Imóveis sustentáveis, uma nova e forte tendência
Autor: Regina Motta - Data: 04/06/2020
Hoje, imóveis que possuem maneiras eficientes de minimizar os impactos ambientais são muito mais valorizados.
Que seriam estas soluções eficientes?
Ventilação e iluminação natural.
A ideia é evitar o desperdício de água potável, com captação das águas das chuvas e tratamento para que possa ser reutilizada.
Energia solar que é limpa, renovável e inesgotável e pode ser convertida em energia elétrica e ser usada em aquecimento.
Cobertura ou telhado verde: A alternativa é capaz de absorver a água da chuva que cai sobre o telhado, atrasando o escoamento para o sistema de drenagem. Além disso, ameniza temperaturas no interior dos imóveis.
As adições de vegetação sobre as superfícies de telhado ou fachadas, além do embelezamento paisagístico, que pode diminuir vários efeitos negativos locais, reduzindo a poluição, o consumo de energia dos edifícios, aumentando o isolamento do som – dependendo do material empregado para disposição das placas e/ou vasos de plantio –, resistência ao fogo, longevidade da membrana do telhado e paredes de fachadas, garantindo o escoamento de águas pluviais por meio de gotejamento para sua umidificação, manutenção de clima interno, melhoria da qualidade do ar, entre outros benefícios.
Pensar na sustentabilidade traz benefícios não só para nós, mas para toda a sociedade.
No futuro não muito distante, com certeza o planeta agradecerá por disseminarmos essa mentalidade.
Fonte: Pinterest
Veja também:
Jardins de chuva ou Jardins filtrantes
Encante-se com o Museu Virtual do Cerrado
Anterior Próximo