Museu no Fundo do Mar, mergulhe para visitá-lo
Autor: Regina Motta - Data: 13/02/2016
As esculturas do que será o primeiro museu submarino da Europa descansam sobre um areal da baía das Coloradas, na ilha Canárias. Estão a 14 metros sob a superfície e foram desenhadas por um especialista na matéria, o artista britânico Jason de Caires Taylor.
Segundo ele, as esculturas são um veículo para aproximar as pessoas do mar, para que conheçam as espécies marinhas ou vegetais que o habitam e tomem consciência dos perigos que o oceano enfrenta atualmente. Elas contam uma história, ajudam a proteger o fundo marinho.
Ele utiliza materiais que respeitam o meio ambiente e foram pensados para mimetizar o entorno, contribuindo para que o coral e outras espécies cresçam e a biomassa marinha possa repovoar-se.
Taylor já sabe o que é abrir um museu sob o mar. No total, 500 de suas esculturas repousam desde 2009 no Caribe, nas costas de Cancún.



Em 1 de janeiro 35 esculturas já foram submergidas, mas o museu deve ser inaugurado no final deste mês, em Lanzarote, Espanha.
Entre os conjuntos escultóricos que já estão submersos se encontra A Balsa de Lampedusa - uma homenagem aos refugiados que fogem de seus países através do mar; e O Rubicão, figuras humanas que convidam a refletir sobre o comportamento dos turistas e o uso das novas tecnologias.
Informação importante: Para visitar o museu você precisa mergulhar no mar!
Fontes: http://brasil.elpais.com/brasil/2016/02/09/cultura/1455040266_149548.html
http://www.underwatersculpture.com/
Anterior Próximo