AutoLANDSCAPE: Configuração do sistema Parte 2
Autor: Davi Gomes Severiano - Data: 02/07/2011
No mês passado começamos a matéria sobre a Configuração do Sistema do AutoLANDSCAPE e vimos as opções dos botões "GERAL" e o "PROGRAMA DE CAD", e aprendemos sobre a configuração do AutoLANDSCAPE para diferentes versões de CAD. Neste mês vamos continuar na tela de configurações, agora no botão "OPÇÕES DE DESENHO".
É em "Opções de desenho" que vamos acessar as configurações de sistema de medidas, legendas, chaves, entre outras. Ao abrir a tela de opções de desenho vamos ver algumas abas na parte superior:
Geral
Na primeira aba, "Geral", vamos encontrar a configuração do sistema de medidas onde podemos marcar a opção "milímetros", "centímetros" ou "metros" e a escala de plotagem. Antes de configurar o sistema de medidas, leia a matéria Aprenda as ferramentas básicas para utilizar o AutoLANDSCAPE .
Tipo de itens
Na segunda aba vamos acessar o controle de tipo de itens, onde podemos alterar cor da linha e layer de plantas, pisos, mobiliários e divisores. Para alterar selecione o item do lado esquerdo e mude para a opção desejada do lado direito.
Legenda
Na terceira aba, "Legenda", as opções de alteração são muito parecidas com a que vimos acima na aba "tipo de itens" com a diferença de podermos alterar o tamanho da fonte.
Chaves
Na aba "chaves" vamos encontrar um desenho que mostra as posições dos campos, e o que é muito interessante neste item é que podemos alterar a posição dos campos e já visualizar como vai ficar. Além disso, podermos alterar a seta indicativa, escolher tamanho, cor e layer.
Angulos
A aba "ângulos" é muito importante, pois nela podemos configurar o tipo de espaçamento que vamos trabalhar. Ao distribuir os blocos de itens usando a opção "N" (Novo Polígono), o AutoLANDSCAPE pode tratar as "quinas" dos eixos de inserção de duas formas: com o espaçamento real ou com o espaçamento no eixo de inserção.
No espaçamento pelo eixo (à direita), o AutoLANDSCAPE mede a distância entre as unidades dos itens ao longo do eixo de plantio (observe linha clara ao fundo, no centro do plantio). Assim, nas quinas, os blocos tendem a "encavalar"; consequentemente, se seu plantio também for realizado desta forma, tende as raízes das plantas e as copas a "encavalar" também.
O espaçamento de plantio é medido pela distância percorrida da linha do eixo, independente do caminho que a linha de plantio tenha.
No espaçamento real (à esquerda), o AutoLANDSCAPE corrige as quinas, mantendo os blocos com o mesmo espaçamento entre eles.
O espaçamento de plantio é respeitado e medido entre o centro de cada item.
Como configuramos o tipo de espaçamento
Para definir com qual das duas formas você irá trabalhar, acesse a tela de configuração do AutoLANDSCAPE clicando em "Opções de Desenho", depois escolha a aba "Linhas" e determine o tipo de espaçamento que você deseja.
Atenção: Após alterar para a forma desejada, clique no botão de "SALVAR" (canto superior direito da tela) e depois "APLICA" e "OK".
Quando nós inserimos as plantas no projeto elas podem vir com a linha guia que marcam o espaçamento das plantas. Na aba "linhas" nós encontramos a opção "Remove linhas Guias" ao desenhar e a opção "Mantem linhas guia".
Extras e Templates
Na aba extras encontramos as opções de alteração de cores e layers de simbolos como pessoas, veiculos, grelha e também o formato no paper space e na aba templates nos temos acesso a inclusão e alteração de layers e estilos.
A caixa de configuração do sistema irá permitir que você crie uma de trabalho para você e toda a sua empresa, sendo assim, em uma empresa grande em que várias pessoas trabalham com o AutoLANDSCAPE, todos trabalharão com um padrão.
AutoLANDSCAPE: Dicas avançadas de configuração do sistema
Anterior Próximo