Morre Haruyoshi Ono, o arquiteto paisagista do Museu do Amanhã e da Vila dos Atletas
Autor: Leone Nogueira - Data: 16/02/2017
O arquiteto Haruyoshi Ono, discípulo e herdeiro artístico do mais importante paisagista brasileiro, Roberto Burle Marx (1909-1994), morreu na noite de domingo (22/01/2017), no Rio de Janeiro, de uma hemorragia intracraniana. O corpo do paisagista foi velado no Memorial do Carmo, no Caju, zona portuária, onde ocorreu a cremação.
Carioca, filho de japoneses, Haruyoshi Ono estudava na então Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), quando ingressou como estagiário, em 1965, no escritório de Burle Marx. Na época, o renomado paisagista brasileiro estava executando um dos seus mais importantes projetos, o Parque do Flamengo.
Ao longo dos anos, a relação de parceria do mestre com seu discípulo foi se consolidando e Ono, sempre atuando na área de criação dos projetos, acabou se tornando sócio do escritório. Depois da morte de Burle Marx, Haruyoshi se tornou o titular e deu continuidade à criação e elaboração de projetos em espaços públicos, comerciais e particulares, tanto no Brasil como no exterior.
O paisagismo do Museu do Amanhã e da Vila dos Atletas, na capital do Rio de Janeiro, são alguns dos projetos recentes que levam a assinatura de Haruyoshi Ono. Ele esteve à frente também de obras em outras cidades e países, como uma área de 300 mil m² do Eixo Monumental, em Brasília, a Praça da Revolução, em Rio Branco (AC), e o Parque City Centre, em Kuala Lumpur, na Malásia.
Fontes: http://burlemarx.com.br/perfil/haruyoshi-ono/
https://estilo.uol.com.br/casa-e-decoracao
Anterior Próximo