Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3DEdit - Fotos + Humanizada
Autor: Brenda Melo - Data: 30/05/2022
A nossa série de dicas técnicas deste mês, será especial banco de dados, onde vamos te ensinar a inserir um novo mobiliário do zero na nossa nova base de dados!
Nesta quinta etapa, iremos aprender como criar uma planta humanizada e uma foto renderizada do item com o uso do 3DEdit.
Essa parte é completamente feita dentro da nossa plataforma, então a primeira coisa a se fazer é abrir o 3DEdit e localizar o nosso item. Logo após, vamos clicar na aba Renderizar.
Abrindo o "Renderizar" no 3DEdit.
Esse menu é basicamente subdividido em imagens simples, e imagens renderizadas.
Imagem simples: imagens são salvas sem serem renderizadas.
Nela, você pode gerar uma imagem para ser usada como foto do item, que é salva com 1024x1024 pixels. E pode gerar uma planta humanizada, que é salva com 2500x2500 pixels.
A edição do item nesse caso, é realizada na aba Exibir, onde conseguimos mexer com a posição do sol, luz da lanterna e etc.
Imagem renderizada: Espaço onde pode se gerar as imagens renderizadas com o raytrace.
Nela, existe as subdivisões:
Teste rápido: Por aqui, você pode gerar o teste do render mais rapidamente para verificar luz e sombra (o teste não vem com qualidade gráfica, ele existe para suprir apenas a necessidade do teste de luz e sombra).
Gerar imagem: Aqui você renderiza a imagem com o tamanho 2048x2048pixels.
Gerar foto: Aqui são geradas as imagens pequenas renderizadas, com 1024x1024 pixels.
Gerar Humanizada: Gera plantas humanizadas renderizadas, com 2500x2500 pixels.
Opções: Espaço para edição dos itens que serão gerados pelo render raytrace. Aqui, você pode mudar a quantidade da luz e pode ocultar ou não a sombra.
Subdivisão de botões da aba renderizar.
Hoje, vamos criar a imagem e humanizada renderizadas.
1 Planta Humanizada: Seguimos o caminho Exibir -> Ortogonal -> Visualização por cima -> Renderizar.
Preparando o 3D para gerar planta humanizada.
2 Agora o processo é de testes. Você vai alterando a luz e criando os testes rápidos pra ver qual fica melhor na superior da sua peça.
Realizando testes de luz e sombra.
3 Quando você chegar em um resultado bom em relação a luz e sombra, pode fechar a janela do Raster Edit, é só clicar em Gerar humanizada.
Ao término do processo, abrirá o software Humanized Edit, que é o responsável pelo gerenciamento das plantas humanizadas de todo o banco de dados! Nele, você tem algumas ferramentas auxiliares de edição de imagem, caso for preciso.
4 Algumas informações da ficha de cadastro do item como nome, categoria e estilo, já são importadas do modelo 3D que originou a planta. Você deve inserir as outras informações, e é importante que você coloque as duas medidas para que não haja deformações futuras.
Gerando planta humanizada.
5 Agora já podemos associar a planta humanizada ao item!
Precisamos apenas ir no VisualManager, encontrar a nossa ficha, e clicar em Associa um novo mapa humanizado. Com isso, você pode clicar com o botão direito do mouse em cima do mapa associado automaticamente e desassociá-lo.
Associando planta humanizada.
1 Foto pequena: Para a foto pequena, você pode ajeitar a imagem como achar necessário. Aqui na AuE, costumamos deixar na perspectiva, e em 45°.
Preparando o 3D para gerar foto pequena.
2 E então, você realiza o mesmo teste de luz e sombra clicando no botão Teste Rápido. E, já que se trata de uma foto pequena, vamos clicar em Gerar Foto. Logo mais, abrirá uma ficha de cadastro, que você só deve preencher o autor e salvar.
Gerando foto pequena.
Vamos então, recapitular tudo o que foi feito até agora!
Conteúdo gerado até agora.
Não deixe de ver as próximas etapas desse processo nas outras dicas técnicas!
* Incluindo novo mobiliário: DataManager
* Incluindo novo mobiliário: DWGsManager
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - 3D Edit
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - MaterialEdit
* Incluindo novo mobiliário: VisualManager - Raster Edit
* Passo a passo: Incluindo novo mobiliário no banco de dados.
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