Rose Paisagismo, transformando o ambiente para alegrar as pessoas
Autor: Regina Motta - Data: 07/02/2016
Foi com grande satisfação que conversamos com a Paisagista Roseiméri de Araújo Diniz Ferreira Lima, que nos contou um pouco de sua experiência na Rose Paisagismo.
AuE Paisagismo: Como foi a sua decisão de entrar no ramo de Paisagismo?
Comecei há quinze anos atrás quando me mudei para um bairro fechado tipo condomínio e logo fui convidada a fazer parte da diretoria da associação. Não me dava por satisfeita em morar em um bairro com tantas praças e áreas verdes mas sem serem urbanizadas pelos órgãos públicos.
Um belo dia, sentei-me no chão, no meio de uma praça e disse para mim mesma " vou dar um jeito nisso"!
É disso que gosto, transformar e ver nos olhos das pessoas que ali frequentam que o lugar está mais prazeroso. Fiz uma assinatura de revista para conhecer mais sobre paisagismo, quando vi já estava frequentando congressos, todos os anos, com aulas práticas e teóricas.
E assim começaram meus jardins!
AuE Paisagismo: Qual o seu ponto de partida na criação de um jardim?
Primeiramente, sem dúvida, ouvir o cliente, suas vontades,suas expectativas, pois cada um tem suas preferências e devemos respeitar profundamente o gosto de cada um. Depois entra o clima,análise de solo, iluminação , plantas apropriadas, topografia e um bom programa para apresentação do projeto.
AuE Paisagismo: Você faz o projeto e também a implantação e manutenção?
Faço implantação e manutenção nos jardins executados. Acho fundamental acompanhar o desenvolvimento dos meus projetos.
AuE Paisagismo: Você é usuária do PhotoLANDSCAPE. De que forma o software tem ajudado em seu trabalho?
Descobri a AUE SOLUÇÕES em 2007 na Gardem Fair em Holambra São Paulo em um congresso de paisagismo. Logo fiquei encantada com o programa e adquiri. Minha primeira versão foi em 2006.
| A nova versão 2016 do programa está melhor, mais rápida e um bom banco de dados que é fundamental. É impressionante como faz a diferença na hora de apresentar o projeto, o cliente chega a não acreditar que o jardim dele vai ficar daquele jeito, fica empolgado! Essa é a palavra. | | |
AuE Paisagismo: Na sua opinião, como o paisagismo interfere na vida das pessoas?
Paisagismo hoje é tudo, o bem estar que proporciona às pessoas quando chegam num lugar bem projetado, mudam completamente o humor, tudo fica mais agradável.
AuE Paisagismo: O sistema Aue Soluções, em sua missão de apoiar o paisagismo , mantém vários sites de apoio e divulgação, como o www.paisagismodigital.com onde o cliente encontra produtos e serviços, a Revista mensal www.auepaisagismo onde divulgamos entrevistas e matérias de interesse na área de paisagismo e meio ambiente. Também temos sites em espanhol para o público desta língua, que hoje são clientes de nossos softwares www.auepaisajismo.com e www.paisajismoyjardin.com. Qual a sua opinião sobre nosso sistema?
O Paisagismo Digital abre as portas para o conhecimento, tendências, incentivando a não ficar na mesmice, ousar com novas tecnologias de mercado.
AuE Paisagismo: Em quais áreas você tem mais prazer em atuar?
Adoro fazer eventos, exposições agropecuárias, leilões de gado, área onde ficam os pequenos animais, jardins residenciais.
AuE Paisagismo: Quais os seus conselhos para quem está começando na profissão?
Respeitar as plantas, primeiramente, pois nos trazem um bem estar muito grande.
Projetar com bastante estudo, conhecer bem a Botânica, não ser repetitivo, fazer uma análise sobre o futuro daquela planta pois, um dia, ela irá crescer! Vejo hoje muitos erros assim.
roselimma@uol.com.br
Veja também:
* Entrevista: Paisagista Mauro Spagnhol: 40 anos da Spagnhol Plantas Ornamentais
* Suzana Maluhy e a Sumaúma Paisagismo Sustentável