Cientista egípcio quer alimentar mundo com mandioca
Autor: Regina Motta - Data: 06/08/2014
O botânico e geneticista brasileiro, de origem egípcia, Nagib Nassar, propôs à Universidade de Brasília desenvolver o estudo de mandioca. Segundo ele, esta planta tem excelentes propriedades nutricionais.
Nassar, que também lecionava na Universidade da capital do Brasil, recebeu recentemente o prêmio ambiental internacional do Kuwait, no valor de 100 mil dólares. O cientista pretende transferir esse dinheiro à universidade para continuar os estudos de uma das plantas mais importantes da América Latina.
Durante sua investigação, o professor Nassar conseguiu obter um híbrido, não sujeito ao perigo do vírus do mosaico africano da mandioca, que afetou um grande número de plantas. Uma espécie de mandioca selvagem e várias domésticas se tornaram a base de uma nova geração de plantas.
Além disso, o cientista egípcio selecionou uma espécie de mandioca que contém o dobro da quantidade normal de proteína, o que pode salvar da fome as regiões, onde esta planta é um dos alimentos básicos - os países da América do Sul e da África.
fonte: Leia mais: Cientista egípcio quer alimentar mundo com mandioca
Anterior Próximo