Benedito Abbud dá dicas para preparar o jardim para o verão

Autor: Anita Cid - Data: 07/12/2009

A aproximação do verão e as altas temperaturas atraem as pessoas para os ambientes ao ar livre, principalmente se for no litoral e perto da natureza - o que ajuda a amenizar o calor intenso. Assim, é chegada a hora de preparar o jardim para a temporada quente que vem por aí.

"Nessa época do ano, os jardins ganham mais usos e maior importância. No verão, as pessoas mudam suas rotinas por conta das férias, mas quem não pode abandonar de vez o escritório tem a opção de mudar de ambiente e trabalhar no jardim, utilizando o celular e a tecnologia Wi-Fi. É ali que se pode praticar o ócio criativo, por ser um ambiente muito mais calmo e agradável", explica o arquiteto paisagista Benedito Abbud.

Lounges externos sob pergolados, bangalôs com cortinas, gazebos, futons à sombra de palmeiras. Segundo Abbud, os mais diversos ambientes podem ser criados para curtir o verão junto à natureza, ouvindo o canto dos pássaros, o farfalhar das folhas com o vento e o barulhinho gostoso da água do mar, da fonte ou da cascata.

Cuide bem do seu jardim

Para não errar na escolha da vegetação, as palmeiras são sempre interessantes para casas de praia: dão verticalidade no ambiente, não desprendem folhas com frequência e as folhas secas, que ainda estão na copa, são facilmente visíveis e removíveis.

Entre as palmeiras estão aquelas de tronco único (jerivás, cariota urens e coqueiros), que permitem sombra e transparência sob a copa, quando plantadas em grupo. Existem também as multicaules (arecas e cariota mitis), indicadas para formar barreiras e tapar aquela paisagem feia, como muros. Há ainda as palmeiras arbustivas (rhapis e chamaedoreas), que se adaptam bem às sombras e são ótimas para criação de "biombos", cobrir muros baixos e até para formação de maciços pouco elevados, que liberam a visual superior da paisagem.

Arbustos de folhas grandes também são indicados e mesmo os floríferos, dando cor e vida ao ambiente. Recomendam-se, acima de tudo, plantas tropicais, como helicônia, alpínia e ixoras.

Do ponto de vista paisagístico, mais do que os tipos de plantas utilizadas, o grande destaque de um jardim são os artifícios utilizados para provocar a sensação de beleza do local. "Deve-se ter em mente que a surpresa é um dos elementos mais importantes para transmitir a sensação de beleza, durante as caminhadas pelo jardim. A dica é mesclar espaços estreitos, sombreados e menos iluminados com ambientes amplos e claros, causando diferentes tipos de sensações", ressalta Abbud.

Na hora da manutenção, é preciso se atentar às regas do jardim. O ideal é que haja, pelo menos, um acompanhamento mensal e irrigação automática, que já apresenta tecnologia e custos acessíveis.

projeto de paisagismo de Benedito Abbud


Projeto do paisagista Benedito Abbud


projeto de paisagismo de Benedito Abbud


Projeto do paisagista Benedito Abbud


Compartilhar:



AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 6 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: Natália - Data: 11/08/2010 14:56:31

Perfeito! Adoro seu livro: Criando paisagens

;*




Entrevista
AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Novidades
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 66 / Novembro de 2009

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*