Curso Como Fazer Uma Horta ensina cultivo agroecológico
Autor: Brenda de Melo Esteves - Data: 03/03/2026A UMAPAZ, vinculada à Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, está com inscrições abertas para o curso presencial “Como Fazer Uma Horta” – Turma 63, voltado a munícipes e interessados em cultivo agroecológico.

Com início em 6 de agosto de 2026, a formação segue até 8 de outubro de 2026, sempre às quintas-feiras, das 13h30 às 16h30, na sede da UMAPAZ, localizada na Av. Quarto Centenário, 1268, em São Paulo. As inscrições abrem no dia 21 de julho de 2026, às 10h.
Ao longo de dez encontros semanais, os participantes acompanham todas as etapas de implantação de uma horta, desde o preparo do solo até a colheita. O curso combina aulas expositivas e atividades práticas no Campo Experimental, permitindo vivência direta com técnicas de cultivo.
Agroecologia na prática
A proposta é ensinar procedimentos e técnicas de cultivo de hortaliças convencionais e Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), tanto em canteiros quanto em recipientes, com base nos princípios da agroecologia.
Entre os temas abordados estão:
Planejamento e implantação da hortaAgricultura orgânica x convencionalManejo do solo e adubaçãoCompostagem e minhocárioPropagação por sementes e transplanteControle de pragas e doençasRotação e consorciação de culturasAlimentação sustentável
O curso oferece 50 vagas e concede certificado aos participantes que alcançarem mínimo de 75% de frequência.
Equipe técnica multidisciplinar
A coordenação é do engenheiro agrônomo Adão Luiz Castanheiro Martins, com facilitação de uma equipe técnica da Escola Municipal de Jardinagem/UMAPAZ, composta por especialistas em agronomia, permacultura, sustentabilidade, nutrição e práticas integrativas.
A formação é voltada ao público em geral e busca fortalecer a autonomia alimentar, a sustentabilidade urbana e a conexão das pessoas com a produção de alimentos em pequenos espaços.
Datas: 06/08/2026 a 08/10/2026 (quintas-feiras)
Horário: 13h30 às 16h30
Local: UMAPAZ – Av. Quarto Centenário, 1268 – São Paulo/SP
Para mais informações acesse: www.prefeitura.sp.gov.br
Veja também:
Curso de Iluminação Para Paisagismo em Holambra
Curso de Paisagismo Para Pequenos Espaços em Holambra
Curso Municipal de Recursos Paisagisticos 2026 - Turma 252

Anterior Próximo