar curvas de nível com polylines
AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Como criar curvas de nível com polylines

Veja neste tutorial como criar curvas de nível através de polylines no AutoLANDSCAPE e consiga representar fielmente seu terreno no VisualPLAN

PhotoLANDSCAPE: Como criar lagos artificiais
PhotoLANDSCAPE: Como criar lagos artificiais

Veja neste tutorial como criar de maneira simples um lago artificial em sua fotomontagem no PhotoLANDSCAPE.

PhotoLANDSCAPE: Como incluir objetos em 3D diretamente no programa
PhotoLANDSCAPE: Como incluir objetos em 3D diretamente no programa

Veja neste tutorial como incluir objetos 3D diretamente no PhotoLANDSCAPE e complemente sua fotomontagem.

VisualPLAN: Como conseguir efeito de outra cor no material no 3D
VisualPLAN: Como conseguir efeito de outra cor no material no 3D

Veja neste tutorial como conseguir o efeito de outra cor no material no 3D do VisualPLAN de maneira simples e rápida.

VisualPLAN: Como criar jardim vertial com o programa
VisualPLAN: Como criar jardim vertial com o programa

Veja neste tutorial como criar de maneira simples e com poucos cliques um belo jardim vertical para agradar seus clientes.

Novidades
Mostra digital: "Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas" do instituto Inhotim
Mostra digital: "Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas" do instituto Inhotim

O Instituto Inhotim inaugurou uma nova exposição online e grauita, com informações sobre plantas do Jardim Botânico do museu.

Projeto Janelas CASACOR: reflexões sobre a casa pós-pandemia
Projeto Janelas CASACOR: reflexões sobre a casa pós-pandemia

A mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, adiou o evento para 2021, e espalhará vitrines por todo o país.

Votação aberta para o 2º Concurso Internacional Paisagismo: 3D e Planta humanizada do VISUALPLAN
Votação aberta para o 2º Concurso Internacional Paisagismo: 3D e Planta humanizada do VISUALPLAN

Apresentação dos projetos do 2º Concurso Internacional Paisagismo : 3D e Planta baixa humanizada do VISUALPLAN.

Notícias
XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?
XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?

Veja mais sobre o ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo.

Tour Virtual: ROBERTO BURLE MARX - Um mestre muito além do paisagismo modernista!
Tour Virtual: ROBERTO BURLE MARX - Um mestre muito além do paisagismo modernista!

Arquiteto, paisagista, pintor e muito mais! Roberto Burle Marx deixou para o Rio de Janeiro e o Brasil um legado único.

FIPA - Festival Internacional del Paisage Online
FIPA - Festival Internacional del Paisage Online

Veja mais sobre o Festival Internacional del Paisage Online e a 1° Competição Latino-americano de Jardins.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 196 / Setembro de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Chácara em Campo Alegre
Chácara em Campo Alegre

Alexandre Kempinsky

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*