Jardim Botânico Plantarum - Conhecer para Preservar
Autor: Instituto Plantarum - Data: 15/05/2017
Situado na área urbana de Nova Odessa (Região Metropolitana de Campinas, a cerca de 120 km da Cidade de São Paulo - SP), o Jardim Botânico Plantarum é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. Foi idealizado a partir de 1990, por iniciativa do engenheiro agrônomo e botânico brasileiro Harri Lorenzi. Com objetivo de contribuir para a conservação da flora brasileira, o pesquisador percorreu, por mais de 35 anos, a maior parte dos ecossistemas do Brasil, em expedições científicas patrocinadas por sua Empresa, o Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda e parceiros, destinadas ao levantamento, catalogação e coleta de plantas nativas, principalmente com potencial econômico e ameaçadas de extinção. Como resultado de seu trabalho, publicou a quase totalidade dos livros sobre identificação de plantas em estilo popular no Brasil nos últimos 30 anos e sentiu-se motivado a apresentar ao público o acervo botânico vivo, fruto de suas pesquisas.
Em 12 de agosto de 1998, o Instituto Plantarum adquiriu para sua futura sede e para abrigar sua coleção viva de plantas, uma área de cerca de 9 hectares na cidade de Nova Odessa - SP, anteriormente ocupada por uma fábrica de lançadeiras (peças feitas em madeira para uso na indústria têxtil). O terreno passou então a receber tratamento paisagístico e ambiental, sendo estruturado para o desenvolvimento das pesquisas científicas e para o cultivo sistemático das coleções botânicas em formação. Em 2007, com um grupo inicial de 16 associados de diversas formações, fundou o Jardim Botânico Plantarum (JBP), inicialmente como uma organização não governamental, de caráter privado e sem fins econômicos. Em setembro de 2011 foi reconhecido, pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos do Ministério do Meio Ambiente, como Jardim Botânico através da Resolução 339 do CONAMA. Em 06 de julho de 2015, o Jardim Botânico Plantarum foi qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), com os objetivos principais de estudo e conservação da biodiversidade vegetal brasileira e do meio ambiente, através de ações educacionais e de pesquisa.
Desde então o número de associados e apoiadores vem aumentando e, atualmente, o JBP conta com cerca de 100 associados, o que colabora para o desenvolvimento de diversos projetos, dentre os quais destacamos: conservação de espécies de plantas ameaçadas, intercâmbio científico com outros jardins botânicos e instituições nacionais e internacionais, publicação de artigos científicos, apoio técnico a entidades congêneres, e educação ambiental para crianças, jovens e adultos. Atualmente o acervo botânico vivo é constituído por quase 4000 espécies vegetais, representando os principais grupos botânicos da flora nativa do Brasil. Reconhecido pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos, nossa atuação colabora com os objetivos da Estratégia Global para Conservação de Plantas. Aberto ao público em 2011, o Jardim Botânico Plantarum está apto a estabelecer diversas parcerias com pessoas físicas, empresas, poder público e outras instituições.
A VI Jornada de Paisagismo Plantarum acontece neste sábado, 20 de maio de 2017.
Veja a programação no link abaixo, junte-se a nós e partilhe do conhecimento e das histórias de vida destes profissionais contemporâneos que têm muito a nos ensinar.
VI Jornada de Paisagismo Plantarum
Veja também
Jardins com árvores frutíferas é a nova combinação do paisagismo
Quatro formas inovadoras de reciclar o lixo
Pessoas tendem a ser mais felizes e saudáveis em bairros caminháveis
Irrigação estimula desenvolvimento socioeconômico em Goiás - Brasil
Anterior Próximo