Conheça o Jardim Botânico Nacional de Viña del Mar
Autor: Maria Paula Cárdenas - Data: 17/05/2018
O jardim botânico de 395 hectares oferece uma entrada para o público de 32 hectares, com mais de 280 espécies de árvores, foi criado em 1951, quando o proprietário do parque El Salitre Pascual Baburizza, doa para a propriedade do estado.
Localizado na província de Valparaíso, tem sido o centro de recreação, contato com a natureza e de conservação de varias plantas no centro sul do Chile. Possui uma das coleções de espécies extintas de Sophora Toromiro da Ilha de Páscoa, uma coleção de 420 plantas endêmicas de 37 espécies de cactos do arquipélago Juan Fernandez, juntamente com 670 cactos chilenos, uma coleção de Myrtaceae, plantas medicinais e fuchsias.
Atualmente no Jardim Botânico Nacional cerca de 1168 espécies de plantas são cultivadas e na sua área crescem 269 espécies nativas. Em seus 86 anos de uso público, dentro da área de conservação, o objetivo principal tem sido a reprodução de orquídeas chilenas da cultura in vitro, assistidas por fungos micorrícicos, avançando no conhecimento e na reprodução. A reprodução de 15 espécies foi obtida e juntos constituíram um herbário onde 943 espécies com informações investigativas são depositadas
Em relação aos temas educativos, o jardim realiza um programa educacional ao ar livre que estudantes do ensino básico costumam frequentar nos meses de março e dezembro, chegando a quase 7.000 crianças anualmente.
De forma recreativa, o Jardim oferece espaços para piquenique, trilhas, estátuas naturais, pequenas cachoeiras, uma ponte japonesa, um lago artificial, serviços de dossel e uma biblioteca com aproximadamente 500 referências de livros e revistas. O jardim é o lar de 50 espécies de aves, muitas delas difíceis de observar no seus habitats naturais.
Para mais informações, convidamos você a visitar a página oficial do Jardín Botánico Nacional de Viña del Mar.
Todos os direitos autorais das fotografias utilizadas neste artigo são de propriedade do Jardín Botánico Nacional de Viña del Mar, retiradas da sua página oficial.
Veja também:
Da série Jardins da América Latina: Jardim Botânico de Medellin
Um dos principais acervos do Brasil: Jardim Botânico Plantarum
Treepedia, a possibilidade de encontrar a cidade mais verde do mundo
As torres Jean Nouvel em Sydney têm jardins verticais e um grande refletor de luz solar
O belíssimo paisagismo do centro comunitário de Toronto
Conheça o Kenroku-en Garden, um jardim que possui muita história para contar
Anterior Próximo