Semente de 2 mil anos brota e cresce em Israel
Autor: Regina Motta - Data: 05/11/2013
Semente de 2 mil anos de Tamareira-da-Judéia cresceu e até floriu. É a semente mais antiga a brotar que se tem conhecimento.
Tamareira da Judeia - semente de 2 mil anos
As sementes, da espécie tamareira da Judéia, haviam sido descobertas nos anos 60. Elas estavam em um vaso de mais de 2 mil anos encontrado por arqueologistas durante uma escavação em Israel.
As sementes ficaram guardadas por mais de 40 anos. Em 2005, uma botânica chamada Elaine Solowey teve a ideia: por que não tentar plantar uma delas? Plantou. E, para surpresa geral, a planta cresceu.
A tamareira vive até hoje e produziu sua primeira florada em 2011. Foi a semente mais antiga a brotar que se tem conhecimento. Elaine hoje tenta fazer outras sementes extintas brotarem.
A descoberta mantém viva uma rara recordação de séculos atrás. A tamareira, que fornecia frutos e sombra, era um alimento básico na Judéia e foi mencionada diversas vezes no Antigo Testamento. A filha do rei Davi, Tamar, foi batizada por causa do nome da planta em hebraico.
Mas, após a invasão do Império Romano, as plantações foram destruídas - acabar com um dos recursos primordiais era uma questão estratégica. A planta se extinguiu completamente por volta do ano 500.
Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI343660-17770,00-PLANTA+EXTINTA+HA+MAIS+DE+MIL+ANOS+BROTA+EM+ISRAEL.html
Anterior Próximo