Professor Christtianno de Lima Rollemberg: Cursos de Extensão em Paisagismo
Autor: Regina Motta - Data: 12/04/2016
Temos o grande prazer de apresentar aos nossos leitores o Eng. Agrônomo Christtianno de Lima Rollemberg, Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal - Fitossanidade), Doutorado em Fitopatologia, e Professor de Agronegócio do IFS - Campus Itabaiana, SE, que muito gentilmente se dispôs a nos contar sobre a sua experiência como Professor de Paisagismo.
AuE Software: Fale um pouco sobre você, seu trabalho. O que o levou a escolher esta bela profissão?
Quando estava na universidade de agronomia sempre tive interesse pela área de horticultura, floricultura e botânica. Trabalhei grande parte da graduação com propagação assimbiótica e simbiótica de orquídeas.
Neste período já gostava da organização de jardins e de viveiros de plantas ornamentais. Porém, eu segui a área de fitopatologia (doenças de plantas), mas sempre focando na floricultura e plantas ornamentais, já que era uma área que tinha poucos fitopatologistas trabalhando.
Após concluir o mestrado, fui selecionado para fazer um estágio numa empresa produtora de plantas ornamentais na Flórida, EUA.
Lá, tive contato com um profissional de paisagismo que era responsável por alguns parques de Orlando. Tive noção naquele momento da importância e complexidade do paisagismo.
Ao regressar para o Brasil, eu fui fazer meu doutorado em Recife e lá tive contato com um orquidófilo que tinha experiência com paisagismo e me incentivou a fazer um curso de paisagismo para aprofundar na área.
Foi assim que fiz o curso de paisagismo e jardinagem no Centro de Estudos em Paisagismo (CEPA). Com isso, meu envolvimento foi crescente e hoje, além de desenvolver projetos de paisagismo, também trabalho na área de treinamentos, procurando difundir informação e capacitar estudantes e profissionais para o mercado.
AuE Software: Qual a periodicidade dos cursos, a carga horária e o método de ensino?
Desde 2014, após concluir o doutorado, comecei a lecionar a disciplina de Paisagismo e Arborização Urbana para curso de Agronomia e Engenharia Florestal.
Quando assumi o cargo de professor do curso técnico em agronegócio no Instituto Federal de Sergipe, venho realizando cursos de extensão em paisagismo, já que na grade de disciplinas não tem a disciplina de paisagismo.
O curso de extensão é dividido em dois módulos:
Módulo I - Conceitos, elementos, estética, elaboração de projetos (parte teórica) e Módulo II - Projeto de paisagismo (parte prática).
Cada módulo tem duração de 20 horas e acontece semestralmente. O curso teórico é com aulas expositivas dialógicas, ministradas pelo professor com a participação pró ativa dos alunos. Também há entrega de uma apostila para acompanhamento dos tópicos apresentados.
Ao final de cada aula é feito exercício para fixação do conteúdo aprendido. É usada como avaliação a assiduidade, participação dos alunos nas aulas e exercícios de fixação.
O curso prático é realizado com desenvolvimento de um projeto de paisagismo para uma determinada área previamente estabelecida. Ao final, os projetos serão apresentados oralmente com entrega da parte escrita (desenhos, memorial botânico e manual de implantação).
AuE Software: Poderia nos dar um breve resumo do conteúdo oferecido aos alunos?
No último curso de extensão a temática foi sobre Paisagismo Sustentável. Foram abordados conceitos de paisagismo, paisagem, sustentabilidade, além de mostrar os tipos de paisagismo e o papel do paisagista.
Também, mostrou-se a história do paisagismo aliado com os estilos de Jardins para caracterizar o ambiente nos aspectos gerais do paisagismo sustentável, além de mostrar a estética, elementos básicos, planejamento e estudo prévio para elaboração de um anteprojeto para suprir todas as necessidades do projeto paisagístico sustentável.
Foi abordado também sobre técnicas sustentáveis que podem fazer parte de um projeto como: Jardins Verticais, Pele Verdes, Telhado Verdes, Ecopavimentos e Ecodreno.
AuE Software: Quantas turmas e número de alunos já formados?
Até hoje foram 2 turmas de Agronomia (60 alunos) e 2 de Engenharia Florestal (40 alunos). O curso de extensão sobre Paisagismo Sustentável teve 26 alunos de diferentes áreas.
AuE Software: Você utiliza os nossos softwares em aula? Como é esta experiência?
Infelizmente ainda não. Para os alunos do curso de Agronomia e Engenharia Florestal, eu mostrei os softwares através de vídeos do Youtube.
No curso de extensão, eu fiz demonstração dos softwares no meu computador como, por exemplo, AutoLANDSCAPE, PhotoLANDSCAPE e HydroLANDSCAPE.
A reação dos alunos é de surpresa, pois não acreditaram que existiam softwares que facilitariam o trabalho. Porém, nenhuma turma utilizou os softwares da Aue Soluções para fazer as atividades.
AuE Software: Você sabe que a AuE Softwares tem um projeto muito especial para os Cursos de Paisagismo, que beneficia a Escola, o Professor e os Alunos?
Sei sim! Já cheguei a fazer orçamento para ver se conseguia instalar nos computadores do Instituto, mas devido ao corte de orçamento na instituição esse plano não foi aprovado.
AuE Software: Você é usuário de todos os nossos softwares PhotoLANDSCAPE, AutoLANDSCAPE, HydroLANDSCAPE. Como estas ferramentas ajudam no seu trabalho?
| Os softwares tornam os projetos mais rápidos e dinâmicos, tanto para a criação, como na apresentação final. Além de que facilita a elaboração do desenho, para quantificação de plantas e insumos e para a elaboração de orçamentos. | | |
AuE Software: Quais as dificuldades que encontra no desempenho do ensino?
A maior dificuldade que encontro atualmente é a base de conhecimentos, principalmente conhecimento espacial dos alunos.
Como os alunos são de diferentes áreas, a base de conhecimentos é também diferenciada. Porém com o avanço do aprendizado, esta dificuldade diminui.
Sempre falo para os alunos que é preciso compreender o ambiente físico e a paisagem em que o projeto será inserido, onde agregue os componentes espaciais, paisagísticos, ambientais e culturais.
AuE Software: Percebe um interesse maior pelo Curso em virtude da necessidade de mais áreas verdes em todo o planeta?
Percebo que os alunos procuram o curso para aprender mais sobre o que é paisagismo, pois há uma confusão entre o que é paisagismo e jardinagem. Quando eles sabem a diferença, percebo que eles querem projetar ambientes para reduzir os impactos gerados pela ocupação humana e pelo desequilíbrio dos sistemas urbanos para promoção da qualidade de vida aliada com a sustentabilidade.
AuE Software: Como tem sido o retorno dos alunos após o curso, isto é, vocês têm notícias do desempenho e do sucesso deles na vida profissional?
Infelizmente nem sempre tenho notícias dos alunos para saber do retorno do curso. Às vezes encontro um ou outro e esses dizem que não avançaram na atividade por não ter tido oportunidade e, com isso, preferem seguir outros ramos de profissão.
AuE Software: Quais as suas recomendações para quem está iniciando na profissão de Paisagista?
Como não temos ainda uma profissão regulamentada para que haja mais cursos superiores em Paisagismo, eu recomendo que os alunos sempre continuem se atualizando como, por exemplo, fazendo outros cursos, lendo material da área, visitando amostras, feiras e eventos. E nunca deixar esquecer que um bom projeto é resultante de seus componentes espaciais, paisagísticos, ambientais e culturais.
Veja também:
* Dr Garden: o criador do Amantikir, jardins que falam
* Um sonho que se tornou realidade: Amantikir - Jardins que falam
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS Parte 2
* Paisagista Marcio Pottratz e o paisagismo de Gramado RS - Parte 1
* Entrevista: Paisagista Mauro Spagnhol: 40 anos da Spagnhol Plantas Ornamentais