Incluindo novo mobiliário: VisualManager - Raster Edit
Autor: Brenda Melo - Data: 30/05/2022
A nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir um novo mobiliário do zero na nossa nova base de dados!
Nesta última etapa, vamos aprender um pouco sobre o RasterEdit. O Raster é o responsável pelos mapas fotográficos que, no caso de mobiliários, serão usados no PhotoLANDSCAPE e no caso de plantas, são usadas no VisualPLAN e no PhotoLANSDCAPE.
1 Para abrir o Raster, primeiro abrimos o VisualManager e localizamos o botão do RasterEdit no canto inferior direito da tela.
Abrindo o RasterEdit.
Assim que abrirmos, vamos conseguir ver a tela inicial do programa, e ela é basicamente subdividida em:
Verde: É a nossa área de trabalho, onde vamos ver e mexer no mapa.
Vermelho: É o grupo lateral de ferramentas, onde a gente tem funções como recortar, apagar com borracha, desfazer borracha, selecionar área, etc.
Laranja: É o grupo superior de ferramentas, onde temos funções mais gerais, como arrumar saturação da imagem, cor, filtros, fundo, etc.
Tela inicial do programa.
O grupo superior de ferramentas contém 3 abas, que são:
Início: Nessa aba, conseguimos editar coisas relacionadas a imagem, como nitidez, tom, desfazer ação, filtros, etc.
Exibir: Aqui temos algumas funções gerais, que são: o tipo de fundo que desejamos ver, eixo de simetria e a camada da imagem que você deseja ver.
Opções: Nessa parte, conseguimos alterar o tamanho, a forma e a opacidade do lápis/borracha/carimbo que você quer usar, e temos também a ferramenta deformar, que serve para conseguirmos arrumar o eixo de simetria de uma planta, criando assim um mapa simétrico para uso no VisualPLAN.
Grupos de ferramentas.
2 Agora, vamos seguir o caminho Arquivo -> Mobiliários -> Localizar o nosso item na barra de pesquisa.
Quando abrirmos, estará anexado a ele como mapa, aquela fotografia que inserimos lá na primeira etapa Incluindo novo mobiliário: DataManager então trabalharemos por cima dela.
Localizando nosso item.
3 Depois de abrir a nossa imagem, vamos recortar o fundo para transformar em um mapa utilizável.
Para isso, vamos usar a ferramenta Borracha Polilínea. Ela basicamente serve para selecionar a área que você quer excluir com o auxílio de uma polilinha.
Para usar, você deve iniciar a seleção com o botão esquerdo do mouse e criando os pontos com o mesmo botão. Notem que dentro da polilinha é colorido com uma cor roxa, toda essa área roxa será apagada.
Para finalizar a seleção e realizar o recorte, você deve criar o último ponto, clicar no botão direito e em seguida no esquerdo do mouse.
Uso da ferramenta Borracha Polilínea.
Para salvar a edição, basta clicar no disquete que se encontra no canto superior direito da tela, e assim você poderá fechar o programa. Quando você encontrar seu item no Visualmanager, seu mapa estará lá recortado.
Salvando o mapa recortado.
Você também pode alterar o mapa clicando em cima dele com o botão direito do mouse e selecionando "Alterar". Caso use esse processo, abrirá uma janela depois que você salvar e fechar o Raster Edit, é só preenchê-lá corretamente e salvar.
Caminho alternativo para edição de mapa no Raster Edit.
4 Agora precisamos reabrir o mapa para fazer o processo final.
Depois de fazer o recorte usando a borracha polilínea, se clicarmos no botão Recortar a figura, podemos ver que a imagem ficou com bordas. Isso acontece por causa das subcamadas da foto. Aqui na AuE, usamos essas subcamadas para a subtração do recorte, que é salva em .jpg fazendo com que o peso dessa imagem seja menor que uma foto sem fundo .png.
Quando recortamos a foto com a borracha polilínea, o volume é apagado apenas na camada negativa, para que seja feita a remoção do fundo, então a camada da foto colorida permanece intacta gerando essas bordas.
No caso do uso desse mapa no VisualPLAN, ficará distorcido e flutuante, e no caso do uso no PhotoLANDSCAPE, a imagem ficará distorcida.
Imagem com as bordas e suas camadas.
Para resolver esse problema, temos uma ferramenta na aba Início chamada Recorte Automático, e a função dela é basicamente remover todas as bordas que existem no mapa. Então, você só precisa clicar nesse botão e ele limpará o mapa automaticamente.
Removendo bordas do mapa.
Depois de salvar, já temos o nosso mapa utilizável no PhotoLANDSCAPE!
Encontrando o nosso mapa no PhotoLANDSCAPE.
Vamos ver então, nosso processo até aqui!
Resultado do processo de criação de um mobiliário na nossa base de dados.
Volte as dicas técnicas para reforçar seu conhecimento!
* Incluindo novo mobiliário: DataManager
* Incluindo novo mobiliário: DWGsManager
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3D Edit
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - MaterialEdit
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3DEdit - Fotos + Humanizada
* Passo a passo: Incluindo novo mobiliário no banco de dados.
Anterior Próximo