Lisboa homenageia o Arquiteto Paisagista Gonçalo Ribeiro Teles
Autor: Milayne Ferraz - Data: 03/07/2020
Lisboa é considerada a Capital Verde da Europa 2020 e, dentro das comemorações, haverá uma exposição sobre o Paisagista considerado o Pai do Plano Verde de Lisboa.
Gonçalo Ribeiro Teles, conhecido paisagista, ecologista e político, é o “Mester da Paisagem” e o alvo desta homenagem que estará na Casa dos Casa dos Vinte e Quatro e na Igreja de São José dos Carpinteiros, dois espaços que durante anos estiveram fechados ao público.
Tem uma longa história profissional e política em Portugal. Nascido em 1922 em Lisboa, engenheiro agrônomo, arquiteto paisagista, tem diversos trabalhos de referência, destacando-se o parque da Fundação Calouste Gulbenkian, projetado durante a década de 60, em coautoria com António Viana Barreto, obra contemplada com o Prémio Valmor (1975).
De 1998 a 2002, e por iniciativa da Presidência da Câmara Municipal de Lisboa, coordenou uma equipe técnica responsável por um conjunto muito vasto de projetos, em Lisboa e na Área Metropolitana.
Fundação Calouste Gulbenkian
Os jardins foram construídos nos anos 50 em homenagem ao seu fundador - Calouste Gulbenkian - e constituem um amplo espaço de lazer e cultura, com um desenho paisagístico caracterizado por jardins suspensos e uma flora diversificada.
A concepção do Parque, jardins interiores e terraços ajardinados foi confiada aos arquitectos paisagistas Gonçalo Ribeiro Teles e António Viana Barreto os quais trabalharam em estreita colaboração com os arquitectos do complexo de edifícios da Fundação, Alberto Pessoa, Pedro Cid e Ruy Athouguia.
Fonte: Wikimedia
Veja também:
Bate papo com Guilherme Motta e Regina Motta 17 Anos da AuE Paisagismo
eBook Gratuito: Qual o valor do trabalho de paisagismo?
Anterior Próximo