Paisagismo na prática: Saiba como as parcerias podem te levar mais longe
Autor: Maria Cândida de Paula - Data: 13/11/2018
Por muito tempo as pessoas temiam parcerias, com um conceito errôneo de que ficar com todo bolo é melhor do que somente uma fatia.
Até o final do artigo vamos te mostrar que não é bem assim e que você pode sim ter sucesso com parcerias.
Na nossa vida, principalmente durante a graduação, somos educados para a concorrência.
Imersos em um pensamento retrógrado de individualismo e lucro a todo custo, pensando que quanto mais pessoas houver em um determinado serviço/projeto deixaremos de ganhar dinheiro.
Isso é somente um dos erros que podemos cometer, você encontra 3 grandes erros em outro artigo do arquitetos da paisagem.
Pare para pensar, quais são seus custos fixos? Quais os materiais que você precisa para trabalhar? Existe algo que posso conseguir com uma parceria? Posso trocar serviços? Existe algum empreendedor que precisa dos mesmos produtos do que eu para barganhar preços melhores, uma maior quantidade ou mais qualidade?
Todos esses são pontos que você pode agregar no seu serviço/produto por meio de uma parceria.
Mas não para por aí...
Existem duas coisas que queremos te falar agora que vão fazer toda a diferença para você! Rede de contatos e abordagem efetiva.
Ampliar sua rede de contatos vai ser fundamental na sua jornada para o sucesso, vamos te dizer como e o porquê logo abaixo:
Rede de contatos
Ampliar sua rede de contatos é uma parte extremamente importante na sua jornada como empreendedor. Mas como fazer isso?
Comece indo a feiras, mostras, eventos de paisagismo e conhecendo as pessoas que estão ali, muitas podem ser úteis!
Existem também grupos específicos para networking, como é o caso da CDL Jovem (Câmara de Dirigentes Lojistas), BNI e outros grupos de cada localidade.
Fazer parte desses grupos e interagir vai te ajudar muito, sua rede se abre para a chegada de novos clientes, conhecendo novos fornecedores para não ficar refém de apenas um e possivelmente parceiros que vão agregar no seu produto ou serviço.
Legal né? Já está atuando para expandir sua rede de contatos?
Abordagem efetiva
Por acaso, você já ouviu falar na abordagem efetiva? Vamos falar um pouco sobre ela agora!
Saras Sarasvhtv, uma indiana que estudou empreendedores norte-americanos viu que todos eles tinham algo em comum, quem eles eram, o que eles sabiam e quem eles conheciam. E chamou isso de abordagem efetiva!
Como estamos falando de parcerias, vamos abordar o terceiro ponto, "quem conheciam"!
Desde já podemos ver que relacionamento está intimamente ligado ao sucesso, esse estudo só vem para comprovar isso.
Precisamos conhecer pessoas pelo fato delas poderem nos deixarem mais perto dos objetivos.
Ampliar a rede de contatos como falamos acima é importante, mas no dia-a-dia aparecem oportunidades que precisamos aproveitar também! É preciso fazer com que as pessoas passem da ambiente normal, para sua zona de influência. Não que você vá influenciar e guiar a pessoa, mas no sentido de que você possa pedir um contato, tenha abertura para conversar e coisas do tipo...
Já conseguimos ter uma ideia do poder das parcerias, né? reduzir custos, agilizar os processos e aumentar a rede de relacionamento, aumentar a demanda. E por aí vai.
Aquele ditado nunca se fez tão verdadeiro, "Se quer ir rápido vá sozinho, se quer ir longe vá acompanhado."
Você deve estar se perguntando como isso acontece na paisagismo, né?
Às vezes parece uma realidade distante do nosso segmento. Mas não é!
Acontece da seguinte forma: Alguns profissionais da área, como profissionais da construção civil, viveiros, arquitetos, paisagista e etc, com aqueles pensamentos antigos citados acima, impostos à nós, não fazem parcerias.
Muitas vezes não com má intenção, pois são anos imersos em um sistema assim e acabamos replicando esse modelo inconscientemente.
Mas vou te mostrar o porquê todos devem fazer.
O paisagismo é uma área muito integrada e diversificada, querendo ou não, nós acabamos tendo afinidade e nos especializando em determinada parte.
Trazer profissionais que completam as suas habilidades e aos seus projetos é uma forma de agregar mais nos seus projetos e satisfazer seus clientes!
Vou dar um exemplo, você paisagista está com um projeto muito legal e está desenvolvendo e não tem tanta afinidade para fazer um lago ornamental. Você gostaria de deixar seu cliente muito satisfeito pois ele pode te trazer muitos outros projetos e está investindo dinheiro e confiança em você, você sabe que tem outro paisagista que sabe fazer muito bem esse tipo de lago e chama ele para compor o projeto nesse ponto e deixar seu projeto como um todo melhor.
Entende como isso funciona?
Encantar seus clientes é a melhor forma de ter sucesso e sustentabilidade do seu negócio ao longo do tempo.
Além de que como uma área integrada, arquitetos trazem projetos para paisagista, os paisagistas muitas vezes precisam de profissionais da construção civil, dos viveiros e de diversos outros.
O resumo da ópera é: Todos ganham.
O mercado está sempre oscilando, ter parcerias é uma forma de ganhar em diferentes frentes sem ter um esforço direto. Fazendo sua empresa ser sustentável e lucrativa.
E você, já tem alguma parceria ? Que tal começar a procurar parceiros amanhã mesmo?
Na nossas comunidades é um ótimo lugar para começar! (Meu Paisagismo)
Veja também
O Segredo da botânica
Entrevista: Projetos de iluminação para Paisagismo com Paulo Spina da LUXSIM
Paisagismo na prática: Como Crescer de forma sustentável
Fabíola Breda: Invista em você, o investimento mais seguro é aquele revertido em conhecimento.
Conheça mais do trabalho de Gustaaf Winters nesta entrevista exclusiva
Anterior Próximo