Crocus sativus: o Açafrão-verdadeiro
Autor: Diego R. Gonzaga - Data: 01/11/2013
O Açafrão-verdadeiro, é uma planta da família botânica Iridaceae, tem seu nome científico Crocus sativus. Originário da Tailândia é muito difundido na região mediterrânea. A planta tem aproximadamente um metro de altura, folhas roxas e longas. A flor e seu revestimento externo são amarelados, purpúreos e vermelhos.
Foto: Manuais de Cultivo - PlantaMundo
Seus estigmas possuem um pó amarelado e intenso no qual é retirado e utilizado na culinária. Possui uma qualidade única, e é usado como corante e também na gastronomia mundial, na forma de condimento. A iguaria possui sabor sensual e vibrante, conferindo aos alimentos aroma único. O sabor característico tem uma pontinha de amargor e cor de ouro.
Foto: ChefsClub
O açafrão-verdadeiro é utilizado desde tempos ancestrais como uma especiaria, pois revela um aroma apurado. Além de transferir seu gosto para o alimento, também empresta a ele seu amarelo peculiar.
Este condimento apresenta nomes distintos nas mais variadas regiões. Assim, é denominado azafran em território espanhol, safran entre os franceses e os alemães, é intitulado saffron pelos britânicos, e os italianos o chamam de zafferano. Este elemento gastronômico, porém, não é acessível para todos os bolsos, podendo ser considerado como um pequeno tesouro.
Isto porque, para produzir somente algumas gramas desta especiaria, são necessárias milhares de flores deste vegetal, retiradas através de mecanismos manuais.
Para se ter uma ideia, cinco quilos de estigmas, muito pouco para a produção do pó, exigem um montante de cem mil flores.
Foto: Growing Gardens
Atualmente várias propriedades medicinais do açafrão-verdadeiro vêm sendo investigadas e reveladas.
Não confunda o Açafrão-verdadeiro retirado da espécie Crocus sativus com o Açafrão-da-terra, de onde é extraído da espécie Curcuma longa, no qual da sua raíz seca e moída se extrai o pó, utilizado como condimento ou corante de cor amarela e brilhante.
A espécie pode ser propagada por sementes ou mudas produzidas a partir de bulbos.
Até a próxima!
Anterior Próximo