Jardim impecável para a temporada de inverno

Autor: Anita Cid - Data: 12/05/2010

Com a aproximação do inverno e a queda na temperatura, as pessoas começam a buscar regiões mais interioranas ou serranas para passar suas horas de descanso e lazer. Nas férias e finais de semana dessa época do ano, os refúgios deixam de ser as casas de praia, que dão lugar às casas de campo. E, como o próprio nome diz, campo está ligado à natureza. Então é preciso preparar os jardins e as áreas externas para recepcionar moradores e visitantes. O arquiteto paisagista Benedito Abbud dá algumas dicas para deixar o ambiente mais bonito e agradável nessa temporada de frio.

Para a maioria das pessoas, a vegetação é a grande preocupação no inverno, pois é quando algumas árvores abandonam suas velhas folhas. Mas muitas espécies aproveitam o clima frio para florescer e colorir a paisagem, como os ipês amarelo, rosa e branco, atraindo, beija-flores, borboletas e pássaros, o que aumenta suas chances de reprodução e perpetuação na natureza. Além disso, com a ausência de suas folhas, a luz do sol passa pelas copas e alcança o solo, enchendo-o de energia. Se no verão é possível ter um espaço aconchegante e sombreado com as copas folhadas dos ipês, o mesmo ambiente ensolarado pode ser criado no inverno, quando os amenos raios de luz são prazerosamente bem-vindos.

Outras espécies também se dão bem no inverno e podem compor de maneira harmônica o jardim, tais como quaresmeira - que também floresce no começo do ano -, pata de vaca e mulungus (entre as árvores); primaveras e flor de São João (entre as trepadeiras); camélias, azaléias, gardênia e orquídeas olho-de-boneca (entre as flores).

O ambiente da piscina também merece atenção, embora seja mais um lugar de contemplação do que de uso, nessa época do ano. De qualquer forma, é sempre bom manter o espaço harmônico, bonito e limpo, principalmente em relação à vegetação: as plantas menos indicadas para esse local são as de folhas miúdas e as caducas, já que caem no inverno. Por causa de suas características, elas acabam "sujando" a água, o que requer uma limpeza e manutenção mais frequentes.

Vale também estar atento à boa luminosidade do local onde estão as plantas e às regas moderadas no inverno, uma vez que a evaporação é menor e, portanto, demora mais para secar a terra. "Esses cuidados aliados a elementos e equipamentos empregados no jardim ajudam a compor a área externa de uma casa de campo, tornando-a mais aconchegante e acolhedora em meio a esse clima frio", finaliza o arquiteto paisagista Benedito Abbud.


Compartilhar:


Anterior Próximo

AuE LandMANAGER

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
9 + 0 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



1 - Autor: eduardo - Data: 27/05/2010 20:57:25

azaleia ?




Entrevista
Cássia Dias Ribeiro e Helena Lagoa falam sobre como criar um projeto paisagístico
Cássia Dias Ribeiro e Helena Lagoa falam sobre como criar um projeto paisagístico

O paisagismo contribui na qualidade de vida da população, quando proporciona bem estar, beleza e proximidade com os elementos da natureza.

AuE Network
Dicas Técnicas
Ecologia
Notícias
Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 6 No 71 / Abril de 2010

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Residência Flor do Sol
Residência Flor do Sol

Álvaro Drillard

Residência Oliveira
Residência Oliveira

Nataly Schröder

Residência Aflorar
Residência Aflorar

Nataly Schröder

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista AuE Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!





Revista no seu E-mail

*
*
*
6 + 1 = ? *