Claudia Souza Ramos fala sobre seus projetos para edifícios residenciais

Autor: Anita Cid - Data: 07/05/2008

Claudia Souza Ramos é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UNITAU, com especialização em Paisagismo (FAU-USP. Idealizou a Eco Urbano paisagismo que desenvolve projetos desde 1995, atuando desde o planejamento até a conservação, através de consultoria e projetos de diferentes escalas nas mais diversas paisagens. Para garantir a perfeita execução a Eco Urbano, mantêm uma equipe de arquitetos e profissionais a dar pronto atendimento aos seus clientes, na elaboração de projetos complexos, na formação e conservação de jardins, mantendo uma equipe fixa de jardineiros supervisionada por profissionais especializados em arquitetura da paisagem.


AuE Soluções: Conte-nos como é a elaboração de um projeto?

Claudia: A análise das condições do local, vegetação existente, partido arquitetônico e anseios do cliente e suas necessidades, são as coordenadas para a elaboração do projeto.
Os dados coletados dão as diretrizes para a criação dos espaços, elementos de arte, bem como a circulação e uso adequado da massa vegetal para compor o ambiente, montando assim o estudo preliminar.
Utilizo o recurso do AutoLANDSCAPE 2006 para apresentação desta etapa, agilizando o processo de inserção de massas vegetais, equipamentos, etc.
Aprovada esta etapa, passa-se para o projeto básico que dará condições para os projetos complementares, como: estrutura, hidráulica e elétrica. Para esta fase o novo AutoLANDSCAPE 2006 com opções de piso e acabamentos, facilita na quantificação e agrupamento de dados.
No processo do projeto executivo todos os projetos são compatibilizados, adequando os detalhes e informações técnicas. Também é concluído o projeto executivo/ plantio, especificando o porte, distanciamento e observações gerais. Os blocos do Software AutoLANDSCAPE 2006 nos fornecem tabelas de espécies vegetais com agilidade e precisão, além de separar por grupos os layers, melhorando o preparo da impressão.

AuE Soluções: O que você faz para estar em sintonia com as tendências do mercado?

Claudia: Acredito no projeto ecologicamente correto, integrado ao meio ambiente e que valorize o empreendimento. Procuramos seguir tendências atuais para melhorar a qualidade de vida e equilibrar as condições de nossas cidades.

AuE Soluções: Em seus projetos é constante a presença de outros profissionais como arquitetos e técnicos em iluminação. Como você vê este trabalho em equipe e como fazer para usufruir ao máximo desta sociedade?

Claudia: É muito importante entender o papel do Arquiteto Paisagista que é abrangente por definição - a arte e a ciência da análise, planejamento do projeto, gerenciamento, preservação e reabilitação do território.
Completa os profissionais ligados à construção civil, por especificar informações técnicas e detalhes, que possibilita a execução do projeto, partindo do princípio que o projeto paisagístico engloba a definição de pisos, mobiliários, acabamentos ligados ao projeto civil que dependam dos projetos complementares de Hidráulica, elétrica, estrutura, etc.
A definição das espécies vegetais passa por uma etapa em que o Arquiteto precisa de especialização, conhecimento e experiência no ramo, infelizmente não adquirido na maioria das Faculdades de Arquitetura.

AuE Soluções: O Brasil é um país caracterizado por uma enorme diversidade de espécies vegetais. Como usufruir e toda esta diversidade, nos projetos paisagísticos?

Claudia: È maravilhosa nossa diversidade vegetal, mas não utilizamos todo o seu potencial pela dificuldade de adquirir todas as espécies em condições de comercialização ideais.
Estatísticas internacionais mostram o potencial de crescimento que o setor pode atingir mediante o consumo em todos os níveis da sociedade de projetos paisagísticos, valorização de áreas verdes e consumo de flores e plantas ornamentais.

AuE Soluções: Atualmente, devido ao crescimento exacerbado das cidades e pela constante busca por segurança e comodidade, percebemos que as pessoas estão preferindo morar em apartamentos ao invés de casas. Como inserir o paisagismo nos projetos de grandes edifícios, fazendo com que as pessoas não percam o contato com o verde?

Claudia: Vejo os condomínios tornando-se pequenas cidades fechadas, atendendo a demanda de consumidores preocupados com segurança e carentes de lazer.
Nunca tivemos uma valorização nos edifícios residenciais de grandes varandas, diversidade em equipamentos de lazer, esportes e áreas de convivência, como se observa hoje.
É uma visão um tanto triste para nós, que acima de tudo somos arquitetos, e nunca nos desvencilhamos do meio urbano e suas qualidades. No entanto, sabemos que devemos seguir as diretrizes de mercado.
Assim, projetar jardins em grandes áreas de laje é o grande desafio, além de amenizar ruídos e correntes de vento e tornar o espaço agradável e integrado ao verde resgatando o papel das praças e o convívio social.
Outro ponto a observar é quanto mais o bairro possui árvores e parques, mais valorizado é o empreendimento. Com base nestes dados precisamos reorganizar áreas degradadas e de baixo valor venal, para quem sabe atingir bairros agradáveis com uso misto e conseqüentemente seguro.

Projetar jardins em grandes áreas de laje é o grande desafio, além de amenizar ruídos e correntes de vento e tornar o espaço agradável e integrado ao verde resgatando o papel das praças e o convívio social.


AuE Soluções: Conte-nos um pouco sobre os seus projetos para edifícios?

Claudia: Penso sempre nos princípios que me fizeram seguir a profissão de arquiteta.
Procuramos projetar espaços agradáveis e contemplativos que proporcionem uma infância alegre, adolescência saudável e a integração dos amigos e família.
Espaços de lazer, cultura, esporte são grandes trunfos para uma sociedade equilibrada.

AuE Soluções: No momento atual, um dos temas mais debatidos pela mídia é a questão da dengue e como evita-la. Existe algum recurso que pode ser utilizado nos projetos paisagísticos para evitar os focos de dengue?

Claudia: Apesar do alarde, sabe-se que apenas 1% da procriação do mosquito da dengue se dá por intermédio de espécies como bromélias.(Veja matéria "As bromélias e a dengue")
No entanto, drenagem de boa qualidade, equilíbrio das espécies vegetais e sempre uma boa manutenção, afastam por completo a questão da dengue. A natureza assim cumprirá o seu papel.
O que precisamos cobrar é a infra-estrutura básica de saneamento e saúde de nossos governantes.

AuE Soluções: Ao longo da sua carreira você já realizou vários projetos. Qual deles você destacaria?Por quê?

Claudia: Os projetos têm sempre valor, nos dedicamos a todos como se fossem únicos.
Mas destaco a intervenção do Centro Cultural de São Paulo, por ser um espaço público e Cultural que atende pessoas de diferentes classes sociais.
Também destaco o projeto da Ilha do Pantanal, pelas condições ecológicas, resgate da vegetação local pela dificuldade de acesso e sua beleza natural.

AuE Soluções: Você está realizando algum projeto no momento? Qual?

Claudia: O escritório esta desenvolvendo vários projetos no momento. Passamos por um período interessante, com uma variedade grande de projetos residenciais, corporativos, institucionais e até de gerenciamento e planejamento de obras.

Veja outra entrevista com a arquiteta Claudia Souza Ramos

Veja alguns projetos da arquiteta:



Compartilhar:


Anterior Próximo

Ideias, técnicas e inspiração — tudo grátis, tudo pra você.

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 5 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Claudia Souza Ramos fala sobre seus projetos para edifícios residenciais
Claudia Souza Ramos fala sobre seus projetos para edifícios residenciais

Acredito no projeto ecologicamente correto, integrado ao meio ambiente e que valorize o empreendimento.

Ênio Machado explica como adapta seus projetos ao clima do estado do Acre
Ênio Machado explica como adapta seus projetos ao clima do estado do Acre

Ênio Machado compartilha sua experiência em paisagismo no Norte, usando espécies nativas e técnicas para jardins modernos e sustentáveis.

Dicas Técnicas
Ativação do software via Internet
Ativação do software via Internet

A AuE Soluções lança novo sistema online para ativar AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE de forma rápida e prática, sem precisar ligar.

PhotoLANDSCAPE: Conhecendo o PhotoLANDSCAPE parte 1
PhotoLANDSCAPE: Conhecendo o PhotoLANDSCAPE parte 1

Inicie sua jornada com o PhotoLANDSCAPE! Entenda por que usar o software, sua interface e como aproveitar as ferramentas do menu Arquivo.

AutoLANDSCAPE: Projeto passo a passo 6ª fase
AutoLANDSCAPE: Projeto passo a passo 6ª fase

Aprenda a usar a função "Converte" no AutoLANDSCAPE. Substitua facilmente tipologias por plantas e outros itens em seus projetos.

Notícias
Mensagem Dia das Mães
Mensagem Dia das Mães

A AuE Soluções deseja a todas as mães um dia repleto de flores e jardins. Feliz Dia das Mães!

Revista AuE Soluções agora com o ISSN 1982-8969
Revista AuE Soluções agora com o ISSN 1982-8969

O ISSN é um número internacional para publicações seriadas (International Standard Serial Number). O ISSN da Revista AuE Paisagismo é 1982-8969

As bromélias e a dengue
As bromélias e a dengue

O Instituto Oswaldo Cruz desmente o mito: bromélias não são foco do mosquito da dengue. O perigo está na água parada.

Coca-Cola  ajuda no equilíbrio ecológico
Coca-Cola ajuda no equilíbrio ecológico

Um geólogo alemão prova que a Coca-Cola pode ser usada para extrair nutrientes do solo, ajudando no equilíbrio ecológico.

Cresce a produção e exportação de rosas no Ceará
Cresce a produção e exportação de rosas no Ceará

O Ceará se destaca como maior exportador de rosas do Brasil. Saiba como a produção na Serra da Ibiapaba impulsiona a economia local.

Faculdade tecnológica INAP abre inscrições para processo seletivo
Faculdade tecnológica INAP abre inscrições para processo seletivo

A faculdade INAP está com inscrições abertas para os cursos de Design de Interiores e Design Gráfico. Conheça as etapas do processo seletivo.

Isla laça novos tipos de sementes
Isla laça novos tipos de sementes

A Isla Sementes lança novas capuchinhas, flores ornamentais e comestíveis. Descubra como usar as flores em jardins e na culinária.

Mês do arquiteto paisagista
Mês do arquiteto paisagista

A IFLA escolheu abril como o Mês Mundial da Arquitetura Paisagística. Conheça a importância da profissão e suas ações globais

Reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas
Reutilize a água da máquina de lavar para regar as plantas

Saiba como a água da máquina de lavar pode ser reutilizada para regar o jardim, beneficiando as plantas e ajudando o meio ambiente.

UNESP realiza IV Simpósio sobre Gramados
UNESP realiza IV Simpósio sobre Gramados

A UNESP Botucatu sediará o IV SIGRA. O evento abordará o manejo técnico-científico de gramados para paisagistas e estudantes.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 4 No 47 / Abril de 2008

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho
O Paisagismo Robusto do Memorial José Carvalho

Paisagismo de engenharia na Bahia: Paulo Luedy Reis e Viva a Vida criam lagos, piscinas e urbanismo sustentável com foco em espécies nativas.

Paisagismo em Chacará de São Paulo
Paisagismo em Chacará de São Paulo

Projeto paisagístico de chácara de 1500 m² ganha vida com fotomontagens no PhotoLANDSCAPE, unindo criatividade e tecnologia.

Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha
Projeto em Destaque: Casa Rosada recebe o toque da paisagista Cláudia Rocha

Paisagismo da Casa Rosada une sofisticação, sustentabilidade e beleza em projeto assinado por Cláudia Rocha, referência em Nova Lima.

Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória
Revitalização da Praça Jucutuquara: um novo espaço para a comunidade de Vitória

O projeto de revitalização da Praça Jucutuquara, idealizado por Douglas Negrini, transformou um espaço urbano degradado em Vitória (ES) em uma área multifuncional, segura e acolhedora.

Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação
Projeto de Paisagismo de Iedes Campezzi em Área de Preservação

O projeto de Iedes Campezzi em Mairiporã mostra como o paisagismo pode guiar construções sustentáveis, equilibrando arquitetura e natureza em área de preservação.

Paisagismo na Imobiliária Marista
Paisagismo na Imobiliária Marista

Paisagismo com alma goiana: Maria Carolina transforma espaços com técnica, arte e sustentabilidade no coração do Cerrado brasileiro.

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
9 + 8 = ? *