A importância dos espaços verdes no dia a dia das pessoas. Por Ney Silvio Laignier
Autor: Ney Silvio Laignier - Data: 09/03/2023
Nós humanos somos completamente dependentes das plantas seja direta ou indiretamente. Nosso corpo é constituído por água e moléculas produzidas por plantas, ou seja, nossa energia vital é produzida por elas.
A Natureza é perfeita e fascinante, nossos antepassados viviam nas florestas em constante contato com a natureza, porém com o desenvolvimento de nossa sociedade nos distanciamos de onde jamais deveríamos.
A população urbana aumentou muito nas últimas décadas, deixando a humanidade mais desconectada da natureza, consequentemente, surgiu a necessidade de nos reaproximarmos dela. A arquitetura através do paisagismo tem desempenhado papel fundamental nesta reconexão com a natureza.
Poucos conhecem o grande poder das plantas; além de nos alimentar, elas produzem substâncias que são liberadas no ar e nos trazem bem estar, alívio para o stress, até mesmo cura para algumas enfermidades e também aumenta nossa imunidade.
As plantas realizam fotossíntese liberando oxigênio no ambiente, além de melhorar a umidade do ar diminuindo os riscos à saúde durante os períodos de seca, inclusive possuem uma capacidade incrível de eliminar gases nocivos do ar. As plantas reduzem drasticamente os ruídos em áreas urbanas e contribuem muito para a redução da temperatura em dias quentes.
Bons projetos arquitetônicos estão sempre acompanhados de bons projetos de paisagismo. A Arquitetura biofílica, o paisagismo afetivo, a bioinspiração, potencializaram o paisagismo, trazendo com mais intensidade o verde para novos projetos arquitetônicos. Estarmos conectados a ambientes mais naturais é fundamental para uma vida equilibrada.
Podemos empregar em nossos jardins uma enorme variedade de plantas com as mais variadas cores e formas, trazendo alegria e ajudando a equilibrar nossas energias. Quando vivemos no lugar correto é quase certo que teremos uma vida longa e mais saudável.
O paisagismo monofuncional (apenas estético) perdeu espaço para projetos multifuncionais (estéticos, sustentáveis, aplicados e integrados) aos quais grandes projetos de urbanismo estão transformando a paisagem das cidades, criando verdadeiros oásis para o convívio em sociedade.
Jardins multifuncionais são muito importantes para boas práticas de vida, uma boa caminhada ao ar livre, de preferência em um parque bem arborizado, pode ajudar a reduzir altos níveis de pressão arterial bem como baixar a ansiedade.
Um belo exemplo de arquitetura biofílica são os edifícios (Bosco Verticale) bosque vertical em Milão, são duas torres residenciais no distrito de Porta Nuova, projetados pelos Arquitetos: Stefano Boeri, Giovanni La Varra, Gianandrea Barreca. Inaugurados em 2014, estes edifícios estão cobertos por inúmeras árvores, arbustos e forrações. Tenho acompanhado esse projeto desde sua inauguração e é incrível como se desenvolveu grandiosamente, uma verdadeira inspiração aos amantes da natureza, a prova que podemos viver em cidades melhores, criando nosso meio-ambiente menos artificial e mais afetivo.
Ney Silvio Laignier é biólogo, botânico, arquiteto e paisagista.
Para conhecer melhor seu trabalho, entre em contato com ele através dos links abaixo.
Instagram @Neypaisagismo
Email: neylaignier@hotmail.com
Whatsapp para contato
Veja também:
* Webinários AuE Software: Aprenda a fazer lagos!
* Mapas - 2023 - Arbustos e Palmeiras
* Coleção de Mobiliários - 2023 - Pedras Naturais
Anterior Próximo