Nova espécie de planta é descoberta na Caatinga
Autor: Regina Motta - Data: 07/05/2013
Até outro dia só existiam 45 plantas do gênero Gymnanthes no mundo, três delas no Nordeste. Mas agora uma nova planta foi descoberta na Caatinga. A espécie da família Euphorbiacea, parente de velames, urtigas, mameleiros e leiteiras.
A 46ª espécie foi descoberta em 2006 no município de Mirandiba (PE). De flores pequenas, de cor amarelo-creme e sem perfume, ela foi colhida pela pesquisadora Maria de Fátima de Araújo Lucena. Em 2007 ela registrou a presença da planta no Parque Nacional Serra da Capivara (PI) e no município de Pedra Branca (PB), na Serra de Olho dÁgua (CE). Todas as áreas de difícil acesso, com remanescentes de Caatinga, ou seja, com o bioma ainda preservado.
A espécie recebeu o nome de Gymnanthes boticario em homenagem a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza que patrocinou entre 2006 e 2008 um projeto de pesquisa sobre esta espécie na Caatinga.
A descoberta só foi publicada há pouco tempo na revista alemã Willdenowia - Anuário do Jardim Botânico e do Museu Botânico de Berlin-Dahlen.
Anterior Próximo