Petúnia Firefly: A Revolução Luminosa na Jardinagem
Autor: Victor Campanate - Data: 29/04/2024
Hoje em dia, existem várias opções de iluminação no ramo da jardinagem. Postes, balizadores, refletores, espetos e muitos mais... Mas já pensou em usar plantas para iluminar seu jardim? A empresa norte-americana Light Bio já.
Tudo começou em 1986, num estudo compartilhado entre os três co-fundadores da Light Bio: Keith Wood, Karen Sarkisyan e Ilia Yampolsky. Eles descobriram a possibilidade de inserir o DNA de cogumelos bioluminescentes em plantas, o que as torna continuamente brilhantes durante a noite; fluorescentes. Esta descoberta revolucionou a engenharia genética.
Agora, em 2024, uma equipe de 26 cientistas da Light Bio chegou ainda mais longe:
“Como parte da equipe científica que descobriu os genes da bioluminescência dos vaga-lumes, ajudei a criar a primeira planta brilhante em 1986”, relata Wood. “Nos quarenta e poucos anos que se seguiram, descobrimos uma nova tecnologia de bioluminescência que, agora, permite-nos levar estas deliciosas plantas aos consumidores”, completa.
Em janeiro de 2024, nos Estados Unidos, as Petúnias Firefly (Vaga-lume em inglês), geneticamente modificadas desde as mudas, começaram a ser vendidas como as primeiras plantas fluorescentes do mercado. Os planos da Light Bio são de aumentar a área de vendas no decorrer do ano.
Veja também:
Afinal, descubra quais são os melhores programas para paisagismo agora!
Argila Expandida no Paisagismo Urbano: Sustentabilidade e Beleza Unidas
Jardinagem Biodinâmica: Princípios, Preparados e Calendário para um Solo Vivo
Anterior Próximo