ONU envia pesquisadora brasileira para missão no Quênia
Autor: Regina Motta - Data: 17/09/2016
A Prof. Dra Regina Célia de Oliveira, da UNB, especialista em gramíneas, foi convidada pela ONU para uma missão no Quênia, com o objetivo de pesquisar as gramíneas do gênero Braquiária de lá que, apesar de serem várias, nem todas são utilizadas para a criação de gado que é a base da alimentação do povo.
Também não fazem manejo do gado, de forma que as pastagens são exauridas.
O objetivo maior foi orientar os pesquisadores do País, que têm um Órgão específico para este estudo, como a nossa Embrapa, o KALRO, Kenya Agricultural & Livestock Research Organization.
Dentro desta estrutura há o BEEF INSTITUTE (Beef Research Institute) que trabalha com gado de corte. O projeto, financiado pela FAO é gerido pelo IAEA, da Holanda.
As sementes das braquiárias são colhidas no Quênia e enviadas para a Holanda onde são modificadas atomicamente com radiação gama, para que se tornem mais fortes e produtivas, são devolvidas ao país de origem.
Aqui no Brasil e na Austrália usamos as braquiárias de origem africana, fazendo não só a rotação das pastagens, mas também os cuidados certos para que elas não se esgotem.
São elas que fazem o sucesso da criação de gado nestes países, enquanto que na África, que é a sua origem, a criação de gado é precária.
Durante o trabalho, ela teve a oportunidade de conhecer de perto a comunidade dos Masai, um povo especial do País, com hábitos e costumes ancestrais preservados.
A Dra. Regina Célia contou-nos do trabalho que é feito lá e da forma calorosa com que foi recebida neste país tão distante e desconhecido para nós.
Conheceu a Reserva dos Grandes Mamíferos que transitam à beira das estradas, perfeitamente integrados ao ambiente.
Desejamos que a orientação e o estudo que têm sido feitos lá, ajudem a melhorar a qualidade de vida deste belo país.
Braquiária do Quênia
Pesquisadores do Instituto
Departamento de Botânica da Universidade
Universidade de Nairobi
Com os Masai
Acendendo fogo com paus
Veja também:
* AuE Software e o Lançamento do Livro "Guia de Gramíneas do Cerrado"
* Botânica para paisagistas: Afinal para que isto tudo ?
Anterior Próximo