Primeiro Curso Prático de Transplante de Árvores.
Autor: Victor Campanate - Data: 07/08/2024
Curso de Transplante de Árvores: Teoria e Prática para Profissionais
No mês de Outubro, a Companhia das Árvores oferece seu primeiro curso de Treinamento Prático sobre Sangria de Árvores. Também conhecida como transplante de árvores, a sangria é uma técnica essencial para a preservação ambiental, especialmente em áreas urbanas onde o desenvolvimento de infraestrutura pode ameaçar a vegetação existente. Para garantir o sucesso desse procedimento, é fundamental seguir métodos adequados e específicos para cada tipo de árvore e situação. Se tem interesse em entender e dominar esses métodos, o curso é para você!
Conteúdo Teórico
O curso oferece uma abordagem teórica abrangente, com tópicos que incluem:
Procedimentos adequados para realizar o transplante de uma árvore com sucesso.Métodos de tratamento viáveis para diferentes realidades e grupos de espécies de árvores.Estratégias para diminuir as perdas durante o processo de transplante.Métodos de sangria.
Adubações recomendadas para o processo de transplante.
Produtos que auxiliam no processo.Fisiologia da planta: espécies, idade, porte, podas.- Dimensionamento do tamanho e volume do torrão adequado ao transplante.Cuidados no içamento e transporte da árvore.Técnicas de tutoramento adequado.- Responsabilidades civis, criminais e ambientais envolvidas no transplante de uma árvore.
Conteúdo Prático
A parte prática do curso é igualmente detalhada, com atividades que incluem a análise da sangria de quatro plantas preparadas quatro meses antes. As plantas serão submetidas a diferentes condições para ilustrar os efeitos de cada técnica:
Uma planta com todas as etapas perfeitas: confecção do torrão, permanência de três ou quatro raízes laterais (anelamento), stracht, adubação e irrigação.
Outra planta igual à primeira, mas sem irrigação.Outra planta igual à primeira, mas sem adubação.Uma planta com a técnica comum entre produtores: confecção do torrão, corte de todas as raízes, estopa, sem adubação e sem irrigação.
Todas as plantas terão sua terra retirada e o sistema radicular analisado caso a caso, ilustrando o comportamento da planta.
Além disso, será realizada uma sangria completa, com confecção do torrão, permanência de raízes laterais, anelamento, tratamento das raízes feridas, embalamento com stracht, reposição do solo, adubação e irrigação.
Instrutores
O curso será ministrado por profissionais renomados na área:
Roberto Ferrari: Curador Botânico, atua desde 1973 na concepção, implantação e manutenção de projetos de vanguarda de cunho ambiental. CEO da empresa Hidrobotânica Ambiental.Cristiano Budreckas: Engenheiro Agrônomo, Fitotecnista. Laureado em 2023 com a medalha Joaquim Eugênio de Lima, como Engenheiro Agrônomo do ano, pela sua atuação em Paisagismo.Edgard Pinto Faria: Arboricultor, proprietário do Viveiro São Mateus, especializado no cultivo e comercialização de árvores de porte grande.Irineu de Oliveira Silva Júnior: Proprietário da empresa Trans Veludo, especializado no transporte de árvores, produtos sensíveis e perigosos em todo Brasil e Mercosul.
Investimento
Profissionais e Empresas: R$ 980,00Jardineiros, executores de transplante: R$ 830,00
Sobre o Curso “Neste curso, o profissional poderá vivenciar os conhecimentos sobre os processos e procedimentos de sangria de forma prática, pois realizaremos diversas práticas onde todos os fatores envolvidos no transplante e sangria serão dimensionados e esmiuçados a fundo, tendo a oportunidade de manipular diversas árvores em todas as etapas do processo tecnificado transplante."
Cristiano Budreacks, um dos palestrantes e também organizadores do curso, deu seu parecer a respeito da intenção que sua equipe possue com este curso:
"Acredito que teria mais á ver com a questão filosófica comercial daquela coisa comum do mercado que é : Se morrer eu troco!" Essa afirmativa tão comum entre os produtores de árvores tem que ser abolida, pois a árvore não pode morrer e o pior, as que não morrem ficam anos sem apresentarem respostas de crescimento, mais ou menos como mortos vivos! Essa prática de se vender insucesso é tão difundida que o cliente (cliente final e paisagista) aceitam isso de forma complacente, acreditando ser essa a realidade das coisas! Visando mudar esse status de mercado, desenvolvemos esse treinamento prático onde, através do transplante e replantio de cinco árvores com técnicas distintas, mostraremos ao vivo e á cores todas as nuances dos prós e contras de cada técnica. Vale lembrar que o treinamento começou á um mês atrás, quando preparamos cinco árvores para terem seus resultados analisados no dia 19 de outubro."
Público-Alvo
Técnicos, paisagistas, empresas de implantação, viveiristas, cliente final e demais profissionais que atuam na produção, comercialização e plantio de árvores.
Data e Local
Quando? 19 de Outubro de 2024, das 8:00 às 17:00hLocal: Viveiro de Árvores do Sítio São Mateus, Bairro Enxovia, Tatuí/SP
Inscrições
Telefone: (12) 98144-2014E-mail: cristiano.budreckas@yahoo.com
Veja também:
AutoLANDSCAPE: 25 Anos de Evolução em Projetos de Paisagismo e Arborização
AuE Software Celebra 25 Anos com Iniciativas Especiais!
IX Concurso Internacional de PhotoLANDSCAPE: eBook disponível!
Anterior Próximo