Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP.

Autor: Milayne Ferraz - Data: 13/10/2020

A Revista AuE Paisagismo sempre apresentando os paisagistas e demais profissionais da área de paisagismo, plantas e meio ambiente, te presenteia no mês do paisagista com a entrevista da Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, presidente da Associação Nacional de Paisagismo, a ANP.

Eliana Azevedo

Auepaisagismo: Fale um pouco sobre sua carreira e como chegou a Presidência da ANP.

Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo: Comecei a trabalhar com paisagismo em 1986, logo após voltar de Milão, Itália onde estudei e estagiei no escritório AG&P – greenscape – de Emanuelle Bortolotti e Paolo Villa.

Foi uma experiência muito interessante! Aprendi muito, inclusive a valorizar a nossa flora, que os europeus no geral apreciam tanto. Nessa época, sinto que foi semeado em mim o interesse extremo pela ecologia, por paisagens harmoniosas, por nossas paisagens. O interesse pela função ambiental do paisagismo só fez crescer com o passar do tempo.
Assim que cheguei ao Brasil fundei a Green House paisagismo, e ao longo desses anos fizemos vários projetos, com destaque para a casa de praia do cineasta Hector Babenco, Háras Carandá, Coudelaria Rocas do Vouga, Botanic Gourmand Hotel – este último em parceria com o paisagista inglês John Brookes.
Sempre considerei muito importante reciclar os conhecimentos e assim fiz vários cursos, desde Botânica – USP (ouvinte), Geo design na PENN State University e mais recentemente Especialização – MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na UNINTER.
Em 1995, como resultado da insatisfação de vários paisagistas em relação à falta de reconhecimento da profissão, a falta de base acadêmica específica para o bom desenvolvimento do profissional, foi feita uma reunião muito importante na casa do Marcelo Faisal. Foi nessa reunião que decidimos fundar a ANP – Associação Nacional de Paisagismo, com o propósito primeiro de regulamentar a profissão de paisagista, difundir a importância da profissão e criar as melhores condições para o desenvolvimento pleno do profissional no Brasil.
Em junho de 1995 a ANP foi fundada e eu estava lá junto com cerca de 200 paisagistas dentre eles Marcelo Faisal, Gilberto Elkis, Raul Canovas, Osvaldo Policarpo Jr, Celso Bergamasco e Maria Lucia Alalou.
Minha aproximação da diretoria da ANP aconteceu em 1998 quando Anna Maria Cavallari – presidente na época – me convidou para ser diretora de marketing.
Em 2008 fui eleita presidente da ANP, e em agosto de 2011, pelas mãos do deputado federal Ricardo Izar, foi criado o PL2043/11 que visa a Regulamentação da Profissão de Paisagista no Brasil.

Auepaisagismo: Qual a posição da ANP sobre a regulamentação da profissão do Paisagista?

Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo: A ANP iniciou o processo pela regulamentação da profissão de paisagista, somos portanto totalmente favoráveis, essa é a nossa causa primeira. Vou além, penso ser extremamente prejudicial ao Brasil o fato de ainda não termos a profissão regulamentada.
No meu primeiro mandato percebi que precisávamos crescer enquanto instituição e sermos reconhecidos no Brasil e Internacionalmente. O intuito era buscar apoio de grandes instituições para a nossa causa. E conseguimos! Como fruto de várias ações nos aproximamos de instituições estrangeiras e conseguimos o apoio formal da A.S.L.A. – American Society of Landscape Architects – a maior e mais importante associação de paisagistas do mundo, a IFLA – International Federation of Landscape Architects, CLARB – Council of Landscape Architects Registration Boards e o GBC – Green Building Council.

Assim, os maiores órgãos internacionais de paisagismo apoiam abertamente a regulamentação da profissão de Paisagismo no Brasil. Fiquei emocionada com esse apoio tão franco, com tanto empenho. Eles nos enviaram materiais importantíssimos demonstrando a enorme relevância da regulamentação da profissão de paisagista para os países que se preocupam com os efeitos das mudanças climáticas. Ter profissionais com formação acadêmica robusta específica em Paisagismo faz toda a diferença para o planejamento urbano sustentável.

O PL2043/2011 foi aprovado na Câmara dos Deputados e agora segue para o SENADO.
Estamos na reta final! Após o Senado o projeto de Lei seguirá para sanção presidencial.
Além dos apoios citados anteriormente, também tivemos grande apoio da UFRJ, que tem a única faculdade de Paisagismo no Brasil. Com a regulamentação, o objetivo é ter muitas faculdades de paisagismo mais. Estamos trabalhando para isso!

ANP



Auepaisagismo: Qual a melhor alternativa para quem está no mercado informalmente? A quem procurar? Como proceder?

Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo: Para os profissionais que atuam na área do paisagismo e que são formados em Arquitetura, Engenharia Florestal, Agronomia, Biologia e Artes Plásticas, não precisam se preocupar pois tudo continuará como está, sem nenhuma alteração.

Para os formados em outras áreas, teremos duas situações:
1. formados em qualquer outra área porém com diploma de pós graduação em Paisagismo, serão considerados Paisagistas;
2. Os que não possuem graduação, mas que na data da aprovação da Lei conseguirem provar (por meio de notas fiscais, acervo técnico, sites, projetos aprovados pelos clientes, imagens, reportagens, etc) que atuam no Paisagismo há mais de 5 anos, também serão considerados Paisagistas. Porém, nos dois casos isso é apenas até a aprovação da Lei. Após isso apenas cursando a faculdade específica de Paisagismo.

Auepaisagismo:Como a ANP enxerga o mercado atual, com toda essa Pandemia, e o cenário de curto prazo?

Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo: Antes de mais nada quero dizer que me solidarizo com todos que foram duramente atingidos por essa doença terrível.
Com relação ao mercado de paisagismo, apesar da pandemia ter pegado todo mundo de surpresa, parando tudo, e há quem diga que se prolongue mais até meados do ano que vem, eu digo que sou muito otimista e gosto de ver o lado bom das coisas. Se há um lado bom na pandemia é o lado que nos fez parar para pensar no que estamos fazendo com o nosso planeta, nas agressões desmedidas à natureza. As consequências estão começando a aparecer e não são boas.

Isso claramente ficou explícito no início da pandemia, após 2 ou 3 meses quando foi divulgado na televisão um comparativo por foto de satélite sobre a poluição na Europa antes e depois - como ela diminuiu nos grandes centros. Sem a interferência do homem – com tudo parado por conta da pandemia - a natureza se recuperou rapidamente. Isso nos leva a pensar o seguinte: não é possível parar a humanidade, mas precisamos urgentemente encontrar uma forma de ter crescimento e desenvolvimento sem prejuízo ao meio ambiente, pois do contrário os maiores prejudicados seremos nós mesmos.

A profissão que atua mais diretamente no planejar a vida harmoniosa entre o homem e a natureza é o Paisagista. É o Paisagista que poderá transformar nossas cidades em cidades resilientes e sustentáveis.

Sendo assim, estou certa de que para os profissionais que tiverem o viés para o paisagismo ecológico, com soluções baseadas na natureza, o momento pós-pandemia será promissor.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Paisagista e Artista Plástica, acesse: https://www.greenhousepaisagismo.com.br/

Para mais informações sobre a ANP: http://anponline.org.br/portal/.

Veja também:
Especialista em Jardins Históricos e Escritor: Rafael Blanco Almenta
Conheça Felipe Abreu Muzel, Campeão do concurso de Fotomontagem
Paisagista Adolfo Gabriel Ayala Moreno: Festival Internacional de Jardins de Allariz 2016
Paisagista Margareth Menezes Cortez , da Verde Novo Paisagismo Ltda, Belo Horizonte, MG


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
2 + 5 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Fátima Machado - Data: 17/10/2020 21:16:52

Excelente matéria, folgo em saber q nossa regulamentação falta bem pouco para torná realidade.


AuE Responde: Prezada Fátima, é realmente uma boa notícia que temos prazer em divulgar!




Entrevista
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ
Paisagista Guilherme Mattos, da Terrá.rio Paisagismo, Rio de Janeiro - RJ

Tudo começou como um hobby com a confecção de terrários abertos e fechados de cactos, suculentas e mudas de plantas tropicais, motivado pela natureza.

Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP.
Conheça a Paisagista e Artista Plástica Eliana Azevedo, Presidente da ANP.

Dia 04 de outubro foi dia do paisagista, e para marcar essa data entrevistamos Eliana Azevedo, Presidente da ANP, que nos conta sua trajetória.

Ensino de paisagismo
Acompanhe como foi o 2º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância
Acompanhe como foi o 2º Curso de conceitos básicos de irrigação a distância

A AuE realizou seu 2° Curso de conceitos básicos de irrigação em parceria com o Marcelo Zlochevsky. Veja como foi!

Veja como foi o 2º Curso de Marketing Digital para Paisagistas
Veja como foi o 2º Curso de Marketing Digital para Paisagistas

A AuE realizou seu 2° Curso de Marketing para Paisagismo em parceria com a profissional Radmick Sousa. Veja como foi!

Acompanhe como foi o 1° curso de LandMANAGER com o CEO Guilherme Motta
Acompanhe como foi o 1° curso de LandMANAGER com o CEO Guilherme Motta

A AuE realizou seu 1° Curso de LandManager com o Guilherme Motta. Veja como foi!

AuE Network
Vasos FiberGlass - Atualizados em 2020 - 1 de 2
Vasos FiberGlass - Atualizados em 2020 - 1 de 2

Atualizamos a coleção de vasos fiberglass, revisando desenhos de CAD, modelos 3D e materiais. Atualize seu sistema.

Vasos FiberGlass - Materiais para as coleções 2020
Vasos FiberGlass - Materiais para as coleções 2020

Os modelos 3D ficam bem melhores quando aplicamos materiais. Esta coleção foi feita a partir das cores do catálogo FiberGlass.

Dicas Técnicas
AuE LandOFFICE: Personalizando relatórios do sistema AuE LandOFFICE
AuE LandOFFICE: Personalizando relatórios do sistema AuE LandOFFICE

Veja como personalizar os relatórios da Aue, mudando fonte de letra, logomarca, cores, margens e até mesmo o conteúdo do relatório.

AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Como criar curvas de nível com polylines
AutoLANDSCAPE e VisualPLAN: Como criar curvas de nível com polylines

Veja neste tutorial como criar curvas de nível através de polylines no AutoLANDSCAPE e consiga representar fielmente seu terreno no VisualPLAN

PhotoLANDSCAPE: Como criar lagos artificiais
PhotoLANDSCAPE: Como criar lagos artificiais

Veja neste tutorial como criar de maneira simples um lago artificial em sua fotomontagem no PhotoLANDSCAPE.

PhotoLANDSCAPE: Como incluir objetos em 3D diretamente no programa
PhotoLANDSCAPE: Como incluir objetos em 3D diretamente no programa

Veja neste tutorial como incluir objetos 3D diretamente no PhotoLANDSCAPE e complemente sua fotomontagem.

VisualPLAN: Como conseguir efeito de outra cor no material no 3D
VisualPLAN: Como conseguir efeito de outra cor no material no 3D

Veja neste tutorial como conseguir o efeito de outra cor no material no 3D do VisualPLAN de maneira simples e rápida.

VisualPLAN: Como criar jardim vertial com o programa
VisualPLAN: Como criar jardim vertial com o programa

Veja neste tutorial como criar de maneira simples e com poucos cliques um belo jardim vertical para agradar seus clientes.

Novidades
Mostra digital: "Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas" do instituto Inhotim
Mostra digital: "Entre folhas e formas: uma viagem ao universo das aráceas" do instituto Inhotim

O Instituto Inhotim inaugurou uma nova exposição online e grauita, com informações sobre plantas do Jardim Botânico do museu.

Projeto Janelas CASACOR: reflexões sobre a casa pós-pandemia
Projeto Janelas CASACOR: reflexões sobre a casa pós-pandemia

A mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, adiou o evento para 2021, e espalhará vitrines por todo o país.

Votação aberta para o 2º Concurso Internacional Paisagismo: 3D e Planta humanizada do VISUALPLAN
Votação aberta para o 2º Concurso Internacional Paisagismo: 3D e Planta humanizada do VISUALPLAN

Apresentação dos projetos do 2º Concurso Internacional Paisagismo : 3D e Planta baixa humanizada do VISUALPLAN.

Notícias
XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?
XV ENEPEA BRASIL 2020 - Rupturas ou Continuidades?

Veja mais sobre o ENEPEA - Encontro Nacional de Ensino de Paisagismo em Escolas de Arquitetura e Urbanismo.

Tour Virtual: ROBERTO BURLE MARX - Um mestre muito além do paisagismo modernista!
Tour Virtual: ROBERTO BURLE MARX - Um mestre muito além do paisagismo modernista!

Arquiteto, paisagista, pintor e muito mais! Roberto Burle Marx deixou para o Rio de Janeiro e o Brasil um legado único.

FIPA - Festival Internacional del Paisage Online
FIPA - Festival Internacional del Paisage Online

Veja mais sobre o Festival Internacional del Paisage Online e a 1° Competição Latino-americano de Jardins.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 17 No 196 / Setembro de 2020

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*