Entrevista com a paisagista Diacuy Crema

Autor: Adriana Corrêa - Data: 10/11/2004

Engenheira florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e especialista em paisagismo pela Pontifícia Universidade Catótica (PUC-PR), Diacuy de Mesquita Fialho Crema, trabalha há dez anos executando projetos paisagísticos funcionais. Em suas obras, beleza e utilidade são conceitos intrínsecos e devem ser respeitados. Para isso, ela cria soluções criativas de acordo com o perfil de cada cliente. Casa na árvore, muro de escalada, lago com peixes, ponte e ofurô são algumas das alternativas utilizadas com sucesso pela paisagista. Atuando sobretudo no Paraná e em Santa Catarina, tem como característica marcante o contraste, a organização e a harmonia dos elementos construídos.

AuE: Como ingressou na profissão de paisagista?
Diacuy: Comecei quase sem querer, criando soluções para projetos residenciais de amigos. Como eu já era formada em engenharia florestal, sempre aparecia algum conhecido querendo uma opinião ou idéia para o seu jardim ou área verde. Até que um amigo arquiteto me convidou para fazer uma parceria em um de seus projetos. Ele ficou encarregado pela parte arquitetônica e eu fiz o trabalho paisagístico em um colégio da cidade. Depois disso, resolvi me especializar nessa área e comecei a trabalhar profissionalmente.

AuE: Há alguma preferência de estilo em seus trabalhos?
Diacuy: Tenho algumas predileções, mas não são uma constante. Por exemplo, prefiro utilizar plantas perenes, assim consigo manter o visual do jardim o ano todo, independente das estações. E gosto de usar curvas e contornos, pois acho que dá um ar de modernidade. Mas o estilo depende muito do cliente. É ele quem determina a cara do projeto, de acordo com a sua preferência pessoal.

AuE: Na sua opinião, o que é indispensável em um bom projeto?
Diacuy: A satisfação do cliente. O trabalho do paisagista consiste em conseguir captar o que o cliente quer e transpor para a realidade. Para isso, devem ser utilizadas as plantas certas, de forma que o ambiente seja propício ao seu desenvolvimento. É muito importante que o solo e o clima sejam compatíveis ao tipo de jardim, que deve estar em harmonia com a arquitetura a sua volta. Outro ponto essencial é a funcionalidade do projeto. Não crio espaços meramente decorativos. Toda paisagem deve ser aproveitada para outras finalidades, como o esporte, o lazer, a alimentação ou a meditação, de acordo com a preferência de cliente. A estética serve apenas para tornar essa prática ainda mais agradável no local.

AuE: Como a tecnologia auxilia o seu trabalho?
Diacuy: A tecnologia trouxe agilidade ao meu trabalho. Hoje, é uma necessidade para atender melhor os clientes. Por isso, uso o AutoLANDSCAPE em todas as minhas obras. Além de me poupar tempo, a apresentação em computador é um diferencial para o cliente, pois permite ter uma idéia real do espaço da obra e o resultado final do projeto.

AuE: Dentre os seus projetos, qual deles merece destaque?
Diacuy: Acho que o projeto do aras do município de Piraquara, no Paraná, foi um dos mais marcantes. Fiz o projeto paisagístico de uma área de 5 mil m2 em duas semanas. A obra foi implantada há uns seis anos atrás. Foi o meu primeiro grande projeto, em termos de área, e o resultado foi bem interessante.

AuE: Qual o seu trabalho mais recente?
Diacuy: No momento, tenho três projetos em andamento. Duas residências no litoral do Estado e uma Chácara em Prudentópolis, ambas no Paraná. As residências possuem uma área de 2,5 mil m2 cada uma e possuem como referência a própria vegetação da região. Essa foi a melhor opção para a adaptação das plantas e a harmonia da obra com o entorno. Usei basicamente o bordô e o verde ácido como cores predominantes e nenhuma planta variegada, ou seja, com manchas ou nuances diferentes. Optei por dar uma certa homogeneidade à paisagem e preservar as características da vegetação litorânea. Já na Chácara, a intenção do cliente era realçar as características de uma paisagem do interior. Então, utilizei muitas flores e jardins, trabalhando vários aspectos nos 3 mil m2 de área projetada.
Diacuy Paisagismo
*Avenida Comendador Franco, 2851 - Curitiba / PR
Tel/fax: 041 266-1901
diacuy@diacuypaisagismo.com.br.


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
6 + 1 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
Dicas Técnicas
Novidades
Carta dos leitores
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 1 No 5 / outubro de 2004

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
2 + 0 = ? *