Asfalto permeável reduz problemas ambientais
Autor: Anita Cid - Data: 09/04/2010
No início de 2010, São Paulo sofreu drasticamente com o excesso de chuvas e com a falta de infra-estrutura urbana, que causaram enchentes, alagamentos e desmoronamentos, matando e ferindo diversas pessoas. E agora é a vez do estado do Rio de Janeiro sofrer com o enorme volume de chuvas. A segunda maior cidade do país parou; as ruas ficaram alagadas, diversas pessoas ficaram desabrigadas e mais de 180 pessoas morreram em todo o estado.
Com estes acontecimentos, somos obrigados a repensarmos diversas questões ligadas à infra-estrutura das cidades, tais como a quantidade de áreas verdes e o excesso de concreto e asfalto. Com tanto terreno impermeável, a água das chuvas não consegue penetrar no solo, abastecer os lençóis freáticos e ainda causam enchentes e alagamentos. Uma maneira de resolver esse problema é a utilização do concreto permeável.
Esse produto, já produzido no Brasil, possui pequenas bolsas de ar que, além de reduzir a quantidade total de matéria-prima, permite que a água chegue até o chão. Assim como o concreto convencional, ele também é feito a partir de uma mistura de cimento, agregados e água. A diferença é que esse contém pouca ou nenhuma areia, o que resulta em uma estrutura porosa aberta por onde a água passa facilmente. Durante uma tempestade, um metro quadrado desse tipo de concreto pode absorver um volume de 11 a 18 litros de água por minuto. Bem diferente do concreto tradicional.
Asfalto permeável
Os benefícios ambientais vão além de abastecer os lençóis freáticos e evitar alagamentos. Esse sistema funciona como um filtro (da mesma forma que a terra durante o processo natural) e retém na superfície as impurezas e substâncias tóxicas presentes na água. Ele também diminui a pressão dos sistemas de esgoto em áreas urbanas onde toda a água e resíduos precisam escoar durante uma chuva forte. Ele também auxilia no controle de inundações e da poluição. Entretanto, os custos, às vezes, são extremamente altos. Escavar ruas e substituir o concreto não são tarefas simples. O ideal é começar o processo de planejamento de permeabilidade durante a fase de planejamento de um projeto.
Além do aumento de áreas não pavimentadas, capazes de absorver até 90% da água da chuva, a utilização de materiais alternativos, como asfaltos permeáveis, pode ser uma maneira útil de amenizar esses problemas.
Fonte: Site Cidade sustentável
Anterior Próximo