Paisagista Vivian Perazzio: Bem Verde Horta & Jardim e a Casa Ecológica
Autor: Regina Motta - Data: 02/06/2014
Vivian Perazzio, paulistana, paisagista, pedagoga, florista e Design de interiores, formada em pedagogia UNIP/SP ( 1990), em Design de interiores no CEFET/ FORTALEZA/CE (1996), com cursos de paisagismo na EPP - Escola Paulista de Paisagismo (1998), atuou como paisagista em Natal/RN entre 2001 até 2006.
Frequentou o curso "Projetos Paisagísticos" no Jardim Botânico no Rio de Janeiro (2007), migrou para o RJ em 2007 e então participou do evento "Rio para Paisagistas" RJ (2012).
Fez curso de imersão com o paisagista Raul Cânovas/SP (2013). Trabalha com o software "PHOTOLANSDCAPE" da AUE Soluções, desde 2006. Atualmente reside no Rio de Janeiro, é sócia proprietária na Bem Verde Horta & Jardim, empresa especializada em projetos, execução e manutenção de jardins, hortas e oficinas na área de jardinagem na Fundação Casa de Rui Barbosa no RJ.
Aue Soluções: Em 2009, conversamos com a Paisagista Vivian Perazzio na época atuando em Natal.
Sabemos que hoje você atua no Rio de Janeiro. Pode nos falar sobre este novo caminho?
Bem, depois de um período de dez anos atuando em Natal, e fazendo sempre cursos de atualização entre Rio de Janeiro e São Paulo, senti necessidade de retornar ao sudeste. Encantei-me com a flora do Rio, com o clima e uma nova oportunidade de reciclagem profissional.
Entre muitos cursos, palestras, visitas a lugares que não conhecia, despertaram uma vontade maior, que ia além de projetar jardins. Queria implantar projetos que tivessem uma preocupação maior com o ecossistema. O uso de agrotóxicos, o desperdício, tudo isso me incomodava muito.
O contato cada vez mais distante das crianças com a natureza, a falta de qualidade de vida, entre muitos assuntos me fazia buscar alguma forma de passar meu conhecimento adiante.
Nesse período, conheci uma paisagista carioca, Mônica Leão, e senti uma sintonia nos objetivos. Dessa vontade de unir experiências surgiu a Bem Verde Horta & Jardim, que tem como foco projetos paisagísticos para escolas, como composteiras e hortas formando um ciclo pedagógico (adubo da composteira - horta - resíduos - composteira ), bem como viveiros de mudas nativas que chamamos de "Casa Ecológica" para uso pedagógico. Também atuamos em condomínios e em residências.
Aue Soluções: Que serviços A Bem Verde oferece hoje no mercado?
Desenvolvemos projetos e execução em paisagismo, manutenção de jardins em condomínios, escolas e residências.
Também fazemos a implantação de hortas urbanas em residências, condomínios, varandas, escolas, restaurantes. A Bem Verde também procura capacitar as pessoas. Oferecemos diversas oficinas, tais como: horta doméstica, horta de temperos em vasos, ervas medicinais, arranjos florais, jardins em vasos, jardinagem para crianças, entre outros, na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.
Aue Soluções: O que mudou nestes 5 anos na área de Paisagismo? Acredita que há uma maior valorização do profissional e melhorias nas condições de trabalho?
Nestes cinco anos muita coisa aconteceu. Fiz novos cursos visando mostrar que o paisagismo está preocupado com a qualidade de vida das pessoas. Também tenho percebido que a valorização do profissional vem ganhando força, principalmente após a regulamentação da profissão, que foi possível com muito empenho da ANP (Associação Nacional de Paisagismo. Acredito que agora as condições de trabalho virão. Nós procuramos fazer projetos mais descontraídos, com a valorização e introdução de plantas da nossa flora, para criar um estilo e identidade nacional.
Aue Soluções: Percebemos hoje o crescimento, principalmente nas grandes cidades, da demanda por áreas de lazer. Isso tem se refletido na demanda por projetos de paisagismo?
As áreas destinadas ao lazer estão aumentando. Acredito que a população deve exigir isso cada vez mais, caso contrário ficaremos espremidos entre carros, prédios e teremos apenas cimento ao redor. Fatores como a poluição visual e sonora elevam o nível de estresse. Também a poluição, a falta de lugares para a prática de esportes impactam a vida. Sem contar com as catástrofes causadas por pisos impermeabilizados onde a água não tem como chegar ao solo, inundando ruas, casas e outros lugares.
É importante pensar em paisagismo para o futuro, principalmente nas árvores, que dependendo da espécie, podem trazer problemas se não forem colocadas em local adequado.
Buscamos manter sempre a qualidade em nossos serviços, e pensamos na sustentabilidade nos projetos que desenvolvemos, com a utilização de produtos orgânicos.
Aue Soluções: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Há uma preocupação com a frequência da manutenção?
Quando se vai projetar um local, tem de se levar em conta diversos fatores para chegar a colocar uma espécie botânica. Fatores como posição geográfica, que tipo de arquitetura está em volta, as pessoas que utilizarão aquele local, o tipo de solo, espaço físico e uma boa conversa com seu cliente. A manutenção é fator fundamental, visto que estamos lidando com algo vivo e o jardim está sempre em constante movimento, não é algo estático. Hoje oferecemos esse serviço para condomínios e residências em que temos alguns diferenciais, que é o tratamento e nutrição das plantas,aplicados via foliar, que não agridem as pessoas e o meio ambiente. Oferecemos também uma reforma programada,através de fotomontagem utilizando o "Photolanscape", apresentando uma montagem da paisagem ao cliente por partes, onde é possível programar-se financeiramente para as mudanças do jardim.
Aue Soluções: Existe alguma dificuldade com fornecimento das espécies escolhidas para o projeto?
Sim, existe, mas no Rio de Janeiro temos bons fornecedores. Infelizmente em alguns lugares que morei , a dificuldade é latente e se resume a poucas espécies. Não dá para criar algo muito exuberante.
Aue Soluções: Você é usuária do PhotoLANDSCAPE, como é trabalhar com ele em seus projetos?
Trabalho com o PhotoLANDSCAPE desde 2006 e a utilização do programa otimizou meu trabalho. A nossa comunicação com o cliente foi facilitada visualmente, dando uma real noção de como vai ficar o projeto, e deixando-o mais à vontade para apreciar e modificar caso se faça necessário.
Aue Soluções: Dentre os projetos que você realizou, qual deles vocês destacaria?
Na área de projetos públicos, poderia destacar:
Jardim do "Passadiço Cultural" e a reconstituição do projeto paisagístico da "Bica da Rainha" que é um patrimônio histórico e cultural, ambos localizados no Rio de Janeiro.
A criação da "Casa Ecológica", que é um projeto de uma casa construída em bambu e garrafas PET. Nesta casa, é feito o plantio de sementes de árvores nativas, e a criança acompanha seu ciclo até a hora do plantio, que é feito em áreas degradadas.
JARDIM DO PASSADIÇO CULTURAL
Inaugurado em 18 de setembro de 2012, o Passadiço Cultural é um charmoso corredor construído para interligar os fóruns trabalhistas da Rua do Lavradio e da Avenida Gomes Freire. O espaço ficará aberto para circulação do público das 7h30 às 17h, para entrada ou saída de servidores até às 19h30 e, extraordinariamente, em horários outros a serem definidos de acordo com a necessidade.
Veja mais em: http://www.bemverde.com.br/projetos.php?id=12
BICA DA RAINHA / LARANJEIRAS - RJ
A Bica da Rainha,é uma fonte de águas ferruginosas que fica na rua Cosme Velho - 381, foi construída no início do século XIX, pela Rainha D. Carlota Joaquina, esposa de D. João VI, que vinha ao Cosme Velho tratar de um problema de pele nas águas ferruginosas que emanavam desta fonte. O passeio era freqüentemente realizado por D. Carlota, que trazia em sua companhia D. Maria - A Louca e seu séqüito de damas, dando origem à expressão popular "Maria vai com as outras", em referência as damas que acompanhavam a rainha mãe à todos os lugares.
Por seu valor cultural, a Bica foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em 1938.
A Bem Verde & Horta e Jardim reconstituiu o projeto original, cujo local foi adotado pelo Colégio Miraflores.
Veja mais em:
http://www.bemverde.com.br/projetos.php?id=33
http://www.bemverde.com.br/imprensa_det.php?id=59
Anterior Próximo