AutoLANDSCAPE: BIM para paisagismo
Autor: Davi Severiano - Data: 28/07/2015
Projetos executivos em menos tempo, quantificação automática, orçamento rápido e confiável.
Há alguns anos atrás, desenvolver um projeto de paisagismo era uma tarefa que consumia muito tempo do projetista, geralmente muitas noites em claro para executar funções que hoje são automatizadas. Com o passar do tempo, muitos profissionais passaram a utilizar programas de CAD no desenvolvimento de projetos de paisagismo. Com certeza, foi um grande passo no ganho de produtividade, pois vários processos foram simplificados e desenhar no papel virou uma opção ultrapassada, se comparada com o desenhar no CAD quando o objetivo é produtividade. Em 1997 a empresa AuE Software inaugurou no mercado brasileiro uma nova forma de projetar, que facilitou o trabalho dos profissionais da área, o AuE AutoLANDSCAPE. Plugin do CAD, o AutoLANDSCAPE trabalha como conceito de BIM para paisagismo, onde ele "simula, através de um modelo, as informações da implantação".
Como isto funciona? Os programas de CAD trabalham com Hachuras e blocos DWG (desenhos) para representar espécies de plantas e itens de paisagismo como mobiliários e pisos.
Acontece que estes blocos representativos são compostos por linhas, curvas e círculos e algumas informações de dimensões baseadas nas especificações das espécies reais, porém, são apenas desenhos sem muitas informações importantes para a execução da obra. Já o AutoLANDSCAPE, mesmo trabalhando com blocos representativos dentro do CAD, possui em cada um deles uma vasta quantidade de informações associadas, como dimensões da muda e da planta adulta, espaçamento, dados botânicos, insumos necessários no plantio, detalhes de execução como tempo de servente e jardineiro e, até mesmo, fornecedores que trabalham com a espécie selecionada. O interessante é que se um custo for adicionado a estes materiais, tem-se então o orçamento sendo criado simultaneamente ao projeto.
Todos estes dados reunidos em cada item permite que o programa resuma várias etapas do projeto em poucos cliques. Desta forma o paisagista pode dedicar mais tempo à concepção do projeto, deixando o trabalho mecânico e maçante para o AutoLANDSCAPE.
Outro aspecto ligado à economia de tempo é a possibilidade de trocar o tipo de representação de todo o projeto de uma vez. Como as diversas representações são criadas a partir de um único modelo, há significativa diminuição de erros de projeto, como, por exemplo, discrepâncias entre o projeto representativo e o executivo.
O resultado do uso do AutoLANDSCAPE são projetos mais precisos, entregues em menos tempo, com a garantia de uma execução mais tranquila, sem erros.
Por fim, aconselho aos profissionais de paisagismo acessarem as informações do site, assistirem aos vídeos e conhecerem mais sobre a ferramenta.
Entre em contato com nosso setor comercial. Garanto que os benefícios da utilização do software compensam, em pouco tempo, o valor do investimento.
Anterior Próximo