O Paisagismo Vertical de Cláudia Cândido Moscardini

Autor: Jéssica de Souza - Data: 15/10/2021

Cláudia Cândido Moscardini

Entrevistamos este mês a paisagista Cláudia Cândido Moscardini. Durante a conversa ela falou um pouco sobre sua trajetória profissional, como é o paisagismo na região de Maricá-RJ e nos deu dicas de como montar um belo jardim vertical.

Aue Paisagismo:Fale sobre você e sua trajetória profissional.

Cláudia Moscardini: Sou formada em Administração de empresa com Pós-graduação em Direito Trabalhista e IAG Master em Gestão de Pessoas e RH. Trabalho desde os 14 anos e durante este tempo já passei pelo setor de comércio varejista, fui estagiária no comércio, dei uma pausa quando tive meu primeiro filho, retornei ao mercado financeiro, depois de alguns anos virei empreendedora quando abri um salão de beleza, mas me encontrei mesmo na natureza! Era algo que desde adolescente me encantava, queria ser bióloga e sair pelo mundo com o falecido Jacques Cousteau.

Então ingressei em cursos de paisagismo, projetos de paisagismo e jardinagem no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Com isso realizei meu sonho de trabalhar com o que gosto. Hoje sou paisagista e realizo desde projetos de paisagismo, à execução e manutenção dos mesmos. Tenho o escritório na minha casa, uma chácara no município de Maricá/RJ, e possuo alguns jardineiros que trabalham comigo. Faço jardins verticais naturais e artificiais, projeto de iluminação de jardins, irrigação, entre outros projetos de paisagismo nos municípios de Niterói, São Gonçalo, Maricá, Rio de Janeiro e regiões do lago e serranas do RJ.

Aue Paisagismo: Como vê o mercado de Paisagismo nos últimos anos no geral e também em Maricá?

Cláudia Moscardini: O mercado cresceu muito desde que comecei a trabalhar na área. Mas com a pandemia a demanda aumentou ainda mais devido as pessoas ficarem em casa e, com isso, sentirem a necessidade de ambientes mais aconchegantes, acolhedores, que amenizasse um pouco toda essa situação de isolamento social. A demanda pelos jardins verticais é muito grande hoje em dia, principalmente em apartamentos e estabelecimentos comerciais. Já aqui em Maricá, por ser uma cidade pequena de montanhas e praia, a demanda é menor. Talvez seja pelo fato de que o local já tem uma natureza abundante, ou porque as pessoas tenham caseiros que acabam virando “jardineiros” e cuidam dos jardins por conta própria. Daí quando me chamam é porque tudo o que fizeram já deu errado!

Aue Paisagismo: Considera que a relação das pessoas com a natureza se modificou?

Cláudia Moscardini:Cada vez mais percebo que as pessoas sentem a necessidade de estarem em contato com a natureza. Já foi comprovado cientificamente que ter esse contato e cuidar de jardins traz diversos benefícios para a saúde, ajuda a aliviar o estresse, melhora depressão e ansiedade, purifica o ar, deixa o ambiente mais bonito e, com isso, as pessoas mais felizes. Um bom paisagismo é como uma moldura de um quadro, a cereja do bolo, o toque que ele dá aos ambientes faz toda a diferença.

Aue Paisagismo:Conte sobre como é o seu processo de projetar o jardim vertical para um ambiente.

Cláudia Moscardini:Preciso primeiro saber o perfil do cliente, preferência de cores, se gosta de flores, enfim, saber os seus gostos. Então faço o estudo do ambiente; se é um local de sol, meia sombra ou sombra; venta muito, se é perto do mar. Essas informações são necessárias para que se escolha as plantas ideais ao ambiente. Todas elas precisam ter a mesma necessidade de luz solar e água, pois quando for ser feita a irrigação a água vai igualmente para todas. As plantas que ficam na parte baixa do jardim vertical acabam recebendo um pouco mais de água provenientes das plantas que ficam em cima. O mesmo acontece em relação às sombras porque as que ficam no topo fazem sombra nas que estão embaixo.

Então no topo e nas primeiras fileiras laterais são indicadas as plantas de sol, de vento, que secam mais rápido. Já as que ficam no meio podemos colocar espécies de meia-sombra. E na parte baixa do jardim as plantas de sombra que prefiram ambientes mais úmidos.

Todos esses fatores influenciam na criação. As plantas têm que se adequar às necessidades do cliente e às do jardim. Também devemos nos atentar às plantas de estação, pois elas ficarão bonitas no jardim somente em uma época do ano, e nas outras estações elas somem.

Em relação à irrigação dos jardins verticais o ideal é que ela seja automática.

Outra dica é sobre a impermeabilização da parede de fundo, eu sempre coloco um impermeabilizante preto porque ele dá uma sombra e não aparece os espacinhos entre as plantas. Se fosse na cor branco daria para ver esses espaços, já com o preto não, ele fica tudo verde.

Por fim, é preciso sempre ter cuidado com a adubação, observar as plantas para controlar a irrigação, verificar a presença de pragas para que se possa tomar as providências logo no início e escolher bons fornecedores para garantir que as plantas que irão ser inseridas no jardim já venham saudáveis.

Projeto Vale do Itaipu - PhotoLANDCAPE

Projeto Lagoinha/São Gonçalo - PhotoLANDCAPE. Fonte: Cláudia Moscardini



Projeto Vale do Itaipu - Finalizado

Projeto Lagoinha/São Gonçalo - Finalizado. Fonte: Cláudia Moscardini



Aue Paisagismo: E como funciona a iluminação dos jardins?

Cláudia Moscardini:Ela é importante para dar o visual a noite. Elas não podem estar muito próximas das plantas para não queimar. Se for um ambiente de meia-sombra ou sombra é interessante inserir a lâmpada “led grow” que simula a luz solar. Tem que olhar os diversos ângulos para que se possa inserir a iluminação da melhor maneira, que destaque o jardim. Gosto muito da luz amarela, quente, pois ela dá um efeito bem bonito no paisagismo e não distorce a cor natural das plantas.

Aue Paisagismo:Você possui o PhotoLANDSCAPE. Como conheceu o software e no que ele facilita seu trabalho?

Cláudia Moscardini: Conheci o PhotoLANDSCAPE através dos meus professores do curso de paisagismo no Jardim Botânico. Ele fez toda a diferença na negociação dos projetos e fechamentos com os clientes. Antes eu tinha que desenhar e isso demandava um tempo muito grande e não tinha como o cliente realmente saber como o jardim ficaria realmente, então tinha que explicar verbalmente para que ele tentasse imaginar e era desgastante.

Agora, com o PhotoLANDSCAPE, meu trabalho ficou mais ágil, mais apresentável e muito melhor para o cliente entender, se apaixonar e fechar o contrato sem hesitar.

Aue Paisagismo:Fale um pouco sobre o projeto que você concorreu no VI Concurso de Fotomontagem.

Cláudia Moscardini:O projeto foi para um restaurante, onde iria ter um lounge na área externa para que os clientes pudessem sentar e beber, conversar. Foi pensado para ser um ambiente aconchegante.

Projeto do restaurante enviado ao VI Concurso de Fotomontagem

Projeto do restaurante enviado ao VI Concurso de Fotomontagem. Fonte: Cláudia Moscardini




Saiba mais sobre o Projeto Lagoinha.

Paisagista Cláudia Cândido Moscardini
Instagram: @devotopaisagismo
Facebook: Devoto Paisagismo
Contato: (21) 9.8929-2024


Veja também:
Anegrid dos Santos: A vencedora do VI Concurso de Fotomontagem
Marcelo Nascimento e sua paixão por orquídeas
Pamela Valdés e seu paisagismo sustentável


Compartilhar:


Anterior Próximo

eBook: Planta baixa técnica x Planta humanizada em paisagismo

Comente esta matéria:
Nome:
E-mail:
8 + 4 = ?
Digite o seu comentário sobre a matéria:
Qual a sua avaliação sobre esta matéria ?



---
Entrevista
O Paisagismo Vertical de Cláudia Cândido Moscardini
O Paisagismo Vertical de Cláudia Cândido Moscardini

A paisagista fala um pouco sobre sua trajetória e dá dicas de como elaborar um jardim vertical.

Lançamentos
Aberta a votação popular para o 3° Concurso do VisualPLAN
Aberta a votação popular para o 3° Concurso do VisualPLAN

Foi dado o início da primeira etapa de avaliação dos projetos participantes do 3° Concurso Internacional de Paisagismo em 3D e Planta Baixa Humanizada

Botânica
A causa da sua alergia pode estar no seu jardim
A causa da sua alergia pode estar no seu jardim

Detalhes na paisagem que podem iluminar seu jardim mas trazem reações alérgicas. Saiba mais e conheça algumas espécies que trazem o pólen alergisante.

AuE Network
Coleção postes para download
Coleção postes para download

Veja a primeira parte de itens da coleção de postes da marca Eterna Iluminação que estamos publicando para uso nos programas AuE LandOFFICE

Mapas - Árvores simétricas - 5
Mapas - Árvores simétricas - 5

Veja a coleção de mapas de árvores para melhorar a apresentação do PhotoLANDSCAPE e do VisualPLAN

Dicas Técnicas
AutoLANDSCAPE: Excluindo forrações corretamente
AutoLANDSCAPE: Excluindo forrações corretamente

Na dica técnica de AutoLANDSCAPE deste mês vamos mostrar como excluir corretamente as informações de forrações em seu projeto.

CalcLANDSCAPE: Alterando Unidade Monetária para realizar orçamentos
CalcLANDSCAPE: Alterando Unidade Monetária para realizar orçamentos

Na dica técnica deste mês vamos mostrar como alterar a unidade monetária para adequar a moeda em seu orçamento.

LandManager: Configurando cronograma de tarefas
LandManager: Configurando cronograma de tarefas

Na dica técnica de LandManager deste mês saiba como organizar seu cronograma de tarefas através de sumário e marco de conclusão.

PhotoLANDSCAPE: Inserindo água em piscinas e lagos
PhotoLANDSCAPE: Inserindo água em piscinas e lagos

Na dica técnica de PhotoLANDSCAPE deste mês saiba como inserir água em piscinas no projeto de paisagismo.

VisualPLAN: Objetos Flutuantes
VisualPLAN: Objetos Flutuantes

Na dica técnica de VisualPLAN deste mês saiba como modificar objetos que ficam flutuando em seu projeto.

Novidades
2° Congresso Internacional Vertigarden: Infraestrutura Verde Urbana
2° Congresso Internacional Vertigarden: Infraestrutura Verde Urbana

Em formato totalmente digital e gratuito o evento abordará temas relacionados a jardins verticais, urban farms, tratamento de água, entre outros.

Ebook Verde Urbano: Conhecendo a biodiversidade das cidades
Ebook Verde Urbano: Conhecendo a biodiversidade das cidades

O livro faz parte da série “Eu, o meio ambiente e você” e traz informações sobre questões ambientais para criar cidades mais verdes.

Garden Design: Visite a 3° Mostra de Paisagismo Indoor em São Paulo
Garden Design: Visite a 3° Mostra de Paisagismo Indoor em São Paulo

O D&D Shopping entra no circuito da "10° DW - Semana de Design de São Paulo" com espaços que mostram as principais tendências do paisagismo.

Notícias
Especial Inspirações Paisagísticas: Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi
Especial Inspirações Paisagísticas: Al Fay Park - A natureza em meio à megacidade de Abu Dhabi

Al Fay Park é um excelente exemplo de como maximizar a ação climática, aumentar a qualidade de vida e melhorar a biodiversidade de uma cidade inteira.

Paisagismo Indoor: 7 plantas para se cultivar em ambientes com pouco sol
Paisagismo Indoor: 7 plantas para se cultivar em ambientes com pouco sol

Aquele cantinho sem iluminação da sua casa também pode ser decorado com algumas plantas. Conheça as mais indicadas e os cuidados com cada uma delas.

Plantas Carnívoras: Como cultivar essas espécies exóticas em casa
Plantas Carnívoras: Como cultivar essas espécies exóticas em casa

Conheça um pouco sobre as características das plantas e como cuidar das espécies brasileiras mais conhecidas.

Arquivo
Edição Anterior

Revista AuE Paisagismo Ano 18 No 208 / Setembro de 2021

Conteúdo completo

Lista com todas as Edições da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10

Matérias mais comentadas da revista

Projetos
Projeto Lagoinha
Projeto Lagoinha

Cláudia Cândido Moscardini

Lista de Projetos

Lista com Todos os Projetos da Revista Paisagismo Digit@l

Top 10 de Projetos

Lista com 10 projetos mais comentados

Agenda
Conversar no Whatsapp +55(32)3217-1501

X

AuE Paisagismo


Que tal se manter sempre informado das novidades do mundo do paisagismo? Informe seus dados para mantermos contato!




Revista no seu E-mail

*
*
*