Mátria Parque de Flores
Autor: Taís da Costa Morais - Data: 01/09/2022
Nesta edição que abre o mês da primavera, vamos exaltar a beleza de lindos jardins e paisagens dignas da estação mais florida do ano que é exibido pelo exuberante Mátria Parque de Flores, que está localizado na cidade de São Francisco de Paula no Rio Grande do Sul - Brasil.
Mátria Parque de Flores - Vista aérea
Fonte: Mátria Parque
A busca por áreas verdes tem crescido exponencialmente, e podemos perceber ao longo desses anos a grande procura por ambientes que ofereçam lazer, bem-estar, qualidade de vida e contato direto com fauna ou flora.
O Mátria Parque de Flores é um grande parque que possui 30 jardins inspirados em memórias afetivas, inaugurado em novembro de 2021. São 153 hectares de terreno, e 8km de caminhada à céu aberto, contemplando os vários jardins temáticos do parque, além de um belo lago e áreas para uso comum - para prática de exercícios físicos, encontros ou até mesmo eventos, já que o local possui vários atrativos, como; restaurantes, boutique, passeio de barco, adega, aluguel de veículos elétricos além de um memorial à borboleta que merece destaque devido o significado de seu nome: a atual família proprietária do empreendimento enquanto caminhava pelo terreno, afim de definirem a possível compra, foi surpreendida com uma nuvem de borboletas brancas, e este encontro foi tão marcante que os levou a homenageá-lo com um monumento.
Ao longo da extensão do terreno é possível encontrar pomares com frutas da estação que podem ser consumidas pelos visitantes, além de atividades de plantio e colheita. O parque respeita o ciclo de vida das suas espécies, ao longo do ano é notável as várias mudanças de acordo com as estações, aceitando e deixando em evidência a impermanência da vida, o envelhecer e o renascimento.
A paisagem criada no Mátria Parque de Flores com cerca de 7 milhões de mudas e 300 espécies, foi projetada para que se alinhasse ao terreno e suas particularidades, criando aspecto natural, aguçando nossas percepções.
A justificativa da escolha das plantas, se dá através das memórias e sensações de cada uma, o jardim sensorial por exemplo, possui espécies aromáticas que despertam nossos sentidos, como o alecrim - e tantas outras como: rosas, girassóis, begônias, capim-do-Texas e margaridas!
Além das escolhas do paisagismo, a volumetria do terreno é utilizada para propiciar os sentidos, seja com espaços em formatos específicos ou pelo circuito sinuoso que se torna agradável de percorrer se conectando à natureza.
Mátria Parque de Flores - Jardins
Fonte: Mátria Parque
É importante lembrar da importância para a nossa existência que estejamos sempre nutrindo a nossa alma com os benefícios que a natureza nos presenteia. O Mátria Parque de Flores oferece um reencontro com a nossa essência, com o natural, e é uma ótima opção para quem quer se impressionar e estar mais próximo da arte, arquitetura e do mundo botânico.
Os ingressos para visitar o parque podem ser adquiridos pelo site
Veja também:
Conheça Francisco Carrera, seu amor por plantas e a ideia de Green Coaching!
Design biofílico: a tendência que nunca saiu de moda
O cálculo de água necessário às plantas de jardim
Anterior Próximo