Engenheiros do Ecossistemas
Autor: Bruno Corrêa Barbosa - Data: 20/03/2014
Por sua íntima associação com os processos que ocorrem no solo e sua grande sensibilidade a interferências no ambiente, a composição da fauna do solo reflete o padrão de funcionamento do ecossistema.
Organismos como os cupins, formigas, as minhocas e larvas de coleópteros, são denominados "engenheiros do ecossistema", pois atuam na formação galerias, ninhos, câmaras e bolotas fecais, que modificam as propriedades físicas dos solos onde vivem e a disponibilidade de recursos para outros organismos. Por meio de suas ações mecânicas no solo, a macrofauna contribui na formação de microagregados estáveis, que podem proteger parte da matéria orgânica de uma mineralização mais rápida e que constituem, também, uma reserva de nutrientes potencialmente disponíveis para as plantas.
Esses animais vivem dentro da camada superficial do solo, que provocam alterações nas propriedades químicas do solo, tais como valor de pH e disponibilidade de nutrientes como cálcio, magnésio, fósforo, potássio e nitrogênio, tais como aumento da capacidade de retenção e infiltração de água, aeração e formação da estrutura do solo; além de alterações na atividade e população de microrganismos existentes no ambiente, devido à elevada diversidade de microrganismos que habitam o trato digestivo das minhocas, além de representarem um meio de incubação de microrganismos benéficos para a sustentabilidade dos ecossistemas, as minhocas atuam na dispersão destes microrganismos através da constante deposição de fases.
As minhocas em especial, são animais extremamente úteis para a jardinagem e agricultura, ao contrário dos outros grupos que além de benefícios também trazem prejuízos ou são considerados pragas, as minhocas são essencialmente edáficos ou seja habita as camadas superficiais do solo, geralmente até profundidades de 30 a 50 cm, onde desempenham importantes funções ecológicas e ambientais.
Estes animais são os organismos mais conhecidos e, muitas vezes, os mais importantes que influenciam o funcionamento do sistema solo.
Sendo assim, a utilização de humos e de introdução de minhocas no solo, podem melhorar a qualidade beneficiando em longo prazo o plantio e ornamentação de jardins e de monoculturas.
Anterior Próximo