Conversamos com o Paisagista Márcio Modelski da Cantinho Verde Paisagismo

Autor: Regina Motta - Data: 17/10/2016

Conversamos com o Paisagista Márcio Modelski da Cantinho Verde Paisagismo, uma empresa que já começou com o "pé direito", antenada com o que há de mais moderno no ramo de paisagismo: Os softwares AutoLANDSCAPE e PhotoLANDSCAPE, GARANTIA DE SUCESSO!

Paisagista Márcio Modelski



AuE Paisagismo: Faça uma apresentação pessoal e de sua empresa. Gostaríamos de conhecê-lo melhor

A Cantinho Verde Paisagismo & Ecologia foi criada em novembro de 2015, portanto é uma empresa muito jovem ainda. Começamos praticamente juntos a nossa caminhada frente ao paisagismo.

Estou há dois anos trabalhando com jardins e há cinco envolvido em estudos e aperfeiçoamento profissional. A empresa hoje abre um leque de atividades profissionais que vão desde a elaboração de projetos paisagísticos, implantação e reforma de jardins, construção de lagos e fontes, recuperação e tratamento de gramados e consultoria.

Demora algum tempo para o jardim se formar e ele não estará pronto nunca, não tem um fim, pois estamos lidando com seres vivos, cada qual com a sua característica e que mudam a todo momento; a cada estação nos apresentam uma nova beleza completando o seu ciclo.


AuE Paisagismo: Como foi a sua escolha desta profissão de paisagista? Quais as dificuldades que encontra e quais a maiores alegrias?

Sempre tive meu olhar voltado para o campo, para a natureza. Meu primeiro contato de estudos foi para o curso de Agronomia. Posteriormente, fui apresentado à beleza das plantas, flores e suas cores, através de minha esposa. Ela despertou em mim o gosto pelo paisagismo. A partir daí não parei mais e me encontrei, sendo o que mais gosto de fazer, tornando-me respeitador da natureza e criador de paisagens.

Emprego um estilo de paisagismo naturalista e contemporâneo que usa muitas cores, texturas e linhas orgânicas. Estilo esse que contempla a natureza na sua essência, proporcionando a conexão entre o ser humano e o natural.

A cultura das pessoas dificulta um pouco a aplicação deste trabalho, pois não é um projeto que você desenvolve e no final dele já pode fotografar e está pronto.

Demora algum tempo para o jardim se formar e ele não estará pronto nunca, não tem um fim, pois estamos lidando com seres vivos, cada qual com a sua característica e que mudam a todo momento; a cada estação nos apresentam uma nova beleza completando o seu ciclo.

Há clientes que não aceitam essa proposta, procuram pelo básico; não querem perder o seu tempo para cuidar do jardim.

Minha maior alegria e satisfação é estar envolvido nesse processo de criar paisagens e poder conservar a terra com sabedoria, penso que esteja cumprindo minha missão.

AuE Paisagismo: Costuma frequentar Congressos e Eventos de Paisagismo?

Costumo participar de eventos envolvendo paisagismo como congressos, palestras e festivais.

Recentemente estive expondo ideias, no Festival da Primavera, em Nova Petrópolis - RS. É importante interagir com colegas e com o público em geral, saber o que as pessoas pensam, o que procuram para si e o que elas têm a oferecer.

AuE Paisagismo: Como fazer para integrar o gosto do cliente, com a obra arquitetônica e a seleção adequada de espécies botânicas em um projeto paisagístico?

Geralmente o cliente não sabe o que quer e vai expondo as suas ideias no gosto e conhecimento que ele tem sobre plantas sem pensar no entorno da obra, no clima, no habito da planta. Vai misturando tudo, fazendo o jardim da vovó, com as mais diversas espécies de plantas em um mesmo canteiro.

Ai é que entra o papel do paisagista. Ele precisa ter a percepção do todo (ambiente, clima, planta, arquitetura e saber identificar o gosto do cliente) para então criar espaços harmônicos conforme o estilo de vida de cada um.

AuE Paisagismo: Como você faz a seleção das espécies botânicas? Você leva em consideração a frequência de manutenção no processo de escolha?

Gosto muito de trabalhar com plantas nativas do Brasil, dando preferência para as da região Sul por questões de adaptação e estilo. Opto sempre por plantas perenes que não requer muita manutenção, o que acaba sendo uma exigência dos clientes.

AuE Paisagismo: Como o paisagismo pode contribuir na qualidade de vida da população?

A missão do paisagista é mostrar à população um elo de convivência entre o ser humano e a natureza em um mesmo ambiente. É preciso passar a informação de que as plantas nos dão conforto térmico, que os jardins curam e que existe uma conexão muito forte entre o humano e o natural.

AuE Paisagismo: Qual o papel do paisagismo em um empreendimento imobiliário?

O paisagismo é considerado a cereja do bolo em um empreendimento imobiliário. O envolvimento do paisagista é tão importante quanto o de um arquiteto para que tudo esteja em perfeita harmonia e valorizar o imóvel.

AuE Paisagismo: Frente às diversas catástrofes naturais que estamos vivenciando, tais como enchentes, vulcões, terremotos, entre outras, as profissões que lidam diretamente com o meio ambiente ganham especial destaque. Qual é o papel do paisagismo neste cenário?

O paisagismo bem elaborado, bem planejado, cria microclimas, faz ressurgir a fauna e a flora, é capaz de filtrar biologicamente rios poluídos, previne desmoronamentos com o manejo adequado de plantas. O trabalho do paisagista é de fundamental importância associado a outros profissionais do ramo ambiental.

Eu trabalho com as duas tecnologias em conjunto pois gosto de apresentar aos meus clientes o máximo de informações possíveis tratando-se de projetos.


AuE Paisagismo: Você é usuário do AutoLANDSCAPE e do PhotoLANDSCAPE, conte-nos de sua experiência no uso da tecnologia em seus projetos.

A utilização de Softwares na elaboração dos meus projetos agiliza muito o meu trabalho. O AutoLANDSCAPE tem em sua biblioteca muitas espécies de plantas catalogadas, o que torna prática a sua utilização aumentando a minha credibilidade junto aos clientes na apresentação dos meus projetos.

O PhotoLANDSCAPE por sua vez, idealiza a real imagem de como cliente irá receber o seu jardim. É uma excelente ferramenta para apresentação de perspectivas realísticas, pois trabalha em cima de uma foto do terreno nas suas reais circunstâncias.

Eu trabalho com as duas tecnologias em conjunto pois gosto de apresentar aos meus clientes o máximo de informações possíveis tratando-se de projetos.

AuE Paisagismo: Dentre os projetos que você realizou, qual deles você destacaria? Conte-nos um pouco sobre este projeto.

Cada projeto tem a sua importância porque cada cliente é único dentro de suas necessidades.

Destaco a Revitalização do Clube Caça e Pesca de Veranópolis - RS por envolver várias pessoas em um contexto. É muito diferente em relação a uma residência familiar.

Clube Caça e Pesca Veranópolis



Por se tratar de um clube privado onde os sócios tem total liberdade em opinar. O Clube conta com piscina, lago com seu entorno destinado a caminhadas, quadras de tênis, campo de futebol sete, quiosques que são locados para reuniões familiares e entre amigos, parquinho infantil e salão de festas.

Propus a revitalização de todas as áreas sociais e a recuperação do campo de futebol sete que se encontrava em mau estado de conservação.

Demos inicio aos trabalhos em julho deste ano com o plantio de hortênsias e azaleias no entorno do lago, recuperamos o campo de futebol e, por etapas, ainda estamos desenvolvendo os trabalhos.

Festival da Primavera


Festival da Primavera

Festival da Primavera


Festival da Primavera

Projeto para cliente com o PhotoLANDSCAPE


Projeto para cliente com o PhotoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE


Projeto para cliente com o PhotoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE


Projeto para cliente com o PhotoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE


Projeto para cliente com o PhotoLANDSCAPE, Jardim num container

Projeto

Projeto AutoLANDSCAPE


Planta baixa

Este projeto foi idealizado para contemplar um espaço dentro do Instituto Federal do Rio Grande do Sul em Bento Gonçalves, RS.

Ele receberá um lago e uma espaço para leitura ao ar livre pois fica situado próximo a biblioteca. Acredito que nem saia do papel por depender de Verbas do Governo para ser concluído.

Terreno previsto


Terreno previsto para o projeto acima

Veja também

* Conheça o Paisagismo Regenerativo
* AuE Software lança eBook gratuito com dicas sobre mercado de paisagismo
* Entrevista: Paisagista João Jadão no Festival Internacional de Jardins de Allariz


Compartilhar:



eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
1 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Conversamos com o Paisagista Márcio Modelski da Cantinho Verde Paisagismo
Conversamos com o Paisagista Márcio Modelski da Cantinho Verde Paisagismo

A Cantinho Verde Paisagismo & Ecologia é uma empresa muito jovem que começou com a garantia de sucesso: usando o nossos softwares

Lançamentos
Aue Software lança eBook gratuito com dicas sobre mercado de paisagismo
Aue Software lança eBook gratuito com dicas sobre mercado de paisagismo

O guia traz diversas dicas para profissionais que desejam se destacar no mercado de paisagismo

Ensino de paisagismo
Aprenda sobre Paisagismo Regenerativo
Aprenda sobre Paisagismo Regenerativo

Paisagismo Regenerativo é o paisagismo com um novo olhar. O olhar educado e sentido para enxergar a natureza como uma parceira.

AuE Network
Novas plantas no Paisagismo Digital e AuE Network

Veja a relação de plantas publicadas no Paisagismo Digital e no AuE Network em outubro de 2016

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE 2016: Como a inserção de itens pode otimizar seu projeto
AutoLANDSCAPE 2016: Como a inserção de itens pode otimizar seu projeto

Veja como a forma correta de inserir os itens pode otimizar seu projeto de paisagismo com o AutoLANDSCAPE

PhotoLANDSCAPE 2016: Aplicando o efeito noturno em sua fotomontagem
PhotoLANDSCAPE 2016: Aplicando o efeito noturno em sua fotomontagem

Veja como deixar sua fotomontagem de paisagismo cada vez mais realista, utilizando os efeitos disponíveis no PhotoLANDSCAPE 2016.

HydroLANDSCAPE 2016 - Dimensionando setores separadamente
HydroLANDSCAPE 2016 - Dimensionando setores separadamente

Como calcular setores de irrigação separadamente utilizando o HydroLANDSCAPE 2016

Ecologia
Fábricas automatizadas de plantas com luz artificial na Europa
Fábricas automatizadas de plantas com luz artificial na Europa

Tecnologia desenvolvida na Bélgica, consegue produzir hortaliças em alta escala, sem terra, em água e luz de led

Florestas em terras indígenas podem render trilhões de reais
Florestas em terras indígenas podem render trilhões de reais

Só no Brasil, as florestas em terras indígenas podem "render" em serviços prestados até 1 trilhão de dólares nos próximos 20 anos

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 13 No 148 / Setembro de 2016

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*