As flores e seus polinizadores
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 10/07/2013
As flores encantam nossos jardins, e são usadas principalmente como ornamentais no paisagismo, porém do ponto de vista floral a função da maioria das angiospermas é atrair os polinizadores para conclusão do ciclo de vida e dispersão da espécie.
Tulipa ´Prominence´
Foto: Guilherme Motta
Polinização é o ato da transferência de células reprodutivas masculinas através dos grãos de pólen que estão localizados nas anteras de uma flor para o receptor feminino (estigma) de outra flor (da mesma espécie), ou para o seu próprio estigma.
A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais (vento, água, terra,etc.).
As principais formas de polinização são:
- Anemofilia: através do vento;
- Entomofilia: através de insetos,
- Cantarofilia: com auxílio de besouros;
- Psicofilia: efetuada por borboletas;
- Falenofilia: através de mariposas;
- Ornitofilia: realizada por aves;
- Hidrofilia: através da água;
- Artificial: através do homem;
- Quiropterofilia: realizada por morcegos.
As plantas polinizadas por morcegos, geralmente possuem abertura de suas flores no período noturno, e são em grande maioria de coloração branca a creme, e exalam um odor muito forte e adocicado, o qual atraí seus polinizadores. Como exemplo dessa polinização pode-se destacar algumas espécies de cactos que tem flores vistosas e grandes.
Entre as Gimnospermas a polinização é quase sempre anemófila. Especula-se que isso seja conseqüência do momento em que estas plantas evoluíram, quando não havia insetos especializados na coleta de pólen, como abelhas. A pequena variedade de meios de polinização neste grupo reflete-se na pouca variação morfológica de suas estruturas reprodutivas.
Buddleja sp.
| Stapelia hirsuta
|
Gazania rigens ´Kiss Mahogany´
| Tithonia diversifolia
|
Fotos: Guilherme Motta
A síndrome floral é um conjunto de características individuais de cada tipo de flor, utilizada para atrair um tipo específico de animal polinizador.
As flores podem variar em forma, tamanho, cor, composição química do néctar, tempo de floração, dentre outros.
Flores tubulares, em tons de vermelho e com néctar abundante atraem pássaros.
Dietes iridioides
Foto: Guilherme Motta
Já o cheiro de carne podre é utilizado para atrair determinados tipos de moscas, como a flor de estapélia - Stapelia hirsuta. Flores também atraem os seus polinizadores através dos aromas.
Após a polinização e a fecundação, a flor sofre uma modificação extraordinária. De todos os componentes que foram vistos anteriormente, acabam sobrando apenas o pedúnculo e o ovário. Todo o restante degenera. O ovário sofre uma grande modificação, se desenvolve em fruto. Em seu interior os óvulos viram sementes.
Leia também:
*Compositae: a maior família botânica dentre as Angiospermas Eudicotiledôneas
*Frutíferas ornamentais no Paisagismo
Anterior Próximo